terça-feira, 15 de novembro de 2016

É uma vergonha para o futebol português!...

(LINK1)



«O Campeonato de Portugal foi a primeira competição nacional do futebol português. A sua antiguidade, e o seu fim em 1938, talvez tenham votado a memória da prova a um certo abandono, com os próprios vencedores da competição a listarem as suas vitórias na competição em plano de pouco destaque, não lhe dedicando a atenção que sempre deram a outras provas.

Para a história fica a lista de vencedores: FC Porto e Sporting (4 vezes), Belenenses e Benfica (3 vezes) e Marítimo e Carcavelinhos, todos eles Campeões de Portugal.

A prova que surgiu para coroar o Campeão de Portugal - assim era reconhecido o vencedor da competição - disputava-se em eliminatórias, à imagem da Taça de Portugal, que começou em 1938/39, para substituir precisamente esta competição...»

Continuação... (LINK2)


Remate...

«... Em 1938 disputou-se o Campeonato de Portugal pela última vez e o Sporting conquistou o seu quarto troféu, superiorizando-se ao rival Benfica (3x1).

A nova competição

Quatro anos antes criara-se a Liga Experimental, uma prova disputada em moldes bem diferentes do Campeonato de Portugal. O vencedor da Liga era atribuído no fim da época, depois de todas as equipas se terem defrontado em casa e fora. A equipa que contabilizasse mais pontos vencia a prova.
(NOTA DE ÁLAMO: "a equipa que contabilizasse mais pontos vencia a prova", jamais poderia ser considerada Campeão Nacional)

Em 1938 resolveu reestruturar-se o futebol português, criou-se o Campeonato Nacional da Primeira Divisão, que a partir de então começou a coroar o Campeão Nacional. Por sua vez o Campeonato de Portugal foi substítuido pela Taça de Portugal, que seria jogada em eliminatórias, abertas a um maior número de equipas.

Curiosamente, o troféu seria o mesmo e ainda hoje, se se observar com atenção o troféu da Taça de Portugal, é fácil encontrar as placas com os vencedores do Campeonato de Portugal entre 1922 e 1938, ao lado dos vencedores da Taça de Portugal desde 1939 até aos nossos dias.»



Esta é a verdadeira história das competições oficiais de futebol em Portugal!... Como sportinguista, sem jamais abdicar da minha dignidade e inteligência, deixo por aqui em apenas três pontos e definitivamente, o que penso sobre a matéria:

1 - O Sport Lisboa e Benfica vem sendo protagonista da maior TRAFULHICE que alguma vez algum clube terá perpetrado no futebol português, ao usurpar três títulos que nenhuma disposição regulamentar da organização máxima do futebol português alguma vez lhe conferiu. Os seus dirigentes e adeptos deveriam envergonhar-se de tamanha ignomínia.

2 - O Sporting Clube de Portugal, prepara-se para responder com "filhadaputice" à "filhadaputice benfiquista", perante a "filhadaputice" de toda a pirâmide instituicional que emerge do futebol português. Compreendo que quando a voz da razão, do bom senso e da inteligência nada valem neste pântano em que o futebol português está atolado, a Lei de Talião seja o último recurso. Mas recuso a escolha imediata desse fácil caminho. Haverá, antes de tal "apocalipse", um imenso oceano para percorrer, mares e mares talvez nunca antes navegados por desbravar, até que se baixem os braços e nos afundemos todos nos excrementos dos outros!...

3 -  À Federação Portuguesa de Futebol caberá, a meu ver, a escolha imperiosa e urgente de um de dois caminhos:

3.1 - Declarar-se incompetente para repôr, no mais curto prazo possível, a legalidade em toda esta situação caricata e verdadeiramente "terceiromundista" e, consequentemente, convocar uma assembleia geral extraordinária que definitivamente o possa fazer.

3.2 - Ousar ter a coragem de se declarar competente para decidir sobre a matéria e, seja através da decisão maioritária do colégio constituído pelos 11 membros da sua direcção, seja através da auscultação do plenário alargado a todos os 47 membros que constituem a totalidade dos seus orgãos sociais - solução que se me afigura mais democrática e natural e facilmente aceite pelo mundo do futebol -, decidir de uma vez por todas o que urge decidir, considerando:

3.2.1 - Ser absolutamente abusiva, ilegal e merecedora de censura pública explícita, a apropriação de três títulos alcançados numa prova experimental, por parte do Sport Lisboa e Benfica, dado que o Campeonato Nacional da I Divisão apenas arrancou na 1938/39.

3.2.2 - Ser imperioso definir de uma vez por todas se aos vencedores dos 16 Campeonatos de Portugal - entre 1922 e 1938 - deverão ser atribuídos os títulos de Campeão Nacional, por ser a única prova oficial que o poderia determinar e que esses clubes somarão naturalmente aos alcançados no Campeonato Nacional da I Divisão a partir de 1939, ou se esses títulos deverão ser somados àqueles que os clubes alcançaram na Taça de Portugal, a nova competição que arrancou nesse mesmo ano, disputada nos mesmos moldes do Campeonato de Portugal extinto em 1938.




Dado que até ao arranque do Campeonato Nacional da I Divisão na época de 1939/40, era o Campeonato de Portugal a única e importante prova de aferimento que havia em Portugal, será lógico que possa hoje e sempre ser considerada como antecessora daquele. Mas será perfeitamente natural, legítimo e admissível que outro pensamento possa triunfar, conforme é referido em 3.2.2.


Assim como as coisas vão decorrendo, ao arrepio do bom senso e da legalidade e ao sabor da charlatanice de uns quantos, por mais milhões que se arroguem de ser...

É uma vergonha para o futebol português!...

Leoninamente,
Até sempre, Sporting Sempre!... 

4 comentários:

  1. A FPF não tem coragem de dar razão ao Sporting, mas para o carnide eles fazem um jogo qq de cintura

    ResponderEliminar
  2. Álamo, meu caro amigo,

    BEM DITO.

    TUDO bem explicado, sem "politiquices correctas", sem qualquer receio de colocar os pontos nos ii, com a coragem de chamar as coisas pelos seus nomes tal como a Dignidade (que a Inteligência e a Honestidade conferem) nos exige.

    Obrigado, meu caro.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Excelente crónica amigo Álamo, mas bem podemos esperar sentados à espera do parecer da FPF, estão todos de tal forma subjugados aos ddts, que se torna mais fácil entrar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que haver uma decisão da FPF favorável ao Sporting CP...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Só mesmo cá, q vergonha.
    Como é q ainda querem q os sportinguistas não exijam justiça e honestidade? Que aceitem isto, o dolo sem intenção, boatos publicados como verdadeiros.

    "Cá estaremos...."

    ResponderEliminar