sexta-feira, 25 de abril de 2014

A reestruturação do Sporting europeu




"... Ainda assim, a ideia segundo a qual o Sporting esta época se fez à custa de milagres no recrutamento não corresponde à realidade. Maurício, Montero e Slimani foram grandes achados (bons e baratos) e Jefferson uma confirmação, para contrabalançar com falhanços como Gerson Magrão, Piris ou Welder (ainda que com a vantagem de também estes terem chegado ao preço da chuva). No entanto, muito da força da equipa se deveu à recuperação de jogadores da casa, como William Carvalho, à subida de rendimento de outros que já lá estavam, como Adrien, André Martins, Cédric ou Rojo, e à eclosão do talento puro de Carlos Mané. Factores com uma enorme responsabilidade de Leonardo Jardim, que os fez crescer a todos, pelo que o primeiro passo para a construção de um Sporting europeu terá sempre de passar pela continuidade do treinador.

Depois, com essa base garantida, a capacidade do Sporting de 2014/15 dependerá sempre da manutenção da política desportiva agora iniciada (base da formação, com reforços capazes de fazer a diferença) e da sua afinação. Dependerá, primeiro, de se saber quais das estrelas desta época saem. Rui Patrício ou William, por exemplo, parecem bastante mais difíceis de substituir do que Rojo, Adrien ou qualquer dos extremos do plantel. Dependerá, depois, da escolha dos jogadores a fazer regressar a casa: além de João Mário e Viola, poucos ou nenhum parecem estar já à altura do desafio. Dependerá, em seguida, da decisão acerca dos elementos da equipa B a fazer subir ao grupo principal (Wallyson? Iuri? Dramé?) ou a emprestar, numa época em que as opções terão de ser sempre mais do que as 15 ou 16 que efectivamente estão à disposição de Jardim na temporada em curso.

Neste contexto, já se percebe que, além de colmatar eventuais saídas, o Sporting terá de contratar três ou quatro reforços verdadeiros, daqueles que chegam e discutem de caras um lugar no onze. Um central, um lateral multiusos, um médio de classe e abrangência e mais um ponta-de-lança. Tem a palavra a carteira.
(António Tadeia, Conversas de bancada, Record)


Uma análise interessante e com a qual grande maioria de sportinguistas concordará. A meu ver, pecará apenas na abrangência da conclusão, sem a condicionar a eventuais saídas.

O reconhecimento do falhanço das contratações de Gerson Magrão, Ivan Piris e Welder, a que acrescentarei Vitor Silva, parecendo-me óbvio, afigura-se-me absolutamente passível de ser resolvido com o recurso às promoções de João Mário, Ricardo Esgaio e Wallyson.

A contratação de um central e de um ponta de lança, só a entenderei como obrigatória, face a eventuais saídas de atletas que hoje fazem parte do plantel, nas referidas posições. Assim como a referência a um lateral multiusos, a meu ver, deveria reduzir-se à lateral esquerda, perante a propalada e já citada chamada ao plantel principal, de Ricardo Esgaio, que resolverá, do meu ponto de vista, com maior qualidade, as carências reveladas nesse flanco.

Onde a convergência entre a análise de AT e a minha opinião pessoal será absoluta, verificar-se-à na imperiosa e incontornável necessidade da contratação de "um médio de classe e abrangência", que o Sporting parece não ter, quer no plantel actual, quer da resultante dos regressos de alguns emprestados ou de eventuais promoções da equipa B. Shikabala continua a representar uma incógnita demasiado difícil de esclarecer, e as responsabilidades e dificuldades da próxima época não deverão ser enfrentadas com base em pressupostos falíveis.

Bruno de Carvalho, Augusto Inácio e Leonardo Jardim, tendo em conta a a saúde financeira e disponibilidade do Clube, não terão tarefa fácil, face à dureza dos números que o mercado apresenta. Mas há um ano, com as água bem mais turvas, todos pudemos apreciar o que de bom foi feito. Pelo que não será necessário fazer um grande esforço para acreditar que será possível conseguir o cumprimento do lema instituído: "fazer mais como menos" !...

Leoninamente,
Até à próxima



2 comentários:

  1. Amigo Álamo,também acho interessante a análise do "António Tadeia" mas vamos ter fé e esperança de que a estrutura leonina. saberá melhor do que ninguém construir uma equipa à altura das competições europeias...

    Abraço Leonino

    ResponderEliminar
  2. O melhor reforço para o meio campo do Sporting seria Saleh Gomaa egipcio do nacional, do qual não possuem o passe, está emprestado por um clube egipcio. jogador fantastico
    Pedro MSF

    ResponderEliminar