quarta-feira, 9 de abril de 2014

Apenas uma questão de tempo !!!...


Não vem publicado no jornal do Sporting! As contas incríveis das operações levadas a cabo no primeiro ano do mandato da nova equipa dirigente do Sporting Clube de Portugal, são convincentes e avassaladoras, para se perceber o que era e o que representa o novo rumo para o Clube, em boa hora suscitado por esse redentor movimento lançado por André Patrão e Miguel Paim, são hoje publicadas no insuspeito jornal Record.

Em excelente artigo de António Adão Farias e João Lopes, que aqui deixo para memória futura, é revelado o fantástico milagre económico levado a cabo pelos "homens sem sono" que a grande nação leonina colocou à frente dos seus destinos:

Milhões em caixa para atacar o título

"Com a transferência de Elias para o Corinthians, Bruno de Carvalho deu por terminado um dos dossiês que maiores dores de cabeça lhe deram desde que assumiu a direcção do Sporting, há pouco mais de um ano.

O presidente resolveu este caso e quem ganhou foram os cofres da SAD. Contas feitas, a direcção de Bruno de Carvalho registou 26,55 milhões de euros em transferências de jogadores: Arias (0,675 milhões), Bruma (13), Elias (4), Gelson (0,5), Ilori (7,5), Schaars (0,842). A este montante acrescem 20,2 milhões em poupanças estimadas entre ordenados e contratos de exploração de imagem só com Elias (8), Jeffren (7,2), Labyad (4,5) e Rinaudo (0,5).

Os ganhos da gestão de Bruno de Carvalho neste capítulo estão, portanto, na ordem dos 46,75 milhões de euros, entre o dinheiro que entrou nos cofres da SAD (vendas) e aquele que deixou de sair (salários e afins). Tendo em conta que os leões comunicaram gastos de apenas 6,31 milhões em compras de jogadores, conclui-se que o saldo se fixa nuns positivos 40,44 milhões de euros.

Ou seja, só esta verba chega e sobra para cobrir o orçamento de 25 milhões, recentemente anunciado por Bruno de Carvalho para a próxima temporada. Aliás, o montante quase dobra o valor imposto pelo presidente. E se forem acrescentados os 8,6 milhões referentes à entrada na Champions e os 15 milhões correspondentes a direitos televisivos, constata-se que o futebol leonino tem a próxima época mais do que paga.

Em Alvalade, há agora milhões para atacar o título, objectivo anunciado por Bruno de Carvalho, presidente que elevou recentemente a fasquia a pensar em 2014/15. Esta verba não será, naturalmente, gasta na sua totalidade com a equipa de futebol, até porque há deveres a cumprir para lá das quatro linhas. Ajudará, contudo, a conseguir outros objectivos como reforçar a equipa de Leonardo Jardim com maior qualidade e, claro, ajudar Bruno de Carvalho no objectivo de recuperar percentagens de passes de vários activos do clube, como, por exemplo, William Carvalho, cujo passe é detido por Sporting (60%) e Sporting Fund (40%).

Rescisões tiveram custos reduzidos

Bruno de Carvalho rescindiu contrato com vários jogadores leoninos, entre o final da última época e o início desta, mas os custos da operação foram reduzidos, tendo em conta os ganhos em vendas e poupanças de salários. Contas feitas, a SAD gastou 1,203 milhões de euros em indemnizações na sequência das desvinculações de André Santos, Boulahrouz, Juary, Onyewu e Pranjic.

Há mais dinheiro bem encaminhado

A soma das vendas pode subir, já que houve negociações feitas com base em cláusulas que devem permitir encaixes superiores aos anunciados. Esse é o caso de Bruma, negociado com o Galatasaray por 10 milhões de euros, tendo sido estipulado que os turcos teriam de pagar mais 3 milhões em caso de apuramento para a Champions. Ora, o “Gala” continua nessa luta...".

E a gente vai continuar! Difícil foi encontrar este novo rumo e a grande nação leonina foi capaz de o fazer. Agora, apenas será uma questão de tempo !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Deixa lá ver se eu percebi. Como poupanças contam as vendas e o que não se paga em salários. Como despesas só contam as compras. Os salários já não? Trabalha-se de graça, é? Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caro Fagundes, já deveria ter a obrigação de perceber a diferença que existe entre o tema central do artigo abordado pelos jornalistas e o orçamento aprovado para o ano corrente, que foi feito sem ter em consideração estas poupanças e vendas EXTRAORDINÁRIAS, sendo que os salários de que fala, já constam desse mesmo orçamento. Deverá portanto o caro fazer um pequeno esforço, para não cometer o erro de misturar alhos com bogalhos. É que o escárnio e mal dizer, suportado pela ignorância, resulta sempre no ridículo que enforma o seu comentário...

      Eliminar
  2. A parte dos 3 milhões extra do Gala é mesmo assim? Se for, óptimo, sou do Gala desde pequenino :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caro M. terá de reconhecer que, quando foi comunicada pela Sporting SAD à CMVM, a operação de venda dos direitos desportivos de Bruma, esses 3 milhões eram referidos numa cláusula especial acordada e assinada por ambas as partes. Como os próprios jornalistas reconhecem, em caso de apuramento do Gala para a Champions, terão de efectuar o pagamento ao Sporting desse valor. Tudo o que para além dessa disposição, o caro entender por bem especular, como ser adepto do Gala desde pequenino já será problema seu e que me ultrapassa por completo...

      Eliminar
  3. Ó Fagundes, nem sei se estará ou não muito interessado em saber, ou se comentou "apenas para chatear" os sportinguistas...

    Então não entendeu que o resultado apresentado está "fora" do orçamento...?

    Os ordenados já estão orçamentados...o que se conseguiu em vendas e poupanças..."está para lá" do que já se tinha como certo em despesas (e só se esperavam prejuízos e dos grandes...) e é claro, receitas que também fazem parte de um orçamento...

    E "sim talvez "... o amor ao Sporting é tal...que até se trabalha de graça...
    Eu por mim...nunca recebi nada...a não ser alegrias, já que as tristezas..."mando-as" para o quintal do vizinho...!

    Sporting Sempre...

    SL
    "

    ResponderEliminar