terça-feira, 20 de julho de 2021

Nem imagina o que perde!...



«Rúben Amorim foi confrontado com a saída de João Mário, sublinhando que os jogadores "fazem as suas escolhas". O treinador confirmou que o Sporting fez uma proposta para ficar com o médio, que rumou ao Benfica, mas vincou que a SAD não irá abrir excepções por ninguém.

"O Sporting já perdeu antes o Balakov, o Figo ou o Bruno Fernandes, que quando cheguei vimos as estatísticas e era quem assistia e marcava. A equipa vale pelo todo. Os jogadores vão para onde querem e fazem as suas escolhas. Enquanto esteve aqui foi um excelente profissional e fez as suas escolhas, acredito que devemos seguir o que queremos. O Sporting disse desde o primeiro momento que queria o João Mário. Fizemos a proposta, a nossa parte, mas não nos desviamos um milímetro do nosso projecto, isto é muito maior que o treinador e os jogadores", referiu Amorim à Sport TV após o triunfo sobre o Angers (2-0), em jogo de preparação.

Questionado sobre se está preparado para perder mais jogadores, o técnico remeteu para Hugo Viana e Frederico Varandas: "sabemos o momento e o projecto, o dinheiro é muito importante mas mais do que os jogadores e o treinador é o caminho que seguimos. Fomos campeões mas nada muda, a ideia é clara e não vamos mudar um milímetro."

Rúben Amorim deixou ainda elogios aos reforços Rúben Vinagre e Ricardo Esgaio:
"O Vinagre é tecnicamente muito evoluído, com andamento muito grande, mas jogou em equipas diferentes de nós, sem ataque continuado. É um valor de futuro. Fazemos contratações também a pensar no futuro. O Esgaio também queríamos muito. Dá-nos coisas que o Porro e o Gonçalo Esteves não dão. Pode jogar no meio e encostado à linha. Acredito muito neles, isso é notório e estou feliz por tê-los."

Confrontado com a hipótese de Manuel Ugarte reforçar o plantel leonino, Amorim admitiu mesmo que aprecia as qualidades do jovem médio uruguaio do Famalicão. "Quem vier serão jogadores que já queríamos. Não pelo que vimos agora mas já desde a época que passou que tínhamos essa ideia. Quem vier será nesse sentido. Se o Ugarte encaixa? É um excelente jogador, vamos ver..."

Rúben Amorim fez ainda um balanço positivo do estágio do Sporting que amanhã termina no Algarve mas sublinhou que a equipa ainda está longe de estar 'no ponto'.

"Foi um jogo complicado, com alguns momentos com dificuldades físicas em acompanhar os adversários. Mas sabíamos disso, estamos no fim do estágio. Entre os jogadores que estiveram na Selecção, o Palhinha teve alguma competição mas os outros não. E com muitos jogos não dá para treinar quem não joga. Foi dar ritmo a esses jogadores e consolidar processos. Fazemos um bom balanço mas temos muita coisa a melhorar."

A Supertaça, diante do Sp. Braga, é já no dia 31, e Amorim reafirma que o seu conjunto ainda está a evoluir: "O que procuramos melhorar? Tudo. Temos jogadores novos, alguns a mudar de posição e sempre a evoluir. Voltámos a não sofrer golos, mesmo tendo sofrido mais ataques. Podemos melhorar tudo, tudo está ainda no início."
"Não mudou nada, somos candidatos a vencer os jogos, por sermos campeões não vamos mudar a nossa maneira de ser que, ao contrário do que se pensa, é de muita ambição." »

Eis o balanço do estágio no Algarve, que decerto muitos sportinguistas aguardariam com curiosidade. Como sempre, nada ficou por dizer e muito menos nada foi dito que possa ter constituído surpresa. Já todos conhecemos Rúben Amorim. Quem ainda não o conhecer...

Nem imagina o que perde!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Caro Álamo,

    Este RA é um tipo com algumas qualidades realmente extraordinárias. É um comunicador e um lider nato: nunca foge, sempre frontal! Depois é de uma coerência quase teimosia (que eu valorizo muito, mostra que tem valores e não verga). este discurso do jogo a jogo e do que interessa é a equipa é, para mim, o segredo do sucesso, ou melhor, a base do sucesso!
    Tive a felicidade de representar o nosso clube e para mim era claro, que o mais importante era o Sporting e não qualquer um dos atletas. Mais, sempre que perdemos algum dos atletas importantes, quase sempre conseguíamos ganhar e dar a volta por cim, tal era a união e a responsbilidade de representar o Sporting!

    Acho que esta época vamos estar debaixo do varapau dos senhores do apito mas, como no passado ano, estou muito confiante como que vou vendo e ouvindo! Era tão importante o bi para o Sporting... mas tão importante paracimentar o hábito ganhador!

    Grande abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rúben Amorim é "avis rara"! Um inesperado Ferguson que o Sporting terá, necessária e obrigatoriamente de preservar por muitos, mesmo muitos e bons anos!...
      Um grande abraço.

      Eliminar