sábado, 27 de abril de 2013

A "capela" da Luz e a sagrada congregação para a causa dos santos !...


 
Não faço ideia de quantos serão os buraquinhos minúsculos de uma peneira de rede muito fininha. Daquelas que antigamente eram usadas para peneirar a farinha destinada à doçaria fina. Hoje não se usam mais peneiras dessas. A farinha chega-nos às mãos, alva, pura e finamente peneirada, pronta a usar. Mas as de antigamente, a que agora me quero referir, eram feitas do mais fino tecido de seda e teriam milhões de micro-buracos. Quatro, cinco, seis milhões?! Presumo que bastantes mais...
 
Acompanhem por favor o meu raciocínio. A julgar pelas estatísticas dos anos 60 - foram as últimas que tiveram honras de publicação, já que as mais recentes, ironicamente, foram remetidas às gavetas da Luz! -, em que alguém afirmou que existiriam bem mais de seis milhões de benfiquistas do Minho ao Algarve, passando pelos Açores e Madeira e sem contar com a nossa fabulosa diáspora, porque então seriam alguns dez milhões, todos eles juntos, reparem bem, não conseguiram tapar o Sol da "capela" com a sua peneira, cuja opacidade resultaria naturalmente de colocar em cada buraquinho um benfiquista. Ora se desta vez não o conseguiram, de duas uma: ou a estafada da peneira terá bastante mais de dez milhões de buracos, ou então a treta de tantos milhões de benfiquistas, será a maior balela de todos os tempos.
 
Desta vez a grande nação vermelha não conseguiu tapar o Sol com a peneira. Logo que o doente e amargurado Leão, rugiu no meio do relvado da Luz, ainda que o som nada tenha tido de parecido com o troar amedrontador de outrora, o sino da "capela" tocou a rebate e em poucas horas cada benfiquista estava estrategicamente colocado no seu buraquinho da peneira. Mas de nada valeu! Presumo que já não serão tantos milhões assim. Se o fossem, o Sol jamais venceria a opacidade da peneira. Ao invés, o que aconteceu, foi o astro-rei violar decididamente a malha da peneira e, incidindo sobre os vitrais da capela, em arrepiante fenómeno de refracção iluminou todos os seus interiores e devassou-lhes os segredos.
 
Distraído, o  sacristão, observador casual da eucaristia dominical da capela de Carnide, já depois do padre ter pronunciado o esperado, reconfortante e aliviante, "ite missa est", ainda ficou a rezar mais uma "avemariazinha", um "padre nosso, venha a nós o vosso reino" e um "glória ao pai" e quando se deu conta, a capela estava vazia e já não teve tempo de concertar a próxima missinha. É no que dá a devoção a mais. Perdeu o emprego. Ao que consta por aí, Luís Ferreira foi afastado da FPF. Porque "inventar milagres limpinhos na capela", já não convence sequer o "papa", quanto mais a "sagrada congregação para a causa dos santos", vetusto órgão soberano do "vaticano", que em vez da canonização aprecia agora um doloroso processo de excomungação da "capela"!...

Leoninamente,
Até à próxima
 
 

6 comentários:

  1. Escreves bem, mas, por outro lado, os andruptos também são muito inteligentes e, há uma coisa em que são especialistas: "a fina ironia", muito aplaudida pela CS, mas, continua...vais bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "E PLURIBUS UNUM",

      O teu comentário fez-me sorrir! Vá lá, ainda se vão encontrando aqui e ali, felizmente, benfiquistas sensatos e com um delicado e inteligente sentido de humor.

      Pois meu caro, que outro modo nos restará para comentar o que se vai passando neste "futebolzinho" português, senão o recurso à mais fina ironia de que formos capazes?!...

      Tenho pena que o plano estratégico dos actuais dirigentes benfiquistas, no sentido da recuperação da hegemonia perdida, seja um decalque mais ou menos sofisticado dos "apitos dourados", assim, no plural, porque os mandantes não se resumiam ao "papa". E tenho pena, porque o plano, requerendo inteligência e persistência, jamais afastará o rótulo do "chico-espertismo" que qualquer observador atento, benfiquista ou não, se tiver dois dedos de testa inevitavelmente lhe colará.

      No futebol, como na política, neste pobre solo luso à beira-mar plantado, os adeptos das forças em confronto apenas vão tendo aquilo que merecem...

      Eliminar
    2. Caro Alamo,
      Sei (pelo menos pressinto), que vou ser excomungado da blogosfera Benfiquista, mas é que acho que mereces uma resposta, logo o meu respeito, caso contrário...ia para um dos "tascos" Benfiquistas que, como deves calcular sou "fan" incondicional.
      Se continuar a vir ao teu "estaminé", vou elaborar apenas raciocínios mais gerais, pois estou certo - é que tenho amigos Sportinguistas - que, relativamente ao lance A ou à jogada B em jogos entre os nossos Clubes, raramente estaremos de acordo e, não é por eu ver a 5 dimensões (a vermelho), ou tu viveres numa realidade alternativa (a verde). Até creio que (já que certezas...só em escutas, efémeras, porque "ilegais"), tentamos, sempre, fazer análises imparciais.
      Porém amar um Clube é diferente, diria até, bastante diferente de amar uma mulher.
      Quando amamos uma mulher,só queremos f***-la (com amor claro), já em relação aos nossos Clubes, o amor é platónico, fazemos os votos de castidade, jamais o f***remos e, o mais extraordinário...orgulhamos-nos imenso disso!!
      Depois, jamais o trairemos, nem nunca nos passará pela cabeça, olhar para o lado e dizer: "aquele Clube é melhor do que o meu".
      Finalmente,temos um enorme gozo em partilhar este AMOR, com milhões de outras pessoas,o que não se passa em relação a uma"gaja", partindo do princípio, que somos Homens normais, claro!!

      Eliminar
    3. Continuação...

      Feita esta introdução, só concordo contigo na parte do "futebolzinho" português.
      Perguntas tu: (não sei se posso dizer aqui palavras "menos delicadas", se calhar, sou um pouco abrutalhado, mas como é uma suposta pergunta tua, tens que ser tu a auto-censurar-te), adiante...perguntas tu: então só concordas com duas palavras em tudo o que eu te respondi?
      E tens o descaramento de vir aqui à minha loja, fazer um testamento, para me dizeres só...isso?
      Caro Alamo desculpa lá, mas é que estou um pouco ansioso com o jogo de mais logo na Madeira!! Os jogadores já estão em estágio, enquanto eu...estou com insónias! Se os
      jogadores soubessem o sofrimento dos ADEPTOS, passavam a jogar em pelados, sim, já que nos treinos...até comiam a relva!
      Começo pelo teu último comentário "os adeptos das forças em confronto apenas vão tendo aquilo que merecem..."
      Não concordo, acho que os adeptos,aqueles incondicionais,
      merecem muito mais,embora, pessoalmente, apenas exigo: "honrem os 109 anos da nossa História", não peço mais.
      No limite, seguindo o teu raciocínio, "os portugueses têm
      os governos que merecem", pois considero que todos os povos merecem mais, muito mais, dos governantes mediocres que lideram a Europa!!
      foda-se (desculpa lá, se não achares bem, apaga), a minha mulher (Sportinguista), como deves calcular, já foi xonar, não a vejo muito ansiosa com o jogo na Madeira!!
      Acho que ela está mais confiante do que eu, não que eu seja pessimista, mesmo na altura do JVA (os piores anos da História do S.L.B.), eu achava em cada jogo...que ia ganhar 15-0.
      Não,não sou o Ricardo Araújo Pereira, tenho apenas 1/100 do sentido de humor dele!!
      Relativamente ao penultimo parágrafo "tenho pena...", bom, tenho pena que te passe pela cabeça - sequer-, que os sócios, aqueles que ao longo destes 109 anos têm construído, o Clube que somos hoje, alguma vez permitíssemos que algum dirigente alterasse, um milimetro, aquilo que é o nosso ADN.
      Se passasse pela cabeça dos actuais dirigentes, substituir de "uma forma mais ou menos sofisticada a hegemonia dos apitos dourados",te garanto não estariam lá
      30, 20 ou 10 anos que fosse!! Não conheces o sentimento dos Benfiquistas,até me podes chamar romântico, hipócrita
      nunca!!
      O cansaço vai-se apoderando...de todos os meus sentidos, não sei se vou ter tempo para comentar os teus 2 primeiros parágrafos, vou tentar...mas muito rápidamente, estou quase a cair em cima do teclado e...não sei se ainda vou ter que cumprir com as minhas obrigações matrimoniais, noutras circunstâncias...estaria felicíssimo,mas,isto de jogar de 3 em 3 dias...desgasta um gajo!! Bem, vamos à "fina ironia": Não admito que um gajo que "não tem moral, nem para estar calado, venha falar de arbitragens", esta frase é um plágio do vosso melhor Presidente de sempre. Sr. João Rocha, acerca de pinto costa (com letra minuscula, inerente a sub-humanos).
      Quanto ao 1º parágrafo, obrigado, fico feliz de conseguir fazer um Sportinguista sorrir, numa fase tão delicada da vossa vida desportiva!! Ao contrário do que possas imaginar, a maioria dos Benfiquistas precisa de um Sporting, forte, para nós voçês serão sempre os nossos eternos rivais!!
      Não vos pedimos alianças, apenas que sigam o vosso caminho e, também vós honrem a vossa História, não queiram ficar em 2º lugar, se isso implicar que o Benfica
      fique em 3º, isso é perder identidade, é lutar contra e não por...
      A rivalidade é bonita, no dia do jogo até são permitidos certos exageros, mas odiar o Benfica? Se me conseguires explicar...é que a minha mulher é mesmo Sportinguista,não
      odeia o S.L.B., talvez seja esta a beleza do futebol!!...

      Eliminar
  2. "I have adream"...

    Mas infelizmente, foi um mau sonho...

    caro Álamo... admiro a tua argúcia... e capacidade de avaliação... mas penso, o que retratas serão apenas espasmos enganadores de mais um "tapar o sol com a peneira"... e tentar fazer de todos nós jumentos desprovidos de cerebelo...

    Passo a explicar... tenho medo..., muito medo do amanhã... E quando digo amanhã... é mesmo amanhã...!!!

    Penso que a armadilha é tal... que amanhã vamos ter um "abutre" do mais caseiro possível... para nos, tentar, calar... engolir em seco (como se isso fosse possível... para mim pelo menos não será..)

    Senão vejamos... matam-se vários coelhos numa cajadada só... e o disparo já começou...

    ACTO 1: no Estoril-Braga... ter-se-ão empurrado os da linha para a europa... complicando as nossas contas (em clara desvantagem, no caso directo, com os amarelinhos e o seu poder económico).

    ACTO 2: o Nacional não pode pontuar em alvalade...

    ACTO 3: ...para que os "poderosos" e institucionais do Funchal possam fazer o frete aos de Carnide (para onde já foi enviado um amador de 3º escalão... de Braga - quiçá o segundo distrito de lampiões do país - e pasme-se... apitou o Marítimo B - Benfica B a semana passada... lindo...!!!) fazendo ainda - e isto é a 'piéce de resistance' - estrebuchar o veneno e ódio do "enfant-terrible" do Rui Alves... 'persona non grata' no seio dos poderosos mas destilador de um ódio de estimação ao Sporting... (ACTO 4)

    Portanto... este é o cenário que prevejo para os próximos dias... Chamem-me maquiavélico...!!! Mas eu já vejo isto há muitos... muitos anos... e foi """apenas""" um sonho...

    No final da jornada fica tudo na mesma - com menos um jornada para fazer - e deleitam-se os pássaros a ver o Sporting a fazer a defesa da sua honra ao vil e arruaceiro das levadas...

    Oxalá a nossa equipa não permita que o meu sonho se realize e dê um banho de bola aos da ilha... mas haverá sempre incidências de jogo que serão dúbias... Mas eu "fecundava-os" à grande... se o meu sonho se realizar... teremos uma oportunidade de ouro para lhe mandar uma "chapada de luva... verde"

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo ZE,

      O teu "sonho" nunca será maquiavélico, pela simples razão de que não é um sonho! Terá sido, tão só e apenas um raciocínio inteligente, de uma pessoa desperta para a triste realidade que nos rodeia. E eu subscrevo-o inteiramente. Daqui por duas horas já o saberemos...

      SL

      Eliminar