quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Paninhos quentes, NUNCA!...


Fraude à lei

«O presidente destituído do Sporting, por estar a cumprir, enquanto associado, um castigo de suspensão, não tem capacidade eleitoral passiva, ou seja, não pode candidatar-se a qualquer órgão em eleições. Esta evidência é clarinha como água e não é postergada pela providência cautelar que o presidente destituído proclama a seu favor, a qual apenas constata o óbvio, ou seja, que o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting tem sempre de aceitar as candidaturas (obrigatoriamente compostas por uma lista compreendendo todos os órgãos) e se não forem, em 48 horas, supridas as irregularidades detectadas, é então a lista rejeitada em bloco.

Embora o presidente destituído se tenha proclamado como renascido, ainda não foi desta que o mistério da ressurreição passou para o domínio da materialidade terrena. Antecipando o chumbo, o presidente destituído veio com uma artimanha, ou seja, substituiu o seu nome por um sonante Erik Kurgy, não deixando de avisar, 'urbi et orbi', que o tal de Erik mais não era que um expediente, aliás, uma espécie de barriga de aluguer, porque o verdadeiro candidato afinal era ele, Bruno de Carvalho.

Neste libreto de verdadeira ópera-bufa, neste jogo de enganos que é a participação do presidente destituído nas eleições, há dois níveis de análise, que importam salientar. Um é o plano ético: é, no mínimo, questionável que um momento tão relevante numa instituição, como são as eleições, que os sócios expressamente quiseram, se preste a encenações como esta. Há um nome para este tipo de coisas, que é falta de respeito.

Outro é o plano jurídico: deve uma candidatura em que explicitamente se refere que o candidato a presidente do Conselho Diretivo não é quem aparece mas outro, e que essa habilidade mais não visa que contornar a incapacidade eleitoral do verdadeiro candidato ser aceite? Penso que estamos perante um exemplo quase académico daquilo que a doutrina qualifica como fraude à lei; ou seja, por via indirecta, através de um ou vários actos lícitos, procura-se obter um resultado que os estatutos, regulamento disciplinar e regulamento eleitoral proíbem. E, para mais, anunciado e assumido.

Marta Soares tem uma tarefa delicada entre mãos. Se, por um lado, possui argumentos jurídicos para recusar esta evidente manipulação, por outro, se o fizer, desencadeia o risco de as eleições se prolongarem nos tribunais, com o seu inevitável cortejo de desestabilizações. Que é tudo o que o Sporting não precisa. Já basta o que aconteceu.»
(Carlos Barbosa da Cruz, O Canto do Morais, in Record)


Todos os especialistas apontam o narcisista como um sabotador nato, dono de um tremendo e perigosíssimo potencial lesivo para com tudo e todos que gravitem à sua volta, que sempre por ele serão considerados como elementos descartáveis, usados e tomados "en passant" como simples peões de um descuidado jogador de xadrez. 

Em todo o universo leonino, será muito difícil de encontrar uma dúzia de sportinguistas, mesmo entre a sua decrépita faixa de apoiantes, que não reconheça Bruno de Carvalho como o arquétipo mais acabado do narcisista.

Nesta condição, concordando com a abordagem que CBdC faz ao delicado momento actual que se vive no Sporting, permito-me discordar da "lapalissiana" conclusão com que remata o seu artigo, de que, acabando Marta Soares sempre preso, tenha cão ou não tenha, o melhor que terá a fazer será não "desencadear o risco de as eleições se prolongarem nos tribunais, com o seu inevitável cortejo de desestabilizações. Que é tudo o que o Sporting não precisa. Já basta o que sucedeu"! Ora na minha modesta opinião, o golpe de Bruno de Carvalho será mesmo e exactamente esse: jogar com o "medo" de Marta Soares, depois de um processo em que já terá cometido demasiados erros e recolhido concomitantemente, embora elegantes para o grau dos "crimes", críticas bem generalizadas.

Salvo melhor opinião será tempo de Marta Soares fazer, finalmente, o que tem de ser feito. Perante uma tão óbvia e clara existência de "argumentos jurídicos para recusar esta evidente manipulação", o caminho deverá ser apenas um e só um: máximos rigor e dureza para com a ameaça da "sabotagem narcísica" de Bruno de Carvalho, até que acabe por surgir, como inevitávelmente acontecerá, o seu completo e total esgotamento!...

Paninhos quentes, NUNCA!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. mas do que é que os Sportinguistas que não apoiam o Bruno De Carvalho tem medo? deixem-no ir a eleições e votem noutro, assim ele não pode por ninguém em tribunal e acabou-se. O problema é que o sporting não é dos sportinguistas e não é um clube democrático. um grupo de notáveis decide que um presidente não presta e põem lá o Sousa Cintra SEM QUALQUER LEGITIMIDADE, e tem medo que o BdC ganhe e acabe com as borlas para irem a bola num passeio de vaidades e ganharem dinheiro com o Jorge mendes vendendo o sporting em saldos. se não porque estão tão preocupados? não me parece que onsporting esteja assim tão mal, pois há muitos a querer tacho!

    ResponderEliminar
  2. Desporto preferido: tiro ao bruneco. Falar de futebol, népia. Rumo ao tetra ou penta lugar.

    ResponderEliminar
  3. Marta Soares irá resolver o problema. Se há alguém especialista em flik flacks é o bombeiro!
    E em contornar a ética também. Exemplo disso é Cavalleri, que após retirar o patrocínio ao Sporting, é convidado pelo ex-PMAG para a Comissão de Gestão para de seguida "saltar"para a lista de Ricciardi, juntamente com outro membro da CG, Jorge Gurita.
    Enquanto isso estes imprestáv... digo, notáveis, como Carlos Barbosa, não exigem explicações quanto à promessa de Torres Pereira de que nenhum membro da CG iria figurar em listas de candidatos.
    Continuam preocupados com alguém que não pode ser presidente por estar suspenso, e preocupados com uma minoria que não irá votar num candidato que não o é.
    Enquanto isso António Salvador se dá ao luxo de gozar com o Sporting no negócio de Palhinha!!! Estamos a pagar para o Braga ficar com Palhinha!!!
    Vítor Ferreira foi mais esperto(como os cães) e já arranjou tacho na lista de Ricciardi. Carlos Barbosa deve estar a trabalhar nisso. Ontem na apresentação da lista de Ricciardi vi outro paineleiro da CMTV. Começa a ficar claro como está montada a "máquina" e toda a dedicação dada por aquela estação ao Sporting!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Os apoiantes de BdC acham que este deve ser admitido a eleições porque isso seria a democracia a funcionar.

    Os não apoiantes de BdC acham que este deve ser admitido a eleições porque a sua derrota o retiraria definitivamente de cena e pacificaria o SCP.

    Ambos estão equivocados. Os primeiros (e também os segundos) porque a democracia se alicerça na lei (ou nos estatutos) e a lei nunca pode ser contornada só porque nos dá jeito. Os segundos porque (quase) nada retirará BdC de cena, muito menos uma derrota em “eleições ilegítimas”.

    Se BdC, pela lei, pode ser candidato, então tem de ser candidato. Se, pela lei, não pode ser candidato, então não deverá concorrer a eleições. É tão somente a lei que deverá (e vai) contar. Dura lex sed lex, sempre.

    ResponderEliminar
  5. Só não consigo medir quem tem mais falta de vergonha: se o sócio suspenso BdC, assumindo que tem uma marioneta numa lista que, na realidade, é dele, ou se os zombies que o seguem, incapazes de ver a trafulhice evidente que estão a aceitar.

    Algum desses zombies, ou os seus mandantes, é incapaz de parar. um bocadinho que seja, e pensar no que estão a fazer ao Sporting?

    ResponderEliminar