quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Pode ser que o frio do Cazaquistão ajude!...


O ESSENCIAL PARA O SPORTING


«A assembleia geral do próximo sábado é muito importante para o Sporting, para o presente e para o futuro do Sporting, mas não é ‘histórica’. Haja o que houver, o clube, que tem mais de um século, continuará, o caos não está iminente. Mas também não existe, a ver se nos entendemos, nenhuma chantagem ou ultimatum. Há uma clarificação que surge no contexto conhecido e que seria desnecessária se o processo tivesse sido conduzido de outra forma pelo poder vigente, porque para a oposição – que não está tão tão pouco organizada como se quer fazer crer – a barafunda é magnífica. 

Tenho defendido nestas páginas, e argumentado julgo que com consistência, que Bruno de Carvalho deve continuar como presidente, que o trabalho e os resultados em todos os planos, incluindo o futebol, falam por ele e que uma saída de cena lançaria uma enorme instabilidade sobre o clube numa altura muito delicada da época desportiva. 

Não tendo qualquer informação privilegiada, creio que uma maioria esmagadora dos sócios do Sporting votará a favor da alteração dos estatutos e dará um voto de confiança à direcção, evitando que o clube mergulhe numa fase de contagem de espingardas que faria lembrar os piores tempos do Sporting. 

Aqui chegados, também me importa pouco discutir, outra vez, o estilo ‘agressivo’ de Bruno de Carvalho, que compreendo (e com o qual concordo) em muitas questões – dos vouchers aos emails – e do qual discordo em matérias como, para dar exemplos concretos, os escritos sobre Rui Santos ou Pimpinha Jardim. Tendo um muita importância como comentador desportivo e outra reduzida importância como comentadora social, o presidente do Sporting tem que conviver com a crítica, faz parte da função, mesmo – sendo ou não sendo o caso – essa crítica injusta ou até maliciosa. Bruno não se pode defender? Sim, por certo mas não como o tem feito, com os termos com que o tem feito. 

Estas questões, sendo secundárias mas não irrelevantes, só contribuíram para criar ruído à volta do presidente numa bola de neve, que, no limite, pode fazer com a assembleia caminhe para nova arruaça como sucedeu a 3 de Fevereiro.

A condução dos trabalhos é um ponto chave da reunião magna de sábado, mas BdC, com os seus nervos à flor da pele, deve pensar dez vezes e estar preparado para todo o tipo de provocações. O seu discurso belicista não o ajuda. E ser firme, se houver um clima de confronto (de ideias), é muito diferente de ser agressivo. 

Se ganhar, como julgo que ganhará, deverá reflectir sobre a estratégia de comunicação. Não se trata de mudar a sua essência, sim de afinar o foco. Nem tudo é importante, só muito pouco é essencial. O que está em causa é o futuro do Sporting...»
(Nuno Santos,Ângulo Inverso, in Record)


A 'fogueira' já tem achas que chegam e sobram, pelo que julgo que o meu aplauso às palavras que Nuno Santos entendeu verter na sua habitual crónica, será suficiente! Além disso...

Pode ser que o frio do Cazaquistão ajude!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário