quarta-feira, 10 de abril de 2013

Maldizentes e conformados?! Nunca !!!...


Há alguns dias atrás, escrevi e publiquei este post. E na caixa de comentários, para grande pena minha sempre quase vazia, deparei com o comentário de um dos meus maiores amigos, que comigo compartilha, desde os tenros anos da infância, uma amizade indestrutível, um sportinguismo à prova de bala, uma exacerbada paixão pelo conhecimento, música e tantas outras coisas e... uma concepção de mundo fraterno, justo e progressista que ambos comoverá.
Respondi ao seu comentário. Não poderia ser de outra forma. Ele levaria a mal se não o fizesse. Depois de publicar, reli o que escrevera e pensei que talvez valesse a pena outros sportinguistas também lerem o que para ele escrevi. E pela tristemente reduzida audiência da minha caixa de comentários, decidi trazer para aqui esse texto, acompanhado pela imagem desportiva do meu amigo. Fiquem com os dois exemplares:
 
Meu querido amigo Vitor Cruz,
Que resposta eu posso dar ao teu comentário?! Pois se ele corresponde à constatação nua e crua da triste realidade do Desporto português e do futebol em particular, que outra coisa poderia dizer ou fazer, que não fosse concordar com a tua análise e... sentar-me num canto à espera que a "crise" passasse?!...
Contudo, ficar-me-ia sempre uma sensação de impotência, com a qual muito dificilmente conviveria. Então, escutada atentamente toda a panóplia de ingredientes contida no "apito dourado" e todas as reais e confirmadíssimas vicissitudes  do "polvo encarnado", não restará mesmo mais nada ao Sporting que uma conformação derrotista?!...
Lembro aqui o lema de um dos blogs sportinguistas de referência, para mim naturalmente, "A insustentável leveza de Liedson", que passo a citar: "Falaremos do Sporting, mais mal do que bem. Falaremos também do Benfica, sempre mal. Falaremos do Porto, conformados.". Então será que não nos restará mais nada que falar mal do Benfica e viver conformados com a "seca" que o eucalipto do Porto provoca à nossa volta?! Não, não e não!... Por isso construí há já algum tempo - quase dois anos! -, uma bandeira gigante, que tenho vindo a agitar, correndo o risco de me precipitar, sob o seu peso, com ela no precipício do lirismo, da poesia: "Leoninamente!!!...".
Pegando exactamente no último trecho do teu comentário,"...  E nunca esqueçam queridos sportinguistas, um dos trunfos maiores e mais inteligentes do sistema montado a partir do Norte, teve sempre em vista, como forma essencial de sobrevivência, nunca prejudicar clara e directamente o poderoso Benfica.", eu venho defendendo a utilização de um "sistema" que, passe a imodéstia, pretende ser ainda mais inteligente e prático que aquele que Pedroto idealizou e o "velho" PC colocou em prática.
Estará dentro dessa linha o post que motivou o teu comentário, grande amigão Vitor Cruz. Estará dentro dessa linha a defesa acérrima que tenho vindo a fazer de que o único líder de um Sporting capaz de se opôr ao "establishment", teria de ter voz grossa, ser super inteligente e... "enxertado em corno de cabra" ! Por isso há pouco mais de dois anos, quando me surgiu pela primeira vez na televisão, o candidato Bruno de Carvalho, me caiu o coração aos pés! Cá está o homem, disse eu então! E votei nele. Perdeu?! Não sei se perdeu ou não. Apenas sei que não foi Presidente como eu gostava que fosse. Não me desiludiu. Voltou à carga. Se não voltasse eu teria estado errado. Mas voltou e é hoje Presidente do Sporting Clube de Portugal. Tenho eu a certeza que ele não me desiludirá amanhã?! Tenho eu a certeza de que estarei certo?! Responderei que não às duas questões. Mas continuo com essa plena convicção dentro de mim. Quando li as declarações de Jaime Marta Soares que acabaram por dar forma a este post, disse para comigo: vai começar a dança! E cá estamos amigo Vitor Cruz, eu à espera, lírico e poeta, de que se cumpra o destino que há muito imaginei. Tu, talvez mais pragmático, com um saco de reticências às costas! Veremos qual dos dois será capaz de "carregar" mais razão!...
Um grande e fraterno abraço.

Leoninamente,
Até á próxima

11 comentários:

  1. A caixa de comentários pode estar vazia, mas pode estar certo, amigo sportinguista, que o seu blog consta na lista de favoritos e é visitado pelo menos uma vez por dia, quando não mais.

    E se a caixa de comentário segue sem comentário, é porque o seu ponto de vista é lógico, claro como a água, e não oferece argumentação. E nós, a maioria de leitores sportinguistas, educados e informados, certamente não somos de botar palavra apenas porque sim...

    Um forte abraço e SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Valdemar Iglésias,

    Sou um homem como milhões por esse mundo fora: tenho aquele pedacito de vaidade, que nos faz andar de cabeça erguida e sorrir, mesmo que seja apenas para dentro. O seu comentário, alimentou esse pedacito. Mas olhe, faz-nos bem cá por dentro e não prejudica ninguém. Fico-lhe grato pelas suas palavras e a única forma de que me julgo capaz de corresponder à sua gentileza, será continuar a agitar esta bandeira - prestes a fazer dois anos! -, que bem pesada é, mas que me permite conhecer pessoas como o amigo. Continuarei, enquanto o engenho não me abandonar. Pelo nosso Sporting!...

    Um grande, grato e forte abraço e SL

    ResponderEliminar
  3. Valdemar

    eu não conseguia dizer melhor.

    abraço

    muita força leão Álamo

    ResponderEliminar
  4. Amigo

    Sei como sentes o nosso clube e o que sofres por ele. Sei como lutas e o defendes na medida das tuas possibilidades, tal como tu sabes como eu, também dentro das minhas possibilidades, sofro e luto pelo nosso querido Sporting.

    Pela minha formação desportiva tive grandes guerras, dentro de campo, contra lampiões e andrades, entre outros, mas talvez devido à convivência nas selecções, e por haver menos clausura pré-jogos, convivíamos, mais com uns menos com outros, fora de campo, e sempre nos respeitamos ao longo dos anos.

    Mas todas as instituições querem defender os seus interesses, e por mais bem formados que sejamos, uma trafulhicezinha para ajudar o "nosso clube" é sempre tolerada. Só que, atendendo ao pais que temos, quem manda são os (grandes) trafulhas e com o beneplácito de todos. Então no futebol é às claras e com o apoio de toda uma estrutura que vai desde os dirigentes até aos OCS, passando, como não podia deixar de ser pelos políticos.

    Desde o golpe montado pela quadrilha Pedroto, Pintinho, Adriano Pinto, Pinto de Sousa, e acompanhantes, que o Sporting viu a sua influencia desaparecer dos lugares chave do futebol em Portugal. E por mais que se queira essa influencia não se recuperará muito facilmente.

    Uns agitam a bandeira do Norte, outros a dos 6 milhões, e os políticos, muitos sportinguistas, ou lhes dá jeito ou têm medo, acobardam-se, "abrem as pernas" e dão-lhes património que o Sporting, para ter, teve de pagar.

    E estas "pequenas" influencias estendem-se aos outros clubes que vivem na sombra e vão aproveitando as migalhas que os tubarões lhes deixam. Queres um exemplo: o "grande" Braga. O crescimento do Braga vem na sombra do domínio do FCP, para combater os lampiões. Enquanto os de Guimarães eram, e são, "Guimarães, Guimarães, Guimarães", os lourenços sempre foram lampiões e só depois é que vinha o clube da região. Agora a situação começa a estar invertida.
    O Braga ultimamente tem crescido debaixo do protectorado de SLB e FCP, com o apoio da CS, na tentativa de o considerarem como o rival do Sporting, para afastarem o nosso Clube da roda dos três grandes, e passarem a dois grandes como muito jornaleiro já diz.

    Já pensaste porque o Sporting não compra nenhum jogador no mercado nacional? Claro que a maioria, vai dizer que Carlos Freitas e C.a queriam era comissões. Mas os portugueses também não dariam comissões? Os clubes de 2o plano estão debaixo das saias de corruptos e das virgens ofendidas e não têm autorização deles para deixarem sair ninguém para o Sporting, caso contrario desaparecem os favores dos árbitros, os empréstimos e tudo o mais que dá um jeitão dos diabos.

    Por tudo isto temos de estar unidos, deixarmos-nos de guerras internas, e tentar dar uma vassourada (onde é que eu já ouvi isto?) em toda a estrutura do futebol, e, já agora, do país, para regressarmos ao bom caminho.

    VIVA O SPORTING!

    PS- estou ansioso pelas 12:00, para ver o que nos espera...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo amigo "8",

      Respondo-te já depois da CI de Bruno de Carvalho. O post que há pouco publiquei, expressa o que ela em mim determinou.
      Sobre a análise que fazes no comentário, na generalidade partilho o teu sentimento.
      Mas quando fala em "temos de estar unidos, deixarmo-nos de guerras internas", eu lembro-te apenas que ontem um sportinguista de nome Carlos Barbosa, apelidou de "garoto" o Presidente democraticamente eleito do Sporting Clube de Portugal. Outros exemplos poderia lembrar-te. Queres que nos unamos a gente desta?! Jamais serei capaz de o fazer!...

      Um grande abraço

      Eliminar
    2. Álamo,

      Mas quem é Carlos Barbosa? Não te esqueças que foi o homem que arrancou com o correio da manha. Não medes a quantidade de disparates que este anormal disse nestes 2 últimos anos, altura em que me apercebi que era sportinguista.

      Quem, como tu, liderou equipas sabe que artistas destes, são repelidos pelo grupo, e rapidamente se auto-excluem e desaparecem.

      Quando falei em união de todos os Sportinguistas, referia-me a nós, massa anónima de sócios e adeptos, que vivemos o Clube com paixão e intensidade, e não a vedetas como CB., que quais estrelas cadentes, aparecem no Clube, mandam umas patacoadas, e desaparecem e nunca mais ninguem lhe põe os olhos em cima.

      Eliminar
    3. Amigo "8",

      Quiséramos nós que abencerragens desta natureza "desaparecessem e nunca mais lhes puséssemos a vista em cima. Mas nem isso acontecerá, nem a "cambada reaccionária" se limita a eles. Constatarás, como eu, que uma quantidade muito significativa de "sportinguistas" vai destilando ódio por aí, nos jornais, nas rádios, nas televisões, nas redes sociais e na blogosfera. A união de que falas, existe sim senhor, mas a sua contribuição esforçada e dedicada, nunca conseguirá equilibrar o nojento trabalho de sapa desenvolvido pelos outros. Nunca pensei que dentro do nosso seio pudesse existir gente tão mal formada e odiosa. Ultrapassamos de longe a "massa viperina" dos nossos rivais mais próximos, onde nem no tempo de Vale e Azevedo assistimos a comportamentos semelhantes. Somos efectivamente um Clube diferente, mas pelos piores motivos.

      Abraço.

      Eliminar
  5. Caro 8,

    só não entendo "de baixo de que saia" se incluí o Sporting, uma vez que os seus jogadores só saem para "os corruptos" e nunca jamais em tempo algum para "as virgens ofendidas".

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Caro Ribss

    O Sporting quer ser independente, mas as saias são cada vez maiores, e tentam abafar o Sporting. Claro que pontualmente uns e outros precisam da colaboração do Sporting, e tentam a sua aproximação.
    Quanto a trocas e vendas de jogadores, só uma frase: os corruptos conseguem ser mais inteligentes que vocês.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  7. Amigo Alamo

    Tem aqui mais um aliado. Partilho palavras já aqui ditas e reitero-as.

    Pela minha parte, sinceramente, não é por desrespeito, mas prefiro não ler, ficar na ignorância, porque tal como acontece com o Governo, aquilo que vemos escrito sobre o Sporting é só más noticias...

    Dir-me-á que estou a enterrar a cabeça na areia, como a avestruz perante o perigo, mas não. Estou apenas a não querer alimentar polémicas que aqui se geram e que atingem contornos muito desagradáveis.

    Mas continue a içar esta imponente bandeira do leoninamente porque é importante que se agite, assim como é importante que não se desista nunca dos nossos ideiais, mesmo que estejamos sozinhos neles. E digo-o por experiência própria.

    Força Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Pereira,

      Continuarei, enquanto conseguir o engenho e a arte suficientes para tal.

      Força Sporting!

      Abraço e SL

      Eliminar