quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Só se perdem as que caem no chão"!...


Deslumbre

«Matheus Pereira resolveu desabafar no Twitter a sua frustração por não ter sido incluído na composição final da equipa, no jogo contra o Moreirense.

É inteiramente respeitável a decepção do jogador, e até pode ter acontecido - embora me custe a acreditar - que José Peseiro tenha cometido uma injustiça ao deixá-lo de fora. 

O que não se aceita, de forma alguma, é que um profissional do Sporting, jovem ou maduro, exteriorize desta forma pública a sua discordância relativamente às opções do treinador, porque é disso que se trata.

Este tipo de situações - já as houve no Sporting e noutros clubes - não tem que ver com a liberdade de expressão, é apenas e só uma questão de disciplina. 

As escolhas do treinador do Sporting têm, como é óbvio, de ser acatadas pelos jogadores e não podem dar lugar a estados de alma. Não conheço nenhum treinador que não dê oportunidades a quem se esforça nos treinos, para mais com o potencial que se reconhece a Matheus. 

Matheus possui inegável talento, mas isso, só por si, não chega para fazer dele um atleta com dimensão para jogar no Sporting.

Este episódio suscita duas reflexões. A primeira tem que ver com a política de cedências. O ano passado, no Desportivo de Chaves, onde jogou, era Matheus e mais dez. Foi endeusado e projectado aos píncaros. Talvez isso explique o amuo de vedeta que ainda não o é, mas em Trás-os-Montes claramente Matheus não amadureceu. A segunda tem que ver com o que ensinam aos jogadores na Academia, onde Matheus está desde os 14 anos; já com o que aconteceu no ano passado com o Rúben Semedo e com o Gelson senti algum déficit de formação profissional que Matheus veio, infelizmente, a confirmar.

A exposição pública de um jogador e a sua relação com as redes sociais são assuntos que devem fazer parte da aprendizagem e regulamentação do clube, fomentando a contenção, a reserva e o respeito pelo emblema.

Matheus é jovem e só espero que tenha quem o aconselhe bem. E que use a sua cabeça para outras coisas que não apenas penteados exóticos em dia de jogo. 

E, que fique claro, sou admirador das enormes qualidades de Matheus, desejo que ele singre e que dê aos sportinguistas muitas alegrias. Por isso lhe dedico este artigo.»
(Carlos Barbosa da Cruz, O Canto do Morais, in Record)


E já me ensinava a minha avó: "na hora certa e do modo que estiver mais à mão...

Só se perdem as que caem no chão"!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário