domingo, 12 de agosto de 2018

As desculpas não se pedem, evitam-se!...


Pedido de desculpas a Frederico Varandas

«Conheço (mal) Frederico Varandas. O contacto mais prolongado que tive com ele foi o tempo de um café antes de uma entrevista que deu ao Record logo depois de ter anunciado a candidatura à presidência do Sporting. Não tenho, pois, nenhuma cumplicidade com Frederico Varandas, assim como nada me move contra ele.

Feito este ponto prévio, devo em nome do Record um pedido de desculpas a Frederico Varandas. Ontem, o jornal confiou numa informação transmitida por um correspondente que atribuía determinadas afirmações ao candidato, designadamente que Rui Patrício não teria sido um bom capitão, pois a quem exerce esta função exige-se mais do que apenas escolher o campo ou a bola. Esta notícia esteve no site do Record durante três horas.

Ora Frederico Varandas não citou o nome de Rui Patrício, afirmando apenas que o Sporting tem de "formar melhores capitães", referindo, de facto, que estes não servem apenas para escolher o campo ou a bola. Foram, aliás, estas as palavras que publicámos na edição de domingo do jornal.

Num contexto eleitoral e no quadro da realidade digital em que vivemos, tais declarações de Frederico Varandas envolvendo Rui Patrício ‘incendiaram’ a campanha eleitoral do Sporting e obviamente terão tido um impacto negativo momentâneo na candidatura.

O Record corrigiu a notícia quando foi alertado para o erro e tem obviamente a obrigação de assumir a responsabilidade e ilibar Frederico Varandas de uma extrapolação que foi feita pelo correspondente do Record sem que o candidato tivesse referido qualquer nome.

Mais do que isso, devo, como director do Record e em nome do jornal, um pedido formal de desculpas ao candidato Frederico Varandas.

A ele e a todos os candidatos, assim como aos sportinguistas, o Record garante que tem feito e continuará a fazer uma cobertura ampla e equilibrada e sobretudo com o distanciamento, a equidade e a independência que lhe compete. Queremos continuar a merecer dos candidatos e dos leitores o reconhecimento pelo nosso trabalho, sabendo que cometemos um erro que também muito nos penaliza.»
(António Magalhães, director do jornal Record)

Imperdoável! Obviamente que "UMA MENTIRA DE TAL DIMENSÃO" terá tido um tremendo "impacto negativo" na campanha de Frederico Varandas, que nenhum pedido de desculpas alguma vez apagará!...

Este infeliz acontecimento vem provar à evidência o "regabofe" instalado na redacção do jornal Record, para o qual há muito tempo vimos chamando a atenção e cujo culpado maior terá de ser, inevitavelmente, António Magalhães, o responsável máximo e último por todos os atentados ao jornalismo perpetrados sistematicamente pelo jornal que dirige, muito especialmente nas edições online, capas, mas não só...

Como no caso particular dos surtos de "legionella", a prática e a ciência há muito que definiram como causa maior, as sistemáticas falhas de manutenção dos filtros das torres de refrigeração das instalações que estarão na sua origem. No jornal Record, para além da cruel evidência de a "manutenção" parecer ter sido entregue a uma "empresa de cor sobejamente conhecida", não faltarão indicadores seguros que apontam para a completa inexistência dos filtros que um jornalismo eticamente intocável e honradamente seguidor das tradições do jornal, deveria impôr e exigir!...

As desculpas não se pedem, evitam-se!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. O rascor on fire:

    Moreirense-Sporting, 3-1
    (Heriberto Tavares 6'; Bruno Fernandes 16' e Bas Dost 73' pen. e 90'+2)

    Marítimo-Santa Clara, 1-0
    (Rodrigo Pinho 90'+7 pen.)

    (Copy/Paste parcial dos resultados desta tarde da Liga NOS)

    ResponderEliminar
  2. Este pedido de desculpa vem tardio,é certo,mas ainda a tempo....e os milhentos pedidos de desculpa que nos devem do tempo de Bruno de Carvalho?e os milhentos de disse que disse que punham constantemente em polvorosa o Sporting, e numca tiveram pedidos de desculpa?SL

    ResponderEliminar