sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Vencer o arcaísmo e a inércia!...


Reunião magna realizada esta quinta-feira

O Sporting Clube de Portugal informa os Sócios dos resultados da Assembleia Geral comum ordinária que se realizou esta quinta-feira, 30 de Setembro, no Pavilhão João Rocha.

«Com cerca de 750 votantes presentes, conheça abaixo os resultados oficiais, sendo que apenas estão incluídos os votos válidos:
Ponto primeiro – Deliberar sobre o Relatório de Gestão e as Contas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de julho de 2019 a 30 de junho de 2020, elaborado pelo Conselho Diretivo e acompanhado do Relatório e Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar, já antes votados e não aprovados na Assembleia Geral realizada em 26 de setembro de 2020.
VOTANTES (750)
Contra - 473 (63,07%)
A favor - 277 (36,93%)
VOTOS (3974)
Contra - 2354 (59,24%)
A favor - 1620 (40,76%)
Ponto segundo – Discutir e deliberar sobre o Orçamento dos Rendimentos, Gastos e Investimentos e sobre o Plano de Atividades do Sporting Clube de Portugal, para o ano de 1 de julho de 2021 a 30 de junho de 2022, elaborado pelo Conselho Diretivo e acompanhado do Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.
VOTANTES (751)
Contra - 459 (61,12 %)
A favor - 292 (38,88%)
VOTOS (3986)
Contra - 2287 (57,38%)
A favor - 1699 (42,62%)
Ponto terceiro – Discutir e deliberar sobre o Relatório de Gestão e as Contas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de julho de 2020 a 30 de junho de 2021, elaborado pelo Conselho Diretivo e acompanhado do Relatório e Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.
VOTANTES (751)
Contra - 465 (61,92%)
A favor - 286 (38,08%)
VOTOS (3980)
Contra - 2312 (58,09%)
A favor - 1668 (41,91%)
Ponto quarto – Discutir e deliberar sobre a proposta do Conselho Diretivo de atribuição às portas do Estádio José Alvalade dos seguintes nomes representativos do Clube: Vítor Damas, Hilário, Stromp, Jordão, Cinco Violinos, Yazalde e Manuel Fernandes.
VOTANTES (743)
Contra - 331 (44,55%)
A favor - 412 (55,45%)
VOTOS (3909)
Contra - 1622 (41,49%)
A favor - 2287 (58,51%)»

Foram cumpridas as disposições estatutárias do Sporting Clube de Portugal: os associados do Clube reprovaram, esta quinta-feira, em Assembleia Geral, os dois últimos Relatórios e Contas (de 1 de Julho 2019 a 30 de Junho de 2020; e de 1 de Julho de 2020 a 30 de Junho de 2021), bem como o Orçamento dos Rendimentos, Gastos e Investimentos e sobre o Plano de Actividades do Sporting Clube de Portugal (para o ano de 1 de Julho de 2021 a 30 de Junho de 2022). O único ponto aprovado foi o da alteração dos nomes das portas do Estádio de Alvalade para nomes representativos do clube: Vítor Damas, Hilário, Francisco Stromp, Jordão, Cinco Violinos, Yazalade e Manuel Fernandes.

Após a divulgação dos resultados das votações e no encerramento de mais uma reunião magna do Sporting, o presidente do Sporting teve a oportunidade de se dirigir a todos os associados presentes, bem como aos restantes 99% espalhados pelo mundo, tendo afirmado:

"Acima de tudo, esta noite é a noite mesmo ideal para os sócios fazerem uma muito séria reflexão do que querem do Clube e que participação querem ter neste Clube. A verdade é que sistematicamente temos um grupo de cerca de 400 pessoas que se apresenta sempre nas assembleias e com a sua orientação de voto quer que o Sporting CP seja campeão nacional, quer ainda que ganhe a Liga dos Campeões, e estão no seu direito.

É um grupo inferior a 1 por cento dos sócios votantes e a pergunta que faço é se os 99% dos sócios votantes querem continuar a permitir que uma minoria - que se dirige sistematicamente à Assembleia com o insulto e ameaça como argumento - continue a bloquear a gestão do Clube. Temos os estatutos, vamos cumprir, mas é altura da grande massa associativa do Sporting pensar no que quer para o Clube e que participação quer fazer."

Aqui do meu canto e no pleno uso dos meus legítimos direitos de associado de décadas, ainda que não presente na AG, por naturais e inultrapassáveis vicissitudes geográficas e não só, apenas a constatação da mentira que continua a constituir qualquer Assembleia Geral que nos tempos que correm venha a ser levada a efeito nas circunstâncias de todos conhecidas. Continua a constituir algo de surreal e absurdo o facto de que, à luz dos estatutos em vigor, seja permitido a uma mão cheia de "negacionistas orquestrados e carregados de má fé" - cujo número a reunião magna de ontem fixou, precisamente, em 473! -, condicionar a gestão de um Clube centenário com mais de 4 milhões de adeptos e a caminho dos 200 mil associados!...

Hoje por hoje e para este associado que continuarei a ser até ao fim do meu campeonato, a credibilidade de qualquer AG que venha a realizar-se nestes moldes será sempre e inexoralvelmente... ZERO! Salvo melhor opinião, apenas os actos eleitorais para os corpos sociais do Sporting Clube de Portugal, apenas e sempre que seja permitido o voto por correspondência a todos os associados do Clube que pretenderem manifestar a sua posição, me merecem ou merecerão crédito!...

Penso ser um desafio urgente, imperioso e inadiável para todos os juristas sportinguistas, a elaboração de uns novos e revolucionários estatutos para o Sporting Clube de Portugal, capazes de colocarem um ponto final na actual e degradante situação! Que me perdoem todos os "homens de leis sportinguistas", mas não me revejo nas palavras do actual PMAG do Sporting, Rogério Alves:

"As pessoas votaram. À Mesa da AG compete criar condições para se fazer a AG. Vamos todos com a consciência de dever cumprido. Não vou tirar ilacções políticas do resultado. Isso será uma ponderação do Conselho Directivo. À mesa compete organizar a AG e viabilizar a mesma. A análise compete ao Conselho Directivo."

Entendo estas palavras como reflexo de um intolerável comodismo com laivos de demissão das responsabilidades que lhe estão incumbidas! É preciso fazer alguma coisa para que o Sporting Clube de Portugal deixe de correr o perigo a que está a ser sujeito nos dias que correm! O Clube exige que "os homens de leis sportinguistas" como Rogério Alves e talvez centenas de outros, lhe ofereçam o seu decisivo e revolucionário contributo, para o urgente e imperioso "aggiornamento" estatutário que a situação exige. Soará sempre a conformado comodismo, viver sob o jugo se leis arquitectadas há mais um século e que cada vez mais se revelam arcaicas e inoperantes...

Que o esforço, dedicação, devoção e inteligência dos "homens de leis sportinguistas", sejam capazes de... 

Vencer o arcaísmo e a inércia!...

Leoninamente,
Até à próxima

23 comentários:

  1. Portanto a palavra dos sócios é soberana, excepto a dos sócios que aparecem para votar?

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou "a tentar descobrir"...
    Se o que alguns sócios querem para o Sporting "a instauração do caos"...

    Foi-me absolutamente impossível ir votar e nesta caso...creio que convocar uma AG para este dia da semana "foi um erro"...

    Spporting Sempre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haverá erros maiores, meu amigo! A começar pela caricatura de estatutos que temos!...
      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Continuo a não entender como se marca uma AG para uma 5ª feira às 18h30 e depois se queixam da fraca adesão à mesma! Era expectável que acontecesse o que aconteceu: quem lá foi fê-lo com um objetivo claro, mas compareceram!

    Não deixa de ser importante registar que o Dr. Varandas ainda não conseguiu ganhar uma única votação em termos de número de votos! Nem uma!

    Continuo sem perceber também porque continua a hostilizar quem tem ideias diferentes, quando o seu slogan era unir o Sporting. O Dr. Varandas é péssimo na comunicação e isso é um dos fatores que leva ainda estarmos neste clima de reguilha, mesmo despois de um campeonato ganho!

    ResponderEliminar
  4. Penso que o Miguel Poiares Maduro tem uma proposta de revisão dos estatutos pronta. É a direcção pegar nisso e ter a coragem (porque é só disso que se trata) de iniciar o debate que se impõem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que depois não façam a votação a uma 4 feira à hora de almoço...

      Eliminar
  5. Mas há aqui um pecado original, que se deve atribuir à direção do clube: marcar para uma quinta feira às 18,30 - nessa hora até jogava Portugal, com maioria de jogadores do Sporting, uma ida à final mundial de Futsal- é um autentico tiro no pé. E porquê? Já se sabia que os " que votam sempre contra " iam estar lá, por questões pessoais, pequenas vinganças de caserna, coisas ainda mal geridas com situações anteriores, etc, etc. Não foi pelo relatório e contas que, de certeza, quem votou contra, mais de metade não o leu.
    Eu por exemplo, que vivo a 350 quilómetros de Alvalade, se fosse a um Sábado tinha ido à Assembleia Geral, agora a uma quinta feira às 18,30 não lembrar ao careca.
    Portanto, o Presidente da Assembleia Geral, antes de marcar a data, tem de pensar menos no seu escritório e na ida às televisões e mais no Sporting e nos seus sócios que estão espalhados pelo País.
    Depois, claro, acontecem estas coisas totalmente desnecessários e até ridículas para um Clube desta dimensão. Colocaram-se a jeito, como sói dizer-se.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Dizemos que o Sporting é um clube diferente e tenho de concordar, no entanto e com pena minha para pior. Olho para os rivais e comparo com o nosso clube e nao percebo como um clube que 20 anos depois ganha um campeonato, ganha tudo em todas as modalidades colectivas, começa a ter uma estrategia e a direçao nao consegue passar um orçamento. Infelizmente ha gente que se diz do Sporting mas que do Sporting tem pouco, é ver outros blogs por ai e é o bota a baixo desde a direcao aos jogadores campeoes. Somo realmente diferentes, somos caninais, auto-destrutivos e quem assim e merece muito pouco ganhar. É triste mas é a realidade. Preparemo-nos para mais 20 anos de espera…enfim…

    ResponderEliminar
  7. O Presidente Varandas esquece que também foi eleito com menos votantes do que o candidato Benedito.

    ResponderEliminar
  8. Os saudosistas de BdC votariam sempre contra o relatório! independentemente dos seus méritos ou não. As assembleias são o reduto onde podem demonstrar a sua existência e fazer oposição. Chama-se a isto autoflagelação sportinguista. Eu quero lá saber que o presidente se chame Varandas ou qualquer outro nome, se concordo com o modelo atual do clube, voto a favor. Os sectários de BdC atuam de forma contrária, querem a saída de Varandas mesmo com os sucessos desportivos que o homem vêm alcançando. Terão que fundar outro clube com o nome do seu Deus. Alguns que sempre defenderam o atual modelo assente na formação continuam a insistir nos deméritos do orçamento, mas isso é apenas uma forma de fazer oposição. O seu ódio a Varandas é superior ao seu amor ao clube. Quantos relatórios de contas e orçamentos, no passado, eram aprovados com prejuízos gigantescos? Os sócios nem queriam saber disso. O atual contexto pandémico e um modelo para o futebol em consolidação, obviamente, não podem permitir grandes resultados financeiros, imediatamente, e os órfãos sabem muito bem isso, mas preferem a política da terra queimada. Antes, a conversa era a destruição das modalidades, a falta de rumo para o futebol feminino etc. Como estes dois argumentos se têm revelado vazios, agarram-se ao que podem, que é as contas. Até quando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Helder, eu até te respondia, se tivesse tempo, e, porque não dizê-lo, paciência para o fazer e até o fazia em braille pois julgo que és cego como eu e, partantes!..., como diz o outro!
      O que acontece, na minha insignificante opinião, é que a Democracia funcionou e ponto final! Quem não gostar que se mude! Parece que na China ainda há lugar para muitos, apesar de eles serem também muitos, e de muitos não terem permissão para abrir a boca, por muito que tenham razão, ou não! Esta indirecta, ou não, não é, óbviamente dirigida a ti, companheiro! Compreenderás porquê!

      Eliminar
    2. Eu já ultrapassei essa fase de me preocupar com contas e assembleias! Preocupo-me é com as minhas... Quero é desfrutar das vitórias do Sporting. Mais a mais, quando isto emana tudo de rivalidades pessoais, uns porque querem-se manter no poder e outros porque o querem recuperar. Fica os pontos da palavra em Braille que eu quero, sempre, no Sporting: 14, 1, 134, 1234, 15, 345, 135.

      Eliminar
  9. E os "mesmos" continuam a fazer estragos.
    Urgente alterar estatutos.


    ResponderEliminar
  10. Muito bem! Apoiado! É tempo de dar a voz a todos os sócios, incluindo aqueles que,como eu que, por razões de saúde ou geográficas não podem estar presentes nas Assembleias, permitindo o voto por correspondência ou eletrónico, evidentemente depois de lhe ser dado conhecimento das propostas a apresentar.

    ResponderEliminar
  11. Estive presente na AG e votei a favor. Mas quando um presidente ,ainda por cima campeão, não consegue mobilizar 1,1% dos sócios está tudo dito em relação á sua liderança. Forte abraço a todos os sportinguistas.

    ResponderEliminar
  12. Constou-me, que o Presidente terá feito uma referência ao anterior, dizendo que o mesmo não trabalha há três anos, à conta do dinheiro que conseguiu no Sporting. Não se isto é verídico, não sei se é verídico em relação ao anterior, só acho que se for verdade ter feito essa afirmação é baixo, vindo de um dirigente que ganha o triplo do que o outro ganhava e não se coibiu de se aumentar, mesmo com resultados financeiro catastróficos. Os prejuízos acumulam-se e já assim eram antes da pandemia, fazer-se contratações absurdas (Paulinho é um exemplo) só para falar em futebol! Depois admiram-se que não haja paz!
    SL

    ResponderEliminar
  13. – marcar uma AG para uma quinta feira às 18h30 e depois vir-se queixar da pouca afluência e menosprezar a percentagem de votantes?
    – mais uma intervenção de Frederico Varandas, mais um toro para a fogueira que divide os Sportinguistas

    ResponderEliminar
  14. Só mais uma achega: BdC é passado, mas quem acha que o futuro do Sporting pode ser construído por Frederico Varandas, está a enganar-se a si próprio. Não lhe retira o mérito pelas conquista desportivas (mas aí também há que dar mérito também aos respectivos departamentos), mas a vida do clube tem também que levar em conta a vertente financeira, mais tarde ou mais cedo, a coisa rebenta e é o clube que sofre as consequências.
    Cada vez que intervém demonstra que não é um líder!
    No próximo acto eleitoral se os candidatos forem os mesmos passa, mas se surge alguém com carisma (embora também não veja quem), adeus.

    ResponderEliminar
  15. Liderança é ganhar títulos! O resto é ser campeão da retórica e da oratória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia:
      Concordo em absoluto com ambos comentários do Hélder Mestre, este e o mais acima.
      Não me surpreenderam os resultados da AG, estas pessoas do @contra” têm como objectivo derrubar os Orgãos Sociais, e vão estar todos lá sempre, como os de um certo partido nas eleições. Resta aos restantes associados, no próximo dia 23, fazer como fizeram num outro dia 23, em 2018, e irem calar a boca a essa malta em massa.
      Abraço ao Helder, ao Paulo T, ao meu confrade do Oeste Max, e ao grande Álamo, quem tem pachorra para nos aturar a todos.
      José Lopes

      Eliminar
    2. Caro José, tem toda a razao. Forte abraço!

      Eliminar