sábado, 20 de abril de 2013

Uma "estrangeirinha" que poderá dar em despedimento!...




A dança dos nomes

Com os campeonatos dos diversos países a chegarem ao final, assiste-se agora à dança de nomes de treinadores e jogadores que podem sair e entrar nos clubes. Como exemplo temos o jornal espanhol “Marca” a afirmar que José Mourinho pode sair do Real Madrid, caso vença a Champions League, e a avançar com a possibilidade da entrada de Ancelotti.
Por cá começou já a equacionar-se a questão da permanência ou não de Vítor Pereira como treinador do F. C. Porto. Aliás, este aproveitou uma conferência de imprensa para responder, comentando que estranhava que houvesse quem com isso estivesse preocupado. A meu ver, Vítor Pereira acusou o “toque” pela forma como abordou a questão, independentemente de ter lembrado que, quer ele quer a entidade patronal, no final farão a respetiva avaliação e decidirão em conformidade.
O mesmo se passa com Jesualdo Ferreira no Sporting Clube de Portugal. Pergunta-se se o treinador continuará ou não a conduzir os destinos da equipa de futebol profissional. Nesta semana que agora termina surgiu a público, não se sabe (?) de onde nem com que intenção, um nome como potencial ou provável substituto do treinador do SCP.
Até aqui tudo bem. Que haja empresários a aproveitar para potenciar os seus agenciados, que se ponham a circular nomes para ver se a cana o pesca ou até mesmo outro conjunto de situações, é normal nesta fase e com toda a certeza até aumentará.
O que já não considero normal é que nas vésperas de um derby, de grande importância para o SCP e também para o seu velho rival, apareçam notícias, vindas não se sabe de onde, que mais não são do que uma tentativa de desestabilização da nau leonina.
Após o dossiê “acordo com a banca” no SCP já estar, pelo menos por agora, encaminhado, os holofotes viram-se para o sim ou não à continuidade de Jesualdo. O mesmo se podia ter dito e escrito, no mesmo dia, relativamente à continuidade ou não de Jorge Jesus no clube que representa. Aliás, estou certo que teria maior impacto e provavelmente venderia muito mais.
Seguramente os atletas, como profissionais que são, saberão alhear-se de tudo isto e no derby estarão à altura da história, do emblema e da camisola que orgulhosamente vestem. É assim num clube com mais de 100 anos de história e de serviço ao desporto e ao país.
 
Miguel Salema Garção, colocou nesta crónica, o dedo na ferida! Fê-lo como sportinguista lúcido e como introdução ao apelo leonino que no último parágrafo faz às "nossas tropas". Mas mal sabe ele o mal que poderá ter feito a Alexandre Pais. É que os proprietários do jornal Record, logo que a edição lhes chegou às mãos, também terão lido o que escreveu: "... O mesmo se podia ter dito e escrito, no mesmo dia, relativamente à continuidade ou não de Jorge Jesus no clube que representa. Aliás, estou certo que teria maior impacto e provavelmente venderia muito mais...".
Miguel Salema Garção, pode muito bem ter arranjado uma "estrangeirinha", que ainda vai dar em despedimento!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

3 comentários:

  1. curioso... este miguel salema garção é daqueles que fez parte da estrutura do Clube nos últimos 10 anos do chamado "roquettismo". será que afinal é um sportinguista como todos os demais, ou só vale por dar o peito às balas? se calhar nem todos os que lá andaram nos últimos 17 anos eram assim tão maus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alguém afirmou que são todos maus?

      Inácio que passou por lá nestes 17 anos, está na nova estrutura... E tb não me esqueço de Manolo Vidal e José Manuel Torcato. Entre muitos outros...

      O problema foram aqueles que se diziam Sportinguistas e andaram a suga-lo completamente...

      Eliminar
    2. Caro Manu,

      Só por má fé poderá ser feito um comentário como o seu! Vou tentar acordá-lo para a realidade, com uma pergunta:
      Acha que nos desgraçados 48 anos de Estado Novo, todos os portugueses eram fascistas?!...
      Não vá por aí, caro Manu! Durante o consulado "roquetista" passaram pelo Sporting Clube de Portugal, milhares de sportinguistas, homens e mulheres da mais fina água, que deram ao Clube o melhor de si, em prejuízo da sua própria vida particular. Pensa que no "novo rumo do Sporting" alguém pensa em abrir mão de toda essa gente boa e sportinguista?! Está profundamente enganado. Todo essa gente séria e honesta, está a mostrar em cada dia, estar ao lado do seu clube, ainda que o poder tenha regressado às mãos do "povo sportinguista". Copie-lhes o carácter, a verticalidade e o amor ao Sporting, sem receio de errar. Eles estão certos. Quando vir algum sportinguista, na conjuntura actual falar mal do Sporting, desconfie: não é gente séria, honesta, íntegra e que seja capaz de colocar o Sporting acima de tudo! Fuja deles e esforce-se por nunca mais pensar como eles. Deixe entrar o Sporting no seu coração e junte-se àqueles que já o fizeram. Verá que voltará a ser feliz, quando deitar para trás das costas, ódios e ressentimentos e for capaz de ver em cada sportinguista um amigo! Porque a família sportinguista é um projecto de vida, é um ideal sem paralelo em nenhuma parte do mundo! Junte-se a nós!...

      Um fraterno abraço e SL

      Eliminar