segunda-feira, 11 de outubro de 2021

As "taveiradas" continuarão a custar milhões!...


Trabalho no relvado de Alvalade: intervenção já começou
Vistoria diária  prepara série de quatro jogos seguidos em casa, em Outubro e Novembro

«A actual pausa competitiva não beneficia apenas a equipa do Sporting, sendo igualmente importante para o próprio relvado do José Alvalade. A despeito de ter sido colocado há poucos meses, durante o Verão, nas últimas partidas já foi bem visível o claro mau estado do tapete em algumas zonas do terreno, dentro e fora das quatro linhas, situação que, como avançámos, iria obrigar a uma intervenção na paragem para as selecções. Dito e feito, uma vez que, apurou Record, os trabalhos já se iniciaram e vão prolongar-se, pelo menos, até ao próximo duelo em casa, no dia 23, contra o Moreirense.

Será, aliás, esse o primeiro de uma série de quatro jogos consecutivos em semana e meia (do dia 23 a 3 de Novembro) em Alvalade, seguido de Famalicão, V. Guimarães e Besiktas, o que naturalmente irá levar o relvado ‘ao limite’, contrastando com o descanso que recebeu no último mês – o Sporting jogou pela última vez no seu ‘reino’ a 24 de Setembro, com o Marítimo, na Liga.

Neste sentido, o tratamento que tem vindo a ser realizado não é de fundo, ou seja não exige a remoção por completo do relvado, mas de qualquer maneira as sessões têm sido diárias com o intuito de melhorar o nível de enraizamento e, consequentemente, diminuir a quantidade de tufos. De resto, a própria arquitectura do estádio é um dos principais factores que conduzem ao surgimento de problemas.

Mudança esclarecida

Este foi, precisamente, um dos temas na ordem do dia na Assembleia Geral da SAD, que teve lugar no passado dia 6. Instado quanto à mudança da empresa que gere o tapete do José Alvalade - o contrato com a ‘RED’ terminou antes do Verão e a ‘Sport Relva’ foi a sucessora -, Frederico Varandas justificou a escolha com motivos financeiros, assumindo que a apresentação de um preço mais competitivo acabou por ser determinante.

O Sporting terá de viver por muitos e bons anos com os recorrentes problemas que o relvado sempre colocará, num estádio cuja arquitectura, desde o início da sua construção, se revelou inadequada ao único fim que deveria ter sido tomado em linha de conta na sua concepção: o futebol e o palco que a ele estava associado...

Agora nada adiantará chorar sobre leite derramado. O mal foi feito há mais de vinte anos através da malfadada eleição de um projecto obnóxio e seremos obrigados a viver com ele, no mínimo, outros vinte ou mais ainda. Mas a experiência tem-nos mostrado que o Sporting terá de tratar no futuro o grande problema do relvado do seu estádio com pinças e sem qualquer tipo de ligeireza, concessões ou facilitismos, sob pena de se ver confrontado com situações muito semelhantes às que todos pudemos constatar em 24 de Setembro, no final do encontro com o CS Marítimo. O relvado do Estádio José Alvalade sempre exigirá até ao fim dos seus dias, cuidados diferentes e bem mais exigentes que a grande maioria dos relvados que se conhecem e...

As "taveiradas" continuarão a custar milhões!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Realmente, nunca percebi como é q uma obra emblemática para o Sporting foi adjudicada a um lampião. Nem foi a um benfiquista. Foi a um lampião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estilo de gestão de quem adjudicou não tem o Sporting como prioridade.

      Eliminar
    2. Mais apropriado seria dizer... "não tinha"!...

      Eliminar
  2. quando contrataram a outra empresa, de repente, o estádio já não impossibilitava o bom relvado

    ResponderEliminar