segunda-feira, 7 de abril de 2014

A voz que Jardim tem e Paulo Bento parece não perceber que também poderá ter!...




"... interessa perceber o porquê de Jardim depositar em Adrien uma inestimável confiança para liderar uma máquina jovem [...]

O exemplo perfeito chega mesmo da Mata Real: com o 2-0 no marcador favorável ao Sporting, o timoneiro do emblema de Alvalade deu a primeira de muitas indicações a Adrien: queria gestão, mas gestão com bola. Mensagem recebida e automaticamente passada pelo médio aos restantes companheiros. Só que o golo de Bebé não estava nas contas e, por momentos, os homens de Alvalade perderam a concentração tida até então. Novamente Adrien a recolocar os níveis de confiança na normalidade: pediu calma aos companheiros, pegou na batuta, e a verdade é que viria a fechar as contas.

Curiosamente, só quando se registava o 3-1 final e numa altura em que os castores até estavam com menos um elemento em campo, dada a expulsão de Filipe Anunciação, é que Jardim saltou do banco, pois não estava a gostar da forma como a equipa estava a abordar os últimos 15 minutos: gritou para Adrien, meteu as mãos na cabeça e este, num movimento quase repentino, olhou à sua volta e pediu aos colegas de sector, assim como à linha mais avançada, para pressionarem mais alto, para não deixarem os pacenses construir.[...]

Numa altura em que faltam apenas quatro jogos para a temporada do leão terminar, Adrien Silva tenta, a todo o custo, convencer Paulo Bento que tem lugar nos 23 convocados que irão representar Portugal no Mundial do Brasil. Sem qualquer aparição pela principal categoria da formação das quinas, muitas são as vozes que “pedem” que o antigo treinador do Sporting o inclua nas suas opções.
(Bruno Fernandes, A voz de Jardim... in Record)


O líder de uma equipa, dentro das quatro linhas do relvado, nem sempre ostenta no braço a braçadeira de capitão, mas é a voz do treinador, que todos respeitam e seguem sem pestanejar. Adrien Silva é a voz de Leonardo Jardim em campo.

Na selecção nacional, há longo tempo que se nota a ausência de um líder. Desde que Paulo Sousa, Luís Figo e Rui Costa abandonaram a actividade, que a equipa de todos nós ficou sem líder em campo. Hoje Cristiano Ronaldo, transporta a braçadeira no braço, é o melhor jogador do mundo, mas não é o líder que a selecção há muito necessita. E Paulo Bento parece demorar a perceber que não tem em campo a sua voz. E que desse facto têm resultado sucessivos inêxitos para as cores nacionais, com "play offs" sucessivos e a máquina de calcular permanentemente nas mãos. Porque, quando tal se torna necessário, não há em campo a voz da revolta, a voz da razão que se sobreponha aos egos de vedeta que infelizmente por lá se vão amontoando. 

Agora que Adrien Silva atingiu os patamares mais elevados da maturidade e da excelência técnico-táctica, Paulo Bento parece não se aperceber que o jovem leão, será o único jogador em Portugal que reúne todos os requisitos para, além de oferecer à selecção todo o seu indiscutível talento, ser a sua própria voz dentro das quatro linhas, como Leonardo Jardim há muito terá concluído.

Continuo a acreditar na inteligência de Paulo Bento e que já terá em definitvo concluído, que desta vez, não poderá prescindir de Adrien Silva!..

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Não sei não meu amigo...

    Um teimoso será sempre um teimoso...se para além disso o teimoso se chamar Paulo Bento...

    Nem sei que pense...nem sei que diga...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Vai ser difícil "aguentar a cegueira" por muito mais tempo, meu amigo Max. Paulo Bento começa a ficar demasiado isolado, para conseguir negar as evidências...

    Mas desde que vi um porco a andar de bicicleta, terei de concordar com o amigo...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Se o valor do Adrien passa por ser a voz do treinador dentro de campo.
    Se o Bentinho não se dá com o Adrien (seja lá porque motivo for)
    Infelizmente o Adrien não tem lugar na selecção do Bentinho. Não é útil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os desejos de muita gente fossem música, o "Rock in Rio" era todos os dias!...

      Eliminar
  4. Álamo

    Tu desculpa mas não tens qualquer razão.

    Havendo Rubens (Micael e Amorim), Jesués, Andrés (Almeida e Gomes), o que ia lá fazer o Adrien?

    E se estes não chegassem ainda havia um Cavaleiro, que é tão bom, que se fosse preciso até a central jogaria.

    Para quê o Adrien? Deixa-o estar sossegadinho a descansar para na próxima época fazer uma época ainda melhor que esta, para ajudar o Sporting.

    ResponderEliminar