quinta-feira, 10 de abril de 2014

Wallyson Mallmann, fazer mais com menos !...



Chegou à Europa com apenas 17 anos, este médio criativo brasileiro de origem alemã, de seu nome Wallyson Mallmann que, à semelhança de milhares e milhares de outros brasileiros, nunca esteve vinculado a nenhum clube no Brasil e treinava quase por favor numa equipa desconhecida em Mato Grosso.

Trazido por interesses ligados a fundos pouco conhecidos, esteve à experiência em alguns clubes suíços, entre os quais o Basileia e chegou a estar perto de assinar pela Fiorentina, mas o Manchester City antecipou-se e Wallyson rumou a Inglaterra, onde nem sequer chegou a ser inscrito, devido ao excesso de jogadores extra-comunitários.

Chegou à Academia Sporting no seu último ano de júnior, rubricando um contrato válido por uma época, e logo nessa última etapa dos escalões jovens começou a dar nas vistas, mas o seu processo de renovação foi complexo e demorado, sendo concluído apenas em cima da data do fecho das inscrições na última janela de mercado de Verão.

Wallyson foi então integrado na equipa secundária, com a SAD leonina a ficar com a opção de compra de 70% do seu passe, fixada em 350 mil Euros. E sendo um jogador sem escola, mas dotado de excelentes atributos técnicos, onde sobressaía um fabuloso pé esquerdo, a sua evolução na Academia, onde encontrou finalmente a escola que nunca encontrara, foi singularmente rápida, confirmando-se como um médio completo, capaz de fazer todos os lugares do meio-campo e impondo-se progressivamente como titular, primeiro nos juniores e já na presente época na equipa B.

O esquerdino brasileiro, terá sido o elemento da equipa B que mais impressionou ao longo da presente época e não surpreendeu a sua convocatória por Leonardo Jardim, para o jogo de Braga, face à ausência por castigo de Adrien Silva, um dos elementos da equipa principal de mais difícil alternativa. Não chegou a sair do banco, mas o mote para a decisão hoje anunciada por Bruno de Carvalho, estava lançado: o Sporting exerceu a opção de compra e o jogador deverá rubricar um contrato até 2019, sendo o 1º reforço para a época 2014/15. 

Com um horizonte previsivelmente mais exigente na próxima época, o Sporting começa a acautelar com tempo e sempre tendo em atenção que lhe estarão proibidas loucuras económicas, as limitações do seu plantel. O caso de Adrien Silva era muito provavelmente o que impunha imperiosa e urgente solução. Nem Vitor nem Magrão reunirão os atributos considerados necessários à campanha que se adivinha para a próxima temporada. Em Wallyson Mallmann parecem ter recaído as preferências da estrutura e à jovem promessa será dada a oportunidade de ganhar espaço na equipa principal, sendo de admitir que para além dos dois citados, outras dispensas serão equacionadas no plantel principal.

Começa cedo a recomposição e preparação do plantel para a próxima época. Sem gastar os milhões que já se anunciam por aí noutras paragens e sempre seguindo o lema, fazer mais com menos!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. A cada dia que passa, mais me impressiona a maneira como esta Direcção tem vindo a resolver os muitos problemas herdados uns e outros surgidos no seguimento da vida normal do Sporting...
    As sucessivas soluções encontradas, parecem dar-nos a todos garantia de que o Sporting finalmente está em boas mãos...

    Já todos nos apercebemos que uma grande parte dos passes dos jogadores de futebol estão altamente inflacionados, por percentagens pagas que vão desde os empresários até possivelmente à empregada doméstica dos mesmos...
    Toda a minha gente come "à manjedoura" e certamente, na maioria dos casos, serão os próprios jogadores aqueles que menos lucro terão... do seu jeito para a bola...
    O dinheiro "move" toda a casta de gente desonesta e engrossa-lhes as contas bancárias...
    É assim em todos ou na maior parte dos clubes...
    "Era" assim no Sporting com toda a certeza...digo era, porque estou convencido que neste momento já não é assim ...e só por isso é possível ir apresentando os resultados financeiros de que temos vindo a tomar conhecimento...

    Este menino que hoje o amigo Álamo nos apresenta, parece ser mais um na calha para o êxito...só é pena...termos apenas 70% do seu passe...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. "...Alexandre Pinto da Costa vende moradia de meio milhão Filho de Pinto da Costa faz negócio milionário..."

    Isto de ser empresário de jogadores (especialmente se ligado o fcp...) é cá um negócio...!

    Eu faço ideia a fortuna que não terá o bufas da costa...à conta desses "nogociozitos"...

    Por isso vendem tanto e bem e as contas do clube é o que se sabe...

    Não que eu esteja muito preocupado com isso...aliás, só o estou porque para "valorizar" muitas dessas vendas milionárias, outros clubes foram gravemente prejudicados...pelos diversos apitos...!


    SL

    ResponderEliminar