segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dolo é conhecimento e vontade. O resto são "bufas" do Ti Herculano.

Cláudia Santos, presidente da CII da LPFP

“Tem havido alguma polémica em torno deste artigo e tem-se passado a ideia que é quase impossível verificar o dolo, mas queria apenas dizer, de forma simplificada, que o dolo é conhecimento e vontade e o que temos de perguntar para saber se o FC Porto se atrasou, querendo dolosamente causar prejuízos a terceiros é:

Sabia que horas eram? Conhecia a obrigação de o jogo começar impreterivelmente naquele horário? Conhecia. O FC Porto sabia que a razão para os jogos começarem à mesma hora vai no sentido de outras equipas não serem prejudicadas? Claro que sabia. Sabia que é assim nas últimas jornadas da Taça da Liga e do Campeonato. Portanto, sabia isso tudo e não deu ao árbitro nenhuma razão, o que mostra que o seu único motivo foi atraso, foi o de obter vantagem competitiva para o Sporting...".


A inteligência, verticalidade, isenção, transparência e coragem, que Cláudia Santos e os seus pares da CII, estão a demonstrar no processo mais mediático dos últimos tempos do futebol português, dizem-nos que ainda há esperança na regeneração de um dos mais hediondos pântanos da nossa vida colectiva, o futebol

Os tentáculos desse tenebroso "polvo", que a esperança dos sérios e honestos, nos faz crer ou desejar moribundo, e morto tão depressa quanto possível, hão-de continuar, desesperadamente, a tentar estrangular as suas vítimas. Mas, quem poderá assegurar que, mais cedo que tarde, todos quantos cá de longe, vão assistindo, incrédulos, cépticos ou carregados de fé, à dura e porventura decisiva batalha que estará a ser travada, que esta não acabará por lhes minar os músculos e a força, deixá-los exangues e distendidos, mortos, putrefactos e "comidos pelos bichos" da honra e dignidade?! 

No meio do prenúncio de tempestade tão fácil de adivinhar, apenas me inunda o doloroso receio de assistir ao baixar de braços de todas as "cláudias santos" da nossa esperança. Que não entendam que perder uma batalha, alguma vez significará perder a guerra. Que é preciso lutar sempre. Que a dignidade não se negoceia, nem mesmo em troca do Sol!...

E nem só no futebol, mas também!!!...

Leoninamente,
Até à próxima 

4 comentários:

  1. Estou enganado, ou esta Sra Dra Cláudia, é aquela de que há tempos o amigo Álamo falava, que era filha de uma sua antiga colega...e era pessoa muito competente e nada dada a cambalhachos...?

    Pois escutei-a na gravação e pareceu-me pessoa bem competente e honesta, ao contrário do Ti Herculano que também "deve ser" competente...só que desonesto...!!

    É claro que como o julgamento final não é da responsabilidade dsa Dra Cláudia, já se sabe " o resultado final", mas vamos dar tempo ao tempo...
    "Já há" gente capaz a "mexer" nessas coisas mal cheirosas, não conseguem ainda "dar-lhe" o tratamento que elas merecem...mas lá chegaremos...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu grande amigo Max, tem boa memória e está rigorosamente certo, excepto numa coisa: a mãe da dra. Cláudia Santos não é só minha colega de infância, pois honro-me de a ter como amiga bem próxima e que muito estimo.

      Recordar-se-à o meu amigo, que me surpreendeu a famigerada pena de suspensão de apenas um jogo, à "cobra cuspideira" de nome Josué, sugerida pela mesma senhora ao Conselho de Disciplina. Confesso-lhe que até hoje não consegui digerir a dualidade de critérios então utilizada. Mas sou obrigado a admitir que algo que nunca terá chegado ao meu conhecimento, tenha sustentado esse parecer.

      Esta posição de agora, tomada por Cláudia Santos, sem que ela alguma vez o sonhe, teve o condão de nos reconciliar. Agora estamos em paz e estarei sempre do seu lado, sem que ela o saiba, na luta pela regeneração do futebol português. Um grande bem haja para ela, e para o meu amigo, que através da minha pessoa, parece já também ser um seu admirador. É gente boa e séria, toda aquela família, de quem me orgulho de ser amigo.

      Um grande abraço e SL.

      Eliminar
  2. Não tenha dúvidas meu amigo, sou um admirador confesso de todas as pessoas "com vergonha na cara"...

    De tal modo,que até coloquei num outro Blog que também sigo com muito interesse...
    Este comentário "em defesa" da dra Cláudia...:


    "Vamos lá companheiros…:

    O respeitinho é muito bom…!

    Li por aí alguns a chamar “de gaja” à Dra Cláudia Santos…

    Esta dra é uma verdadeira Senhora e com “eles” no sítio…: (o saber, a idoineidade, o carácter, a vergonha, a coragem), “coisas” que pelos vistos, “faltam” a muitos herculanos…!!

    Ou eu me engano muito, ou nada mais será como antes…!!

    SL"


    O futebol só mudará com GENTE desta meu amigo...!!

    Abraço do Max

    ResponderEliminar
  3. Continuo a acreditar que o bem, um dia vencerá o mal! E chamem-me o que quiserem...

    SL

    ResponderEliminar