terça-feira, 23 de abril de 2013

Pregando os diabos na Cruz (acto I) !...


Este último filme exibido na Luz, é um "remake". Repete-se ano após ano...e eu só tenho 66 anos. Quantas vezes assisti a estas cenas?! "Limpinho", dizia o quase incoerente e iletrado treinador encarnado, exprimindo claramente o sentimento vermelho - há algumas semanas dizia que o que era preciso era ganhar, nem que fosse por meio golo em fora de jogo, o que define claramente a ética deste cromo e da sua claque.
Só para referir acontecimentos recentes, num célebre jogo Benfica -Sporting (de Peseiro) que ditaria o vencedor do campeonato, depois do amarelado Liedson ter sido afastado do derby no jogo anterior, depois de um jogo equilibrado com um Sporting superior, minutos finais e Luisão dentro da pequena área atropela Ricardo e estatela-o de costas. E claro nem sequer se questionou a falta violenta, e o título voou para a Luz.
Certa vez Mourinho treinava um Benfica nas ruas da amargura. Na Luz o Sporting mais forte atacava e Pedro Barbosa na área é derrubado em falta, o árbitro não estava lá e um defesa benfiquista aliviou com um pontapezão para a frente e perante um Sporting estupefacto, João Tomás fez 1-0. Barbosa indigna-se com o árbitro, protesta e vai para a rua. O resto, foi o 3-0 final que a história regista.
São tantos os filmes que ficaríamos um dia inteiro a relembrar. O FCP só pôde lutar contra esta situação crónica, há algumas décadas atrás, através da montagem mafiosa do "apito". Nós não temos indignidade para isso. Não sei o que poderá ser feito um dia para mudar isto, para sermos minimamente respeitados. Aliás, atenção: eu não acredito que João Capela tenha errado por incompetência ou infelicidade. Nada disso. Como não acredito que por outros critérios bem menos "largos" tenha assinalado convictamente a penalidade sobre Mossoró, em Coimbra, muito duvidosa, e que ditou a expulsão de um defesa portista. Decididamente o dragão também vive um ano de azar... Capela também foi posto no seu caminho... não por acaso! O Papa deixou que os lampiões tomassem conta de todos os lugares de influência...
 
(Por Vitor Cruz, amigo dilecto e sportinguista
 
Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Eu diria mais, estimado Vitor:  nós, Sporting, também deixámos que os lampiões tomassem conta de todos os lugares de influência...

2 comentários:

  1. Ya. E somos tão bons nisso que é o Porto que ganha quase tudo. Genial. Diria mesmo, elementar caro watson.

    Ya. Em todos os dérbis. Incrível. Como aquele penálti sobre o Jardel cometido pelo 13 jogador do Benfica chamado "o fantasminha". Campeonato esse dos... 42 penálties. Esse foi um campeonato limpo né??

    Joguem á bola. Parem de choramingar. Tenham pelo menos vitórias que cheguem á casa das dezenas. E quando tiverem o registo do SLB neste campeonato, aí podem falar.

    Hipócritas indecentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ya meu, o português é uma língua muito difícil!...
      Então não é que fui eu que disse que mais valiam os lugares de influência que contratações milionárias?! Ya meu! Ya, ya ...

      Eliminar