quinta-feira, 21 de maio de 2020

Impossível "quadratura de tal círculo"!...


Terá Pedro Proença sete vidas?

«A paz podre que se vive no futebol há algum tempo pode estar a quebrar. São muitos, demasiados até, os que pedem a cabeça de Pedro Proença. O presidente da Liga dificilmente cairá hoje, a não ser que peça a demissão, mas o isolamento é real e os maus-tratos e a guerra não vão parar. Parece condenado a viver como ‘rainha de Inglaterra’ até à próxima assembleia geral ou quando os verdadeiros poderosos lhe decidam cortar a cabeça.

Terá Proença sete vidas? É uma das questões que se coloca a partir de hoje, se o ex-árbitro não pedir para sair. E não acredito que o faça. Mas a manter-se, não estará na altura de falar? Mas a sério. Sem paninhos quentes. Denunciando as manobras de bastidores que sabe existirem para cortar-lhe a cabeça mais cedo ou mais tarde. A Liga sofre de um problema de percepção gritante. E de liderança ainda mais.

Os operadores estão zangados com Proença. Os três grandes também. Vários clubes engrossam o movimento de insatisfeitos. E Fernando Gomes junta-se ao clube. Como diz a manchete, o caos voltou. No fundo, é o espelho do futebol nacional. Onde os clubes olham apenas para o umbigo e necessidades de momento. Sinónimo de vergonha? O comportamento do Marítimo, por exemplo. É o que temos.»
(Bernardo Ribeiro, director jornal Record, Saída de Campo, hoje às 02:55)


Curta mas assertiva e, infelizmente, espelho da realidade do futebol português, esta crónica de Bernardo Ribeiro: a Liga Portugal (LPFP) sempre foi, é e continuará a ser - ninguém saberá dizer por quanto tempo! -,  um inclassificável "saco de gatos" liderado por uma inevitável e incontornável "rainha de Inglaterra", sempre com o prazo de validade escarrapachado na testa!...

Enquanto se mantiverem a qualidade do nosso dirigismo e a arcaica, indefinida, subordinada e sempre adiada fixação dos poderes que desde sempre deveriam ser atribuídos a quem liderasse esta "nossa amostra de liga", ninguém alguma vez será capaz de encontrar a fórmula certa para esta... 

Impossível "quadratura de tal círculo"!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Caro Álamo,

    Desde que a liga foi criada, falta acho eu uma análise crua: qual foi o ganho ou quem ficou a ganhar? De que serviu ao futebol uma liga de clubes? Que mais valias trouxe para o futebol Português? Estão melhores os clubes? É o futebol mais competitivo? Valorizou os nossos jogadores? Permitiu criar um modelo de negócio sustentável para todos os clubes? Desenvolveu a marca futebol? Subiu o nosso campeonato no ranking Europeu? Posso estar a ser pouco simpático contudo, a resposta a estas perguntas é invariavelmente "não". A liga deveria ser uma federação de clubes, que competem entre eles mas zelam por um bem maior: o futebol. Promovem o futebol de forma a todos terem condições idênticas e, é o esforço e competetividade que faz a diferença. Ao invés, a liga é uma comunidade de clubes que se preocupam mais em afundar o inimigo que alavancar o futebol. Talvez um espelho da sociedade... quem sabe. Mas a sociedade, perante tempos dificeis como o é este que atravessamos, tem a capacidade de se unir, e mostrar um lado bem melhor.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro, eu não seria capaz de dizer melhor!...
      Está tudo no seu comentário, mas mesmo tudo.

      Grande abraço.

      Eliminar