quarta-feira, 3 de abril de 2013

André, o teu caminho é este !...

Em Alvalade há muito se habituou a centrar assim !...

 
Andávamos todos com o estômago colado às costas. Uns atribuíam a maleita à fome. Outros, que era da azia. Outros ainda atribuíam o facto, ao medo - da despromoção à II Liga -, que lhe provocaria uma tal contracção que o desgraçado se ampararia na espinha, como se isso fosse coisa para leões. Mas entre estas  causas ou outras quaisquer, o diabo que escolha. Eu por mim, andava de mãos nos bolsos e... ia apertando, apertando, convencido que um dia desmaiaria e pronto, nunca mais padeceria de gastrite tão dolorosa. 
Não há mal que sempre dure!... E lá lhes emprestámos nós o canudo e deixámo-los a ver a terra deles.
A grande maioria da malta designou o Ricky como o herói maior. Outros dizem que a expulsão do João(zinho) nos fez bem. Outros ainda chamam o Professor para a entrega das medalhas. E há os que afirmam a pés juntos que com o Presidente no banco é outra loiça. Eu não me importo de dar razão a todos. O que eu queria mesmo era ganhar e deixar de sentir aquela colagem gástrica nas costas.
Mas aqui e agora vos digo, que de quem eu mais gostei entre todos os nossos leões, foi do mais levezinho! Esse mesmo, o André Martins. O puto vinha de um esquisito "intervalo" em que já ninguém parecia reparar nele. Puro engano. Esta coisa da bola é como andar de bicicleta. Nunca se esquece. E o Professor, logo que viu que aqueles pulmões já aguentavam uma hora de jogo, pensou nele como arma decisiva para desbaratar o sector intermédio dos pequenos que queriam ser grandes e quem as pagou foi o Viana e o Mossoró, reduzidos à expressão mais simples. André terá escutado com muita atenção a aula individual que o Professor lhe deu e, para além de reduzir o espaço de manobra que seria vital aos motores do Peseiro, ainda teve tempo e disponibilidade para dar profundidade à iniciativa atacante dos companheiros. 
Eu sempre abominei aquele bailado de atrasos e lateralizações na construção dos ataques da nossa equipa, "inventado" por Sá Pinto e que nem Oceano nem Vercauteren conseguiram ou não tiveram tempo de extinguir. Jesualdo Ferreira parece tê-lo conseguido em grande parte e deveria andar mortinho que André Martins arranjasse "estaleca" para aguentar, ao menos, uma horinha de jogo. É que o puto, na minha modesta opinião, consegue fazer o que nenhum outro companheiro do plantel é capaz de fazer e que é, simplesmente, conduzir com mestria e talento, a bola em progressão, sempre na direcção da grande área contrária. Para ele o jogo apenas deverá ter um sentido: o da baliza adversária e ponto final.
Depois, hão-de reparar, nunca está parado, à espera que aconteçam milagres. As suas constantes movimentações baralham as contas e desposicionam as defesas contrárias e as suas desmarcações são quase ou mesmo letais. Foi assim no primeiro golo, com uma desmarcação e um centro do outro mundo, com a bola no ar e foi assim no segundo, arrastando toda a defesa com ele e deixando a Capel uma autoestrada para servir o Ricky.
Quando "rebentou", o Professor viu que nada mais havia a fazer e substituiu-o, tenho a certeza absoluta, que com muita pena. Mas se for recuperando para aqueles pulmões os minutos que ainda lhe faltam, estou certo que Jesualdo Ferreira não o largará mais. Porque, obviamente, o considerará, o melhor médio português!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Ó Paulo Bento, aaa... vai abrindo a pestana. Depois não digas que não te avisei!...
 

2 comentários:

  1. ÁLAMO,sobre André Martins fiz um comentário no teu blog no final da época passada. Talvez não o recordes mas na altura escrevi que Martins era o único desequilibrador criativo no meio campo leonino para as apostas no futuro. Salvo erro o meu comentário teve como origem a derrota na final da Taça e a ausência de qualidade e de criatividade do meio campo do Sporting. Como então dizia essa deverá ser uma aposta de futuro. Ao estilo Nuno Assis ainda não é tão influente e determinante como aquele era no Guimarães, mas para lá caminhará se lhe derem asas. Se não derem, tal como Assis, um dia mandará e brilhará no meio campo de um Braga, Guimarães ou Porto... enquanto a Alvalade chegarão mais Violas e Labyads... Haja fé que isto mude...

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo e estimado amigo Vitor Cruz,

    Sim, só com muita fé em que isto mude, se podem esquecer as atrocidades que esta gente da "alta finança", que nunca percebeu nada de futebol, tem vindo a fazer.
    Os dedos das duas mãos não chegam para contar os talentos que esta gente tem desperdiçado. Só porque não percebendo nada do "core business" que deveria sustentar o Clube, comete outro erro paralelo: não se rodear de gente sabedora e competente!
    Tenho esperança em Bruno de Carvalho. Oxalá ele se saiba rodear de pessoas que o ajudem e tenha a firmeza necessária para afastar para bem longe a verdadeira fruta podre que andará por Alvalade e Alcochete, em vez de chamar e despachar as "maçãs podres", como fez o outro, que hoje por hoje é o sustentáculo do Porto e da selecção nacional.
    André Martins é ouro de quilate máximo! Se Jesualdo continuar, o que desejo muito, talvez ele nunca "apodreça" e fique em Alvalade até ser "grande"!...

    Um abração amigo

    ResponderEliminar