sábado, 13 de abril de 2013

Da redoma leonina, sairá o futuro do Sporting !!!...

 
 

O Presidente do Sporting Clube de Portugal, afirmou este sábado, no discurso que proferiu no 20.º aniversário do Núcleo Sportinguista de Alcobaça, que haverá reestruturações internas e a nível de plantel, a fim de preparar o futuro, acrescentando que  não haverá milagres, mas sim medidas a tomar, algumas não muito boas aos olhos dos sportinguistas, mas necessárias, decorrendo das várias alterações a implementar.
Há dias deparei com um trabalho curioso, publicado no jornal Record, cuja imagem publico ao lado, onde eram analisados todos os jogadores que, integrando o actual plantel, constituiriam a "redoma leonina", o lote de potenciais candidatos a eventuais transferências, pela razão simples de reunirem condições necessárias e suficientes para serem detectados por aquilo a que o jornal chamou de "radar do mercado". Deste lote, não farão parte todos os jogadores emprestados a outros clubes nacionais e estrangeiros, ainda com ligações contratuais ao clube, assim como Wolfswinkel, Pedro Mendes e Boulahrouz, os primeiros pelas razões sobejamente conhecidas e o último porque será atleta a descartar, face ao incomportável binómio folha salarial/rendimento desportivo que apresenta.
Do meu ponto de vista, será duma "redoma" muito semelhante, senão mesmo igual à que aparece ao lado, que Bruno de Carvalho e a equipa que lhe vier a estar próxima na gestão do futebol - Augusto Inácio, Virgílio Lopes, o terceiro elemento ainda não divulgado, Luís Freitas Lobo se vier a ser confirmado e o professor Jesualdo Ferreira se também o vier a ser - decidirão a restruturação a nível do plantel que hoje abordou, com medidas não muito boas aos olhos dos sportinguista, mas necessárias.
Olhando para este naipe de onze jogadores, penso que será doloroso ver partir qualquer deles. Claro que haverá alguns, cuja saída custará mais a digerir. Mas a dramática situação do Clube e os compromissos assumidos com a banca no acordo recentemente conseguido pelo Sporting e que certamente passarão pela saída de muitos deles, não se compadecerão com os sentimentos dos sportinguistas. Será bom que nos comecemos a preparar: o que tem que ser, tem muita força!...
Uns partirão, outros chegarão e, somada a fantástica "geração academia" o Sporting Clube de Portugal, prosseguirá o seu caminho, na busca de horizontes que foram, são e sempre serão nossos!...
Incontornável será a necessidade de todo o universo sportinguista se envolver neste formidável desafio que, mais do que nos ser proposto por quem democraticamente foi colocado à frente dos destinos do Sporting Clube de Portugal, deverá derivar do sentimento e fantástico estado de alma que une bem mais de 3 milhões de sportinguistas espalhados pelos quatro cantos do mundo! É hora de acreditarmos, é hora de nos unirmos, é hora de gritarmos todos, a uma só voz;
 
EM FRENTE GLORIOSO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !!!...

Leoninamente,
Até à próxima



4 comentários:

  1. Caro Álamo,

    A meu ver, desse lote, há alguns que são completamente descartáveis (Jéffren e Viola) e outros que pelo seu desempenho deixam para já muito a desejar e uma grande incógnita para o seu futuro em Alvalade (Rojo, Adrien, CArrillo e Labyad).
    No entanto e porque não podemos fazer uma revolução no plantel todos os anos e esperar que depois apareçam resultados, espero que apenas os dois primeiros saiam e nos reforcemos para 3 ou 4 posições com jogadores de qualidade mas que não nos obriguem a pagar milhões.

    Tem a palavra a estrutura para o futebol e a Direcção.

    SL
    José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José,

      Como eu disse no texto e lendo entre as linhas das afirmações de Bruno de Carvalho, de que as medidas a tomar não serão agradáveis para nós, para além dos dois apontados, Jeffrén e Viola e que entre os outros quatro, também partirão alguns senão mesmo todos, penso que iremos perder Patrício. Mais do que a valia técnica de todos eles, estarão os elevados custos das suas folhas salariais, incomportáveis com o novo modelo que terá de ser forçosamente adoptado. Patrício poderá ser, muito provavelmente, a trave mestra de todas as alterações, porque será talvez o único cujo passe resolverá uma boa parte dos compromissos a que o acordo com a banca nos obrigarão, que não devem ter sido brincadeira nenhuma.
      Também acho que tem a palavra Bruno de Carvalho e toda a estrutura do futebol. Mas terão a palavra também os sócios e adeptos, porque não haverá milagres. Preparemo-nos, fundamentalmente, para compreender a situação.

      SL

      Eliminar
  2. Isto é uma inevitabilidade...!!! mas penso que não deveremos temer as coisas... desde que sejam feitas com certezas não só da causas, mas principalmente das consequências...

    Acredito que deverá estar a ser tudo muito bem equacionado... e de nada nos valerá fazer uma venda, mais ou menos, extemporânea, para poupar salários ou fazer algum encaixe financeiro... pois uma necessária compra para colmatar essa saída, possivelmente, não amortizará grandes quantias para o nosso lado... designadamente com a valia que continuo a acreditar que muitos desses nomes terão, ainda, para acrescentar...

    No entanto, e dessa lista de, """comerciáveis""" aceitaria:
    . Patrício (grande encaixe financeiro) e com substituto à altura nos quadros (Boeck)
    . Rojo (infelizmente a coisa tarda em lhe correr bem...!!! Se é para continuar a central... pois que se venda...!!!)
    . Adrien (profissional questionável) Há uma lista imensa de casos destes na história do Sporting... Prometem muito, têm um talento imenso... mas... (fónix...!!! há sempre um, ...mas...!!! Destes não quero...)
    . Capel (bom encaixe financeiro) A dedicação que demonstra poderia ser uma baixa de vulto... mas, se, bem valorizado... ok... teria de ser...!!!
    . Jeffren (infelizmente a coisa tarda em lhe correr bem...!!!)
    . Viola (parece-me, no meio desta juventude toda... o mais verdinho... Vendê-lo-ia de volta à Argentina... com cláusula de supervisão... e preferência para a Europa...!!!)

    Os que JAMAIS venderia (pelo menos não agora):
    . Illori (seria um contra-senso...!!!)
    . Dier (para álem do contra-senso... este "menino" junta a mística Sporting com a cultura inglesa... EXPLOSIVO...!!! vai ser um capitão...!!!)
    . Labyad (um futuro imenso... tem de crescer...!!!)
    . Bruma (outro contra-censo e mais três anitos aqui... quais 5 milhões aqui quais quê...!!!)

    destes todos... não sei o que faria...:
    . Carrillo (por um lado irrita-me... por outro acho-o brilhante...!!! É explosivo... às vezes genial... tem uma técnica magistral... mas deslumbra-se facilmente...) Aparentemente é daqueles, cuja história do Sporting tem 'à barda' mas acho que tem um bocadito mais que pode (vai) fazer dele um jogador de elite... ainda é um puto...!!! Tem de ser muito bem acompanhado (Lembram-se do Cherbakov... foi a cabeça que o traiu...!!!)

    ResponderEliminar
  3. Só mais uma achega...

    Cláusulas anti-regresso a Portugal...

    Os "outros" estão ansiosos e alerta à espera desta "eventual" razia...!!!

    SL

    ResponderEliminar