quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Organizem-se pôrra!...


NOVOS INVESTIDORES

«O Sporting anunciou que um novo investidor irá entrar com 18 milhões de euros, para a SAD, no quadro de um aumento de capital, diminuindo obviamente, em proporção, as participações dos restantes acionistas, entre as quais as do Grupo Sporting.

Já aqui tenho dito, que deverá haver preocupações reforçadas de transparência, no que respeita à idoneidade dos investidores nas SAD, tendo em conta todos os interesses, muitas vezes conflituantes, que gravitam à roda do futebol.

É pois extraordinário que o Sporting informe o mercado em geral e os adeptos em particular, que a SAD vai ter novos accionistas e que não se preocupe em divulgar quem são, o que pretendem e donde vem o seu dinheiro. Não estou sequer a falar no cumprimento das obrigações de disclosure previstas no Código dos Valores Mobiliários, outrossim na desconsideração da legítima expectativa que os sportinguistas têm de saber, desde já, quem vão ser os novos accionistas de referência da sua SAD. É que estes mistérios, geralmente, nunca auguram nada de bom.

A operação que o Sporting comunica, é, porém, muito mais do que um simples aumento de capital, porquanto envolve a emissão de novas VMOC´s no montante de 55 milhões de euros, perfazendo um total de obrigações convertíveis, emitidas pela SAD de 190 milhões de euros, para um capital social de 85 milhões de euros.

Não tenho nada contra a conversão de dívida bancária em obrigações, desde que configure dilação de prazos de pagamento e diminuição de spread, como esta operação parece ser.

O que é preocupante é que o Sporting, para manter a maioria simples do capital da SAD, terá de resgatar 99 milhões de euros de VMOC´s, na respectiva maturidade e a dúvida que me assalta é se esta operação prevê (onde e de que maneira?) fluxos financeiros que garantam sempre a maioria do capital da SAD no Sporting, ou é o empurrar com a barriga para a frente e em 2026 logo se vê.

Como tudo na vida, não basta apregoar a transparência, é preciso também demonstrá-la nos actos e, em particular, com a importância e impacto destes.»

Estará demasiado apurado este meu "sexto sentido de sportinguista", ou esta crónica estará a mostrar este nosso consócio em "bicos de pés"?!...





Mas, nesse caso, será algo estranho o seu nome não ter constado daquela lista de 10 putativos candidatos que recentemente vieram à ideia de um outro nosso ilustre consócio!...

Organizem-se pôrra!...

Leoninamente,
Até sempre, Sporting Sempre!...

5 comentários:

  1. Pode ser que ele se chegue à frente com uma solução para reavermos os milhões que o Godinho e JEB torraram no nosso recente passado.

    Todas as soluções e ideias são bem vindas.
    Cuspir para o ar e dizer que assim não pode ser, não me parece solução.

    Mas também não me parece que seja este um possível candidato.
    Parece-me mesmo que dificilmente aparecerá um candidato.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Há cerca de 4 anos atrás, o Peyroteo Couceiro afadigava-se a colocar-se na montra, ficando eu na dúvida se o cartaz do preço dizia Vende-se ou Aluga-se Putativo Candidato À Presidência do SCP.
    Mas, pronto, rei morto, rei posto, aqui está um candidato a oferecer-se para ocupar o lugar de candidato à Presidência do SCP.
    Não sei, em boa verdade, se será falta de organização dos opositores do actual Presidente, pois poderá ser falta de um fato anti-fogo à medida de alguém com receio de ficar chamuscado mal retire mal mostre a cara.
    Carlos Barbosa está a por-se a jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Barbosa da Cruz , amigo Liondamaia! Da Cruz, o da Cofina! Porque Carlos Barbosa é o outro, o da ACP!...

      Claro que é tudo farinha do mesmo saco!...

      Eliminar
    2. Carlos Barbosa da Cruz, aka City Lion?

      Eliminar
    3. Eu jamais faria uma aposta a negá-lo, caro Mike Portugal! Mas não possuo dados para o confirmar. De qualquer forma, será farinha, ou farelo, do mesmo saco!...

      Eliminar