domingo, 20 de abril de 2014

Ainda não teremos descoberto tudo em Leonardo Jardim!...



E como era previsível, quase concluída a antepenúltima jornada da I Liga, quase tudo estará decidido! A mulher de César, por cujas virtudes nem os próprios maridos colocarão as mãos no lume, terá a aparência de séria e isso há muitas décadas que sabemos ser suficiente no futebol português.

Hoje, ao contrário do que muitos por aí apregoarão, não terá sido dia de ressurreição de ninguém, nem de coisa nenhuma. Foi, isso sim, dia de rendição. O país está rendido! Toda a comunicação social está rendida e até sportinguistas eu já vi por aí, rendidos aos méritos da mulher de César, "parabenizando-lhe" a postura e o feito.

Por mim, casmurro e teimoso como qualquer leão que se preze, só ganharei coragem para assumir essa postura de digno "fair play", se o acto alguma vez se vier a repetir, oxalá que não, mas sempre e só depois de ver desaparecer da face do futebol português, todos os "calabotes", "vitores das pêras", Tis Herculanos e Maneis da Serra e outros anónimos que lhes subscrevem as acções,  que por cá ainda o vão conspurcando e sem a intervenção dos quais jamais a mulher de César pareceria séria, sequer.

Cá vou, dignamente, nas minhas modestas tamanquinhas, sentar-me a um canto e esperar, pacientemente, que a "crise da celebração" caia de podre, como acontece a tudo o que é efémero e construído sobre a areia da mentira. Mas não tenho dúvidas daquilo que serão as próximas duas semanas de celebração comunicacional. Somos o país que somos e muito provavelmente não mereceremos mais! No futebol e noutras áreas bem mais importantes!...

Sem que alguma vez venha discutir em público os erros e defeitos que teremos cometido e permitido dentro de nossa casa, pensarei neles, com pragmatismo e o desejo profundo de que venham a ser corrigidas e menorizadas, dentro das estreitas balizas em que teremos de navegar, as nossas culpas e deficiências.

Passadas estas duas semanas, que adivinho repetitivas e saturantes para o admirável mundo leonino, imagino Leonardo Jardim, já liberto de todas as amarras e pressões e com os olhos postos no futuro próximo que o espera, a recolher dados para a próxima época, nas duas últimas jornadas. E confesso-vos a minha forte ansiedade. Porque muito provavelmente assistiremos nessas duas jornadas a um curioso e inusitado "play off", impensável tanto no arranque, quanto no decorrer da temporada, por razões de absoluto pragmatismo.

E quem sabe se não nos será dado o privilégio de assistirmos a uma boa série de surpresas?! Quem sabe se não nos estará ainda guardado um bom e agradável bocado?! Acho que ainda não teremos descoberto tudo o que Leonardo Jardim poderá vir a oferecer ao Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima

10 comentários:

  1. Tanta azia porque?Nao podemos festejar?Verdade desportiva era se uma equipa que claramente esta epoca foi espremida ate ao tutano fosse ela campea? O Sporting sera campeao quando for melhor que todos os outros e este ano nao foi.Foi melhor que todas menos uma e nao reconhecer isso nao e falta de fair play, e muita azia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "nonameslb", acho que nesta hora em que os benfiquistas festejam o seu 33º título, em vez de estar no Marquês a festejar e marimbando-se para a opinião de todos os não benfiquistas que se recusam a conceder mérito a um título que, na sua opinião, não foi conseguido apenas à custa do futebol exibido, vir a um canto de sportinguismo à espera de encontrar parabéns, será a mais incontornável prova da pedra que sente no sapato!...

      Eliminar
    2. Diria mesmo... "grão na asa..."

      Enquanto tudo fôr LIMPINHO LIMPINHO... Jamais terão qualquer tipo de benevolência...

      Grande jogo é quando a ambas as equipas são dadas as mesmas possibilidades... um 4-3 não faz, por si só, um grande jogo... Só se for para quem é levado ao colo...

      Azia...!!! É algo que qualquer sportinguista se lembrará... certamente...!!! Lembro-me muito bem... de um famoso jogo em Chaves... há muitos muito anos... Infelizmente a corja, na pessoa do seu primeiro interveniente, à época (vulgo Coroado), só se lembrou dela... uns meses mais tarde... já a azia lhe tinha passado... Mas a nós não....!!! Foi só mais um inicio de mais um campeonato ROUBADO da sua idoneidade...!!! Roubos de "capela".... como foram as taças... como foi o pontinho da mão de Ronny.... Como são permanentemente outras histórias como as de greves e recusas e histórias afins... em que o alvo é apenas e só o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL... e actualmente a pessoa do seu presidente... (aposto que o castigo das declarações que proferiu este ano vão ser avaliadas mesmo mesmo a tempo... do inicio da próxima época... 3 mesitos de supensão e fora do banco...)

      HIPÓCRITAS....!!! A diferença é que nós... SÓ queremos que não nos chateiem.... Deixem-nos apenas jogar de IGUAL PARA IGUAL.... no fim... se o adversário for melhor... pois que lhes sejam dadas as loas merecidas...!!! NÃO ESTE CIRCO QUE FOI MONTADO ESTE, como noutros, ANO... E para bom circo ser... não podem faltar os ................!!!! (preencher e enviar para a morada indicada - o prémio será uma viatura de alta cilindrada bla bla bla.... enquanto o povo se mantiver feliz e contente... o país escorrega e afunda-se...)

      SL

      Eliminar
    3. Caro Álamo, foi uma resposta à altura de um grande sportinguista essa que deu ao "nonameslb" de facto a forma como conseguiram o campeonato deve fazê-lo sentir uma enorme pedra no sapato, pois caso contrário não vinha sequer à procura do nosso blog, mas enfim...é deixá-los que lá se calarão, mas suspeito que esta euforia vai mto além de 2 semanas, no mínimo será até ao mundial, mas será bom para nós que ficamos sossegados para nos concentrar-mos nos nossos objectivos...

      Abraço Leonino

      Eliminar
  2. Caro Alamo gosto da sua perspectiva de ser so 2 semanas, pois eu penso que até começar o Mundial de futebol vamos andar a ouvi-los todos os dias e cheira-me que todos os dias nos telejornais,jornais revistas e afins vai haver uma reportagem especial sobre o Boifica mas deixa-los andar distraidos pois penso k assim nimguem vai dar conta daquilo que o sporting vai fazendo para reforçar o seu plantel e talvez para o ano tenham uma surpresa.

    S.L.

    Nelson Monteiro de Viseu

    ResponderEliminar
  3. Na época passada com 20 milhões de orçamento, 7º lugar não deu direito a competições europeias, e os clubes que foram à Europa tinham só os seguintes orçamentos: Paços de Ferreira 3 milhões, Estoril 3 milhões, Guimarães 3,4). No inicio de 2014, 1 só jogo de 6 em 6 dias. Os que foram campeões jogam de 3 em 3 dias e por enquanto continuam em TODAS as provas. Até poderão não ganhar mais nada. Mas é obra. Perde-se o campeonato, ou melhor não se ganha o campeonato por 7 pontos, apesar de o Sporting ser a equipa europeia que de mais penaltys beneficiou no respectivo campeonato. Um deles marcado poe infracção fora da área e outro para além de fora da área, fora do rectângulo de jogo. Continua ser obra. O pior cego é aquele que não quer ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, eu era capaz de jurar que tinham sido eliminados da champions logo na fase de grupos mas pelos vistos ainda estão em competição...

      Eliminar
    2. Tchiu, Anónimo, não faça filmes, ele navegam noutra onda.
      Curioso, esse passaroco lembra-se de 2 (dois) penaltis mal assinalados e não se lembra de nem um dos 4 ((quatro!) que nos gamaram (e nem foi preciso ajuda da Tv para os descortinar...)

      Eliminar
  4. Respondem, respondem, mas nada foi desmentido.

    ResponderEliminar