domingo, 21 de abril de 2013

João Capela inclinou o campo, mas a Europa é possível!...


Uma boa ou mesmo excelente exibição do colectivo sportinguista. Não é qualquer equipa que na Luz,  consegue ter mais posse de bola (48/52), mais ataques (30/35), mais cantos (10/11), menos faltas (10/5), mais foras de jogo (1/3) e número de remates quase igual (12/10). No cômputo dos 90 minutos o Sporting evidenciou manifesta superioridade e os seus jogadores não mereceriam sair derrotado deste confronto.
Uma vitória feliz do Benfica! Apenas feliz, porque de justiça não se poderá falar. Concretizou as duas únicas oportunidades que conseguiu construir. O Sporting não teve a sorte de fazer o mesmo, embora tivesse construído um número superior de lances que poderiam ter sido concretizados.
Uma arbitragem abaixo de medíocre. João Capela utilizou um critério discricionariamente largo na avaliação das faltas cometidas pelos jogadores do Benfica, nomeadamente quando foram cometidas dentro da grande área, o que conduziu a que não tivesse assinalado três grandes penalidades claras.  Seria abusivo afirmar que a arbitragem teve influência no resultado. Mas que teve influência no cariz e desenrolar do jogo, disso não restarão dúvidas a quem analisar o jogo com um mínimo de imparcialidade. Provavelmente o Benfica nem necessitaria que João Capela inclinasse o terreno de jogo, para conseguir a vitória. Mas as imagens estão registadas, para memória futura e confirmação daquilo que pareceu a sua injusta e quase ofensiva dualidade de critérios. Talvez ele desejasse que não houvesse imagens, para que sobre ele não recaísse a justa indignação dos adeptos sportinguistas e de todos os amantes imparciais do futebol. Mas será obrigado a sentar-se na solidão do seu sofá e fazer depois do visionamento do seu trabalho, um doloroso acto de contrição.
O Sporting terá porventura atingido hoje, o patamar com que deveria ter começado este amargo campeonato. Faltam quatro jogos. Mas com a personalidade e o futebol hoje exibidos, já não me resta apenas a esperança de que o 5º lugar e a Liga Europa possam ser alcançados.
 
Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. gosto do blog mas essa do acordo..mais valia dizeres ao teu avo pra continuar a escrever farmacia e outras palavras com ph pq tb ele e outros nao queriam mudar...vais dar lhes razao? ....e ja agora, diz ao pessoal pra escrever como no tempo dos reis.. desde o tempo arcaico q vimos melhorando a escrita ortografica e nao me surpreende q agora tenhamos mudado..alguns evoluiem..mas fora isso, viva o nosso Sporting q ficaram 3 penalties por marcar, segundo a minha irma q viu o jogo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só os analfabetos é que aderem ao NAO. Até os brasileiros já o suspenderam...

      Eliminar
  2. Caro "Jo Ro",

    Se gostas do blog, estás tramado. Porque eu nunca aderirei ao NAO! Como quase todos os países lusófonos não aderiram, nem vão aderir! Porque quase só a parte portuguesa é responsável pelo "aborto" produzido, claudicando e vendendo-se ao poder dos grandes editores e livreiros brasileiros!... Porque na língua portuguesa, deveria mandar Portugal, como na língua inglesa manda a Inglaterra, como na língua francesa manda a França e como na língua castelhana manda a Espanha. Podem todos os países que adoptaram essas línguas escrever como lhes aprouver, que será sempre problema deles e só deles.
    Não discuto o teu grau de conhecimento nesta matéria. Mas pela argumentação que apresentas, ele deverá ser demasiado superficial e porventura apenas empírico. E trata-se de uma matéria demasiado importante e profunda para ser tratada assim.
    O meu avô, que eu desejaria não ver aqui tratado, porque do lugar onde estiver jamais regressará, não escrevia farmácia com "ph", pela simples razão de que... era analfabeto! Eu tive o privilégio de aos cinco anos já saber ler e, no decorrer dos seguintes 60 anos, nunca o conhecimento foi suficiente para mim. Por isso e com conhecimento de causa profundo e fundado, não adoptei, como milhares e milhares, quiçá milhões de portugueses, nem algum dia adoptarei o NAO. Porque a pátria de Pessoa não poderá ser alguma vez objecto de negociação, entre "vendidos" dessa mesma pátria e "compradores" de outras quaisquer pátrias.
    Melhorar, aperfeiçoar, modernizar a nossa língua será uma coisa, bem diferente daquilo que ficou vertido no "aborto" do NAO. A nossa língua é irmã da dignidade: não se negoceia, nem mesmo em troca do Sol!...
    Não tenho irmãs para verem um Benfica- Sporting e depois me fazerem um desenho. Vi-o eu próprio e de forma apaixonada, como sempre vejo os jogos do meu Sporting e deixei por aqui a minha modesta opinião. Pelos vistos ela é coincidente com a maior parte dos analistas e críticos da especialidade. De entre os muitos que já corroboraram a minha opinião sobre a arbitragem de João Capela, destacarei Rui Santos, no "TempoExtra" da SIC, com o qual não concordarei na abordagem do lance de penalty sobre Viola, mas de que subscrevo a análise que fez dos outros dois claros penalties sobre Wolfswinkel e Capel, para além e muito particularmente e em força, com o que disse da arbitragem portuguesa e da sua completa submissão aos interesses de dois dos três grandes nacionais. Há muito que entendo que o Sporting só deixará de ser prejudicado, quando for capaz de coleccionar vitórias sobre vitórias sobre todos os clubes e... sobre a própria arbitragem portuguesa.
    Desculpa a extensão do comentário, mas há momentos em que não sou capaz de reprimir as reacções que um comentário como o teu me determinam.

    Com apreço, Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. Álamo,

    Estás a brincar?

    "Mas será obrigado a sentar-se na solidão do seu sofá e a fazer depois do visionamento do seu trabalho um doloroso acto de contrição".

    Mas pensas que depois do trabalho desta noite ele estará "na solidão do seu sofá"?
    A esta hora ainda estará a comemorar "à conta".

    Se algum dia se lembrar de ver a gravação desta noite de gloria é para se rebolar a rir, e a pensar no lucro que obteve desta actuação.

    O futebol, e nas modalidades vamos pelo mesmo, só se endireita quando um ou dois desta corja ficarem estendidos, mas longe dos estadios para não haver interdições.

    Mais uma vez ROUBADOS.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roubados, caro "8", e... com um sorriso de justiça nos lábios do "magistrado" que ditou a sentença! E um esgar de seriedade nos dentes dos adeptos vencedores!...
      O que querias que fizesse, para além de "brincar"?!...
      Há um longo deserto para atravessar. Não sei quando deixaremos de ver a areia que nos vão atirando aos olhos...

      Abraço e muita paciência

      Eliminar
  4. Jogamos melhor, sem dúvidas de qualquer espécie. Só que os lampiões têm uma linha atacante muito eficaz. O segundo golo dos gajos, temos que reconhecer, foi um hino ao futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois terá sido! Mas eu só pergunto, a que jogo teríamos assistido se nos primeiros 8 minutos tivessem sido marcado os dois penalties que ficaram por marcar?!...

      Eliminar
  5. Boas... Pois é... mais uma...!!!

    ACTO 1 - Ontem após o jogo: Confesso que... não vi o jogo...!!! e já depois do final ao ligar a tv para tentar saber alguma coisa... tive o azar (ou sorte) de ligar num canal em que um meia-leca de óculos estava a palrar...

    "...mesmo depois de terem sido roubados, numa equipa cheia de jovens e miúdos em formação que tão bem jogaram e que talvez não merecessem perder... não será produtivo vir amanhã (hoje) dizer que os árbitros isto ou aquilo e que assim não dá... e tal... e tal...!!! Têm é de valorizar os miúdos... bla bla bla"

    Nem sequer vi imagens nenhumas... Acho que não precisava... Fiquei elucidado acerca daquele jogo... mudei automaticamente de canal e fui ver um filme...!!!

    Pensei para mim... FODA-SE...!!! Há certas vezes em que odeio ter razão...!!!

    ACTO 2 - Hoje de manhã: A tomar o pequeno-almoço... lá ligo a tv, as usual, para ver as notícias e o trânsito e afins... (mais sabendo que ia dar de caras com o jogo... mas lá vai...!!) Dou de caras, logo a abrir, com a mesma filha da putice de sempre... Vejo Jesus... qual profeta a palrar... "... foi... limpinho... limpinho..." (lembrei-me logo do Vermelho-Azul do ano passado... e dos óculos e mais não sei quê...!!!) E fiquei, ainda mais, elucidado......!!! - e ainda não vira imagens nenhumas...

    Só que desta vez, mais que deter o impulso de mudar de canal fiz um 'rewind' à coisa e lá fui ver as imagens... Elucidação confirmada... A FILHA DA PUTICE DE SEMPRE...!!!

    Espero e desejo... que este palhaços percam o campeonato...!!! Infelizmente para nosso desencanto temos de """"torcer"""" para que o Marítimo não pontue na próxima jornada...

    nota: Para ser honesto comigo mesmo... tenho de concordar com a excelência do segundo golo... Muito bom...!!! Mas isso não teria chegado para ganhar o jogo...

    p.s. assino por baixo a questão do NAO... (é um acto de minoridade à língua e ao povo português - só mais uma vergonha deste triste fado...!!!)

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro ZE,

    O nosso triste "fado" continua! Com a corja que nos governa, com os mentecaptos responsáveis pelo NAO e, para acabar de atar os molhos, com o desgraçado "sistema" que gere o futebol português!...
    Eu quero muito recusar a violência, mas às vezes chego à conclusão de que aquilo que o meu amigo "8" deixou no comentário anterior, poderá muito bem ser a única solução: "... O futebol, e nas modalidades vamos pelo mesmo, só se endireita quando um ou dois desta corja ficarem estendidos, mas longe dos estádios para não haver interdições..."!...
    O lance do 2º golo, foi um hino ao futebol, que não chegou para "limpar" a nojeira que Capela fez antes, reconhecida por quase toda a crítica...

    SL

    ResponderEliminar
  7. O "8" tem toda a razão... eu mesmo acho isso, há já algum tempo...!!! (pelo meno desde o tempo em que vi o burgesso do azul João Pinto a espezinhar um jogador do Sporting no chão a caminho da confrontação com o árbitro... e... NADA...!!!)

    O problema é que se isso acontecesse algo de muito mau nos haveria de acontecer... é que eu já vi (e não fui o único...) um bandalho a saltar das bancadas da "pucilga da luz" e a mandar um valente aperto num fiscal de linha e, pasme-se...!!! NADA....!!!

    já vi fotos recentes..., muito recentes... (e não fui o único...) de um merdoso, de vermelho vestido a..., cuspir... no adversário e, pasme-se... NADA....!!! (O Ínsua, p.ex, teve de ir... NADA"r")

    e por aqui me fico... que não tenho mais linhas...!!!

    O problema é e será sempre o mesmo... a cor...!!!

    ResponderEliminar
  8. Este filme é um "remake". Repete-se ano após ano...e eu tenho 66 anos. Quantas vezes assisti a estas cenas. "Limpinho" dizia o quase incoerente e iletrado treinador encarnado exprimindo claramente o sentimento encarnado (há algumas semanas o mesmo dizia que o que era preciso era ganhar nem que fosse por meio golo em fora de jogo, o que define claramente a ética deste cromo e da sua claque). Só para referir acontecimentos recentes no penúltimo jogo de um Benfica -Sporting (de Peseiro) que ditaria o vencedor do campeonato, depois do amarelado Liedson ter sido afastado do derby no jogo anterior, depois de um jogo equilibrado com um Sporting superior, minutos finais e Luisão dentro da pequena área atropela Ricardo e estatela-o de costas. E claro nem se quer se questionou a falta violenta, e o título voou para a Luz. Certa vez Mourinho treinava um Benfica nas ruas da amargura. Na Luz o Sporting mais forte atacava e Pedro Barbosa na área é derrubado em falta, o árbitro não estava lá e um defesa benfiquista aliviou com um pontapezão para a frente e perante um Sporting estupefacto João Tomás fez 1-0. Barbosa indigna-se com o árbitro, protesta e vai para a rua. O resto foi o 3-0 no final que a história regista. São tantos os filmes que ficaríamos um dia inteiro a relembrar. O FCP só pode lutar contra esta situação crónica há algumas décadas atrás através da montagem mafiosa do "apito". Nós não temos indignidade para isso. Não sei o que poderá ser feito um dia para mudar isto para sermos minimamente respeitados. Aliás atenção: Eu não acredito que João Capela tenha errado por incompetência ou infelicidade. Nada disso. Como não acredito que por outros critérios bem menos "largos" tenha assinalado convictamente a penalidade sobre Mossoró, em Coimbra, muito duvidosa, e que ditou a expulsão de um defesa portista. Decididamente o dragão também vive um ano de azar...Capela também foi posto no seu caminho...não por acaso. O Papa deixou que os lampiões tomassem conta de todos os lugares de influência...

    ResponderEliminar