sexta-feira, 11 de abril de 2014

O projecto da nova temporada: a palavra à estrutura leonina...



Tendo em consideração o anunciado propósito de Leonardo Jardim de chamar para o plantel principal da próxima época, João Mário, Ricardo Esgaio, Wallyson Mallmann e previsivelmente Ruben Semedo e incluindo-os no lote de 22 que actualmente dele fazem parte, teremos os 26 que o quadro acima nos mostra e que me parecerão constituír em número, uma base aproximada do plantel principal, de forma a enfrentar com segurança as responsabilidades que teremos pela frente, que poderá eventualmente vir a fixar-se num mínimo de 23/24 jogadores.

A meu ver, esta será a base da partida para a construção do futuro plantel com que o Sporting Clube de Portugal pretenderá enfrentar as responsabilidades acrescidas que se adivinham, tanto com a participação quase certa na fase de grupos da Champions League, quanto pela determinante criada pelo objectivo já fixado pelo Presidente, de se assumir como candidato ao título nacional da próxima época. 

A esta condição, real e dificilmente questionável, haverá que juntar a predisposição também já anunciada por Bruno de Carvalho de proceder apenas a alterações cirúrgicas decorrentes, tanto de qualquer cláusula de rescisão batida por outros clubes nacionais ou estrangeiros, quanto do quadro estabelecido por Leonardo Jardim em tudo o que a dispensas diga respeito, assim como às necessidades que possam resultar dos objectivos fixados.

Será de todo em todo admissível que, face às prestações evidenciadas ao longo da presente temporada, alguns jogadores possam vir a abandonar o projecto. Com o devido respeito que todos naturalmente me merecem, colocaria nessa situação, Welder, Piris, Vitor e Magrão, não sendo de excluir a possibilidade de a estes se poder vir a juntar também Capel, por razões de mercado e de um binómio custo salarial/rendimento desportivo, a ter sempre em conta num clube com gestão equilibrada e rigorosa, sendo que os valores afectivos, necessariamente importantes, nunca poderão deixar de ser ponderados.

Penso que este diagnóstico há muito estará feito e não andará muito distante das intervenções cirúrgicas a que o Presidente se tem referido, que poderão vir a traduzir-se nas contratações de um lateral esquerdo e um ala/avançado, preferencialmente esquerdino, podendo ser sempre de ponderar a eventualidade de o mercado proporcionar uma boa oportunidade para um central de créditos firmados, compatível com o tecto salarial estabelecido no Clube, poder vir a representar um acréscimo de qualidade que não deverá ser desperdiçado.

A palavra, necessariamente, caberá à estrutura leonina, que tão boa conta deu ao longo da presente temporada, garantia da tranquilidade e confiança dos adeptos.

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Caro Álamo,

    Parece-me que temos também de juntar João Mário a estas contas.

    Concordo também com as saídas enumeradas e juntaria o Capel e o Wilson Eduardo.

    Shikabala colocaria a extremo, juntamente com Mané, Carrillo e Heldon. Há alguns jogadores na equipa B que podem ocupar estas posições (Esgaio, Iuri, Drame, Chaby ou mesmo Ponde), mas arriscaria na contratação de Sebá. Uma espécie de mini Hulk, que pode também jogar a avançado centro.

    No meio campo, com William. Adrien, André Martins, João Mário e Wallyson. Falta um n.º 10. Evandro, enquanto aposta para o 11 titular na próxima temporada. Tiago Silva do Belenenses como aposta a 2/3 anos.

    Para lateral esquerdo, não estou a ver ninguém no nosso campeonato com valor suficiente para ser suplente do Jefferson. Talvez o Marçal do Nacional.

    Gostaria de ver Filipe Augusto, mas Wallyson é capaz de cumprir as mesmas funções. Ali Ghazal como alternativa a William num esquema de um único pivot defensivo (não estou certo, pela evolução de William que vá suceder) seria uma boa opção.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imperdoável, caro João! Esqueci-me completamente de João Mário. Sendo assim, o médio centro que citei como necessidade, deixará de fazer sentido. Mais poupança para o Sporting. Porque continuo a acreditar que Shikabala será o nosso 10. Há que lhe dar tempo. Sobre o lateral esquerdo, penso que o que temos por cá, não terá qualidade suficiente e será sempre caro. Confio na estrutura, mas por mim, Bebé já era jogador do Sporting, antes que as "bruxas" de Braga ou das Antas o levassem. Haverá ainda o difícil, confuso, complexo caso de Fokobo, que seria quanto a mim a reserva natural de William. Ouvi dizer que a sua empresária tem negociações marcadas com Bruno de Carvalho. Poderá acontecer que possamos celebrar mais uma vitória negocial.

      SL

      Eliminar
    2. Correspondendo à preciosa ajuda do amigo João, já procedi às alterações correspondentes, face à minha imperdoável falha. Obrigado.

      SL

      Eliminar
    3. De nada, caro Álamo.

      Ouso comentar as suas considerações, concordando e discordando parcialmente delas. Aqui vai:

      1) Tenho dúvidas quanto ao Shikabala a n.º 10. O que vi dele (no YouTube) é um jogador que no esquema ofensivo do renderá mais a jogar a extremo com grande capacidade de ocupar espaços centrais.
      Por outro lado, não sendo um jogador "educado", em princípio, terá algumas dificuldades em cumprir do ponto de vista tático e defensivo como Leonardo Jardim exige ao jogador que ocupa essa posição.

      Para fechar o tema do n.º 10, gostaria imenso de ter Evandro no Sporting, mas também reconheço que o brasileiro possa não se encaixar integralmente no papel que tem sido exigido ao André Martins.

      Evandro gosta de procurar e dar apoios, descer no terreno e procurar a bola. Basicamente gosta de assumir o jogo ofensivo da sua equipa. O n.º 10 de Jardim esta temporada não tem tido esse papel. Tem sido um jogador importante a procurar lances nas costas dos defesas ou nas laterais, a dar soluções de 1/2 toques para os médios e extremos aparecerem em situações de remate frontal e a pressionar alto. Mas raramente tem sido a unidade que assume o papel de organizador/construtor de jogo.

      Sob pena de não suceder a Evandro o mesmo que sucedeu a Vitor (um jogador onde também vejo imensa qualidade técnica para momentos de construção e organização de jogo), a sua contratação poderia apenas fazer sentido num cenário em que o modelo de jogo se alterasse para um futebol em que o n.º 10 assume maior relevância na organização/construção de jogo, as quais estão, neste momento, bem entregues aos nossos craques William e Adrien.

      2) O Fokobo é um jogador interessante que poderia constituir uma alternativa ao William. Em termos defensivos, é um jogador que até dá maior agressividade (não é sinónimo de defender melhor), mas em termos ofensivos acho que ainda está aquém do exigível. Zezinho, por exemplo, cumpre melhor este papel, na medida que tem maior capacidade técnica. Em todo o caso, esperemos que a notícia que nos trouxe se confirme e que possamos celebrar a negociação de um contrato com mais um diamante em bruto.

      3) Bebé, em princípio é um jogador caro para os nossos bolsos. Acredito que receba um bom ordenado em Inglaterra. Por isso, além de ser mais barato e mais novo 2 anos que o Bebé, acho que o Sebá tem mais potencial. No entanto, são duas hipóteses a considerar, até porque são competentes tanto a jogar nas alas como no centro do ataque.

      Por fim, Saudações Leoninas e que no final desta jornada já tenhamos a Liga dos Campeões assegurada.

      Um abraço

      Eliminar
  2. A clausula do Piris para ficar é de 3Milhões...

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte a jogarem na Champions apenas com Montero e Slimani...

    É que o desgaste desta época é incomparável com o que vão ter na próxima época. E se numa época com tão poucos jogos o Montero perdeu fulgor, imagine-se numa época com Europa.

    Abraço.

    ResponderEliminar