segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sózinhos, será sempre impossível !...




Recuso-me a acreditar que as declarações de Jaime Marta Soares à Bola Branca/RR, possam de algum modo cair fora do enquadramento sempre definido e amiúde reiterado por Bruno de Carvalho, de o Sporting Clube de Portugal ter passado a falar a uma só voz. Isso corresponderia a um completo desvirtuamento do projecto que saiu claramente vencedor das últimas eleições e que estará a gerar a tão desejada onda verde de entusiasmo e união no Clube.
Vejo as palavras do PMAG, como uma importante contribuição para uma estratégia porventura há muito delineada dentro da equipa de Bruno de Carvalho e com a qual concordarei em absoluto. Há uma incontornável e insanável diferença entre os dois Clubes, sempre que as gloriosas camisolas às listas verde e brancas encontrem pela frente, em qualquer campo, pavilhão ou pista do país ou do mundo, as camisolas vermelhas do arquirrival. Mas as diferenças deverão terminar aí, sendo que em tudo o resto, "... uma aproximação entre os dois emblemas, seria boa para o futebol português, nomeadamente, para ajudar a resolver alguns dos problemas que a modalidade tem...", como sublinhou o dirigente sportinguista.
Claro que uma estratégia desta natureza, por parte do novo poder de Alvalade, há-de sempre gerar no fabuloso universo leonino, anticorpos muito difíceis de assimilar. Mas nada na vida será impossível de ultrapassar, quando os cuidados na administração da "vacina" forem levados ao extremo de prevenir uma dosagem, simultaneamente contida e eficaz.
Jamais me passará pela cabeça defender, como sportinguista, quaisquer políticas de alianças ou métodos de algum modo semelhantes, seja com quem for. Mas defenderei, hoje e sempre, uma união de esforços, com quem de nós estiver mais próximo, para devolver ao Desporto português e ao futebol em particular, a credibilidade, a equidade e a transparência, deles há muito afastadas.
Mas há todo um passado, próximo ou de algum modo menos recente, que nos confirma a dura realidade, de que nenhum clube sózinho será capaz de conseguir a regeneração pretendida. E não me restam absolutamente nenhumas dúvidas, de com quem essa união de esforços deverá ser levada à prática. Pesem embora, toda a eterna rivalidade e todas as incontornáveis diferenças que nos separam da grande instituição que mora do outro lado da estrada!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

P,S. - Mais Apito Dourado, aqui primeiro e depois aqui segundo, mas há mais, basta procurar, nesta nova colecção da CMTV.

6 comentários:

  1. Sim... concordo... aliás... já há muito que concordo com definições estruturais em conjunto (não só com os vermelhos mas com quaisquer uns que compartilhem da mesma filosofia...) com vista à melhor rentabilização e maximização dos recursos para aquilo que interessa de facto que é o jogo em si...

    nota: racionalmente... e contrariamente à maioria dos meus caros consócios... aquando do Euro... eu era partidário de um estádio único... p.ex...!!! O que isso nos tinha (em conjunto) ajudado... Mas não éramos só nós... Também os Azuis e os Quadradinhos o deveriam ter feito... O que se fez... à data..., terá porventura aniquilado o futebol português nos moldes em que o conhecemos hoje... O futuro o dirá...!!!

    Tudo o que é estratégico, estrutural e decisivo para a industria... deveria, deve..., deverá ser feito em conjunto... (veja-se o caso espanhol...)... Depois em relação ao jogo em si... ai é cada um per si... "campo de batalha" com inimigos e tudo... não me choca - se até a guerra tem regras... - (alguns não gostam... vermelhos incluídos... mas é só com tv à frente... "...não é ó sô Simões..." quem o ouve a falar lá no ginásio e depois na tv até julga que são dois seres diferentes... enfim... adiante...)

    Agora, o que é complicado é dominar a controlar as hipocrisias... os cinismos e os compadrios nas costas... e para isso... "penso eu de que" temos, agora, gente preparada para não se deixar fintar..., objectiva ou subjectivamente...

    Já do lado dos vermelhos a coisa será mais complicada... pela amostra... e quando na "mó de cima" tornam-se arrogantes e sobranceiros... é histórico... Mas talvez qdo lhes soar a sineta (e já não falta assim tanto tempo quanto isso..., ai talvez acordem... e baixem um pouco as calcinhas...)

    Enfim... Acho que é um abrir de postigo... Vamos ver quem põe a mão no trinco...!!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Sim, caro ZE, é imperiosa uma nova abordagem do futebol, por parte do dirigismo do Sporting, Benfica e quantos estiverem dispostos na sua recuperação, sob o ponto de vista da indústria em que se transformou e dos meios estratosféricos que movimenta. É que ninguém pense que o "apito dourado" morreu e já não é preciso fazer mais nada. A tralha de apito na boca ainda continua a ser a mesma, reforçada com exemplares, porventura mais cultos, mas com deficiências de carácter semelhantes, senão mesmo mais desprezíveis ainda.
    Concordarei que haverá muita gente do outro lado da 2ª circular, que poderá muito bem boicotar a necessária credibilização do futebol e de outras modalidades. Mas se a estratégia for tal, que lhes impeça qualquer hipótese de aproveitamento, há inúmeras causas que poderão ser ganhas...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo,

    Penso que a aproximação ao Benfica é prejudicial para ambos!
    Agora penso que o Sporting deve trilhar o seu caminho, com ideias e um projecto de credibilizacao do futebol em particular e do desporto em geral.

    Acabar com a "Santa Aliança" com o Porto, fará com que todos nos respeitem a começar com o vizinho de Carnide.
    As alianças se as houver deverão ser feitas conforme seja o nosso entendimento e estratégia, com quem nos quiser acompanhar.
    Se nas nossas vidas dizemos que amigo não empata amigo, mais se aplica a rivais, porque é de rivais que se trata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bentas,

      Aquilo que escrevi, está resumido no seu penúltimo parágrafo: não deveremos rejeitar qualquer união de esforços, mesmo que o façamos com o Benfica, desde que entendamos que isso seja estrategicamente correcto e se coadune com os nossos valores e princípios.
      Não defendi alianças com ninguém. Apenas disse e reafirmo que sozinhos nunca conseguiremos credibilizar o Desporto português e o futebol em particular.

      SL

      Eliminar
  4. Não acredito em qualquer cooperação a partir do outro lado da segunda circular para a credibilização do futebol português...aliás acredito que pontualmente e circunstancialmente as águias pretendam e aproveitem apoios em beneficio das suas causas, nomeadamente na luta pela hegemonia com os dragões, nunca para credibilizar seja o que for ou para que haja transparência no futebol. Aliás duvido que o Benfica esteja tão interessado nessa transparência. O Benfica é a instituição mais poderosa do país sobretudo porque congrega um maior numero de adeptos e claro por maioria instalados em todos os orgãos decisores da estrutura futebolística, incluindo os orgãos de informação e a justiça desportiva. Bastará recordar o que aconteceu quando uma decisão de um árbitro auxiliar prejudicou os da Luz (o Porto marcou em fora de jogo) ou em Guimarães, o que aconteceu por os Benfas pretensamente terem sido prejudicados(?) nuns foras de jogo e num pretenso penalty, caíu no país o Carmo e a Trindade, com manifestações de repúdio e audiências ao MAI e Governo. Bastará recordar que quando o nosso presidente se indignava publicamente contra o designado "sistema" os da Luz diziam em ar de gozo "qual sistema?...se há um sistema eles que provem...". Depois veio o apito dourado e os benfas vieram todos carregados de indignação, como putas muito sérias, clamar que era uma vergonha...agora sabiam porque tinham perdido os campeonatos...etc. Sim depois do "apito dourado" foram os mais críticos e indignados protagonistas da praça. E nunca esqueçam queridos sportinguistas, um dos trunfos maiores e mais inteligentes do sistema montado a partir do Norte, teve sempre em vista, como forma essencial de sobrevivência, nunca prejudicar clara e directamente o poderoso Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo Vitor Cruz,

      Que resposta eu posso dar ao teu comentário?! Pois se ele corresponde à constatação nua e crua da triste realidade do Desporto português e do futebol em particular, que outra coisa poderia dizer ou fazer, que não fosse concordar com a tua análise e... sentar-me num canto à espera que a "crise" passasse?!...
      Contudo, ficar-me-ia sempre uma sensação de impotência, com a qual muito dificilmente conviveria. Então, escutada atentamente toda a panóplia de ingredientes contida no "apito dourado" e todas as reais e confirmadíssimas vicissitudes do "polvo encarnado", não restará mesmo mais nada ao Sporting que uma conformação derrotista?!...
      Lembro aqui o lema de um dos blogs sportinguistas de referência, para mim naturalmente, "A insustentável leveza de Liedson", que passo a citar: "Falaremos do Sporting, mais mal do que bem. Falaremos também do Benfica, sempre mal. Falaremos do Porto, conformados.". Então será que não nos restará mais nada que falar mal do Benfica e viver conformados com a "seca" que o eucalipto do Porto provoca à nossa volta?! Não, não e não!... Por isso construí há já algum tempo - quase dois anos! -, uma bandeira gigante, que tenho vindo a agitar, correndo o risco de me precipitar, sob o seu peso, com ela no precipício do lirismo, da poesia: "Leoninamente!!!...".
      Pegando exactamente no último trecho do teu comentário,"... E nunca esqueçam queridos sportinguistas, um dos trunfos maiores e mais inteligentes do sistema montado a partir do Norte, teve sempre em vista, como forma essencial de sobrevivência, nunca prejudicar clara e directamente o poderoso Benfica.", eu venho defendendo a utilização de um "sistema" que, passe a imodéstia, pretende ser ainda mais inteligente e prático que aquele que Pedroto idealizou e o "velho" PC colocou em prática.
      Estará dentro dessa linha o post que motivou o teu comentário, grande amigão Vitor Cruz. Estará dentro dessa linha a defesa acérrima que tenho vindo a fazer de que o único líder de um Sporting capaz de se opôr ao "establishment", teria de ter voz grossa, ser super inteligente e... "enxertado em corno de cabra" ! Por isso há pouco mais de dois anos, quando me surgiu pela primeira vez na televisão, o candidato Bruno de Carvalho, me caiu o coração aos pés! Cá está o homem, disse eu então! E votei nele. Perdeu?! Não sei se perdeu ou não. Apenas sei que não foi Presidente como eu gostava que fosse. Não me desiludiu. Voltou à carga. Se não voltasse eu teria estado errado. Mas voltou e é hoje Presidente do Sporting Clube de Portugal. Tenho eu a certeza que ele não me desiludirá amanhã?! Tenho eu a certeza de que estarei certo?! Responderei que não às duas questões. Mas continuo com essa plena convicção dentro de mim. Quando li as declarações de Jaime Marta Soares que acabaram por dar forma a este post, disse para comigo: vai começar a dança! E cá estamos amigo Vitor Cruz, eu à espera, lírico e poeta, de que se cumpra o destino que há muito imaginei. Tu, talvez mais pragmático, com um saco de reticências às costas! Veremos qual dos dois será capaz de "carregar" mais razão!...

      Um grande e fraterno abraço

      Eliminar