segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ah Leão, que orgulho !!!...

Ah Leão, que orgulho !!!...


O Sporting Clube de Portugal, como é do conhecimento público, face aos factos que impossibilitaram a realização do jogo de ontem no Estádio da Luz e de acordo com a informação então disponível, bem como na promoção da tranquilidade necessária em situações destas, anuiu que o mesmo viesse a ter lugar amanhã, pelas 20h15.

Aquela decisão teve sempre como pressuposto fundamental que estivessem garantidas todas as condições de segurança de pessoas e bens. A segurança é e continua a ser a prioridade máxima para o Sporting Clube de Portugal e esta não pode de forma alguma, nem por qualquer pretexto, ser colocada em causa.

Face a novos dados e informação recolhidos, durante o dia de hoje, nomeadamente quanto à velocidade do vento e à resistência das infra-estruturas ao mesmo, o Sporting Clube de Portugal solicitou à Liga Portuguesa de Futebol e ao Sport Lisboa e Benfica que fosse efectuada uma vistoria adicional a toda a cobertura do Estádio da Luz por uma entidade independente, idónea e competente para o efeito que garantisse a segurança do mesmo para a realização de qualquer evento. Isto porque tais factos, agora do nosso conhecimento, também o deveriam ser de todas as entidades responsáveis pela organização e licenciamento de espectáculos desportivos e serem as mesmas a tomar a iniciativa de garantir, sem qualquer tipo de dúvidas, a inexistência de qualquer risco para a realização deste jogo ou de outro qualquer evento no citado recinto desportivo.

Enquanto se aguardava que fossem efectuadas diligências nesse sentido, o Sporting Clube de Portugal foi surpreendido por um comunicado do S.L. Benfica em que reafirma que o jogo irá mesmo ter lugar amanhã sem que tivesse havido a vistoria solicitada, hoje de manhã, pelo nosso Clube.

À luz destes factos e a serem confirmados pelas entidades responsáveis e sem a devida vistoria, o Sporting Clube de Portugal poderia evocar o Artigo 94º, do Regulamento Disciplinar da LPFP, pontos 1 e 2 que lhe dariam a vitória no encontro e que passamos a transcrever: 

«1. Quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 12 UC e o máximo de 50 UC e com a sanção de reparação à Liga e ao adversário das despesas de arbitragem, de delegacias, de organização e do valor da receita que eventualmente coubesse ao adversário.

2. Se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior».

Tal não foi a nossa posição pois reconhecemos que, independentemente das responsabilidades que tenham de ser assacadas, o sucedido não teve o intuito de prejudicar o jogo em si. Neste caso, apenas movimenta o Sporting Clube de Portugal garantir que são asseguradas todas as condições de segurança para os seus sócios, seus adeptos, seus profissionais e todo o restante público presente no recinto desportivo, ao contrário do que sucedeu no jogo da Taça da Liga onde foi manifesto o dolo por parte do FC Porto em infringir deliberadamente as regras da competição.

O Sporting Clube de Portugal reafirma a sua pretensão em jogar o encontro, apresentando-se no Estádio da Luz, tal como o fizera ontem, ou em qualquer outro estádio que reúnas as condições necessárias para o efeito e com o acordo prévio do nosso Clube.

Os graves acontecimentos e a tragédia evitada ontem, como afirmou o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, não podem voltar a suceder seja por questões desportivas, económicas ou de qualquer outra índole.

Foram alertados para toda esta situação, e das preocupações do Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa. Está assim claro para todos a gravidade da situação que, para ser ultrapassada, exige uma vistoria global à cobertura por uma entidade independente e competente para o efeito. A manter-se a decisão da realização do jogo sem a referida vistoria, se algo acontecer no mesmo ou em evento futuro, consideramos que serão solidariamente responsáveis todas as entidades mencionadas, tanto como a empresa envolvida na construção e manutenção da referida cobertura.

Lisboa, 10 de Fevereiro de 2014
A Administração da Sporting SAD


Ponto final, parágrafo, mudar de linha... Sim, mudar de linha é o que terá de ser feito, para que o Sporting Clube de Portugal se apresente amanhã a jogo! Mudar de linha será voltar a colocar o futebol português na legalidade. Mudar de linha será colocar, o Sport Lisboa e Benfica, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa, perante este incontornável ULTIMATO

Ou há legalidade, decência, princípios e valores, ou... não contem connosco!...

Revejo-me em absoluto na coragem demonstrada por quem dirige e representa o glorioso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!...

Leoninamente,
Até à próxima 

3 comentários:

  1. E eu até ia mais longe...:

    A vistoria apenas feita pela Martifer...?

    Muito bem...perderíamos o jogo por falta de comparência...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Parece que a coisa se vai dar... A CML e o LNEC (incrível como não foi IMEDIATAMENTE chamado) chegaram-se à frente...

    A partir daqui o ESTADO está responsabilizado...

    Parece que era muito difícil de perceber... que não era uma qualquer empresa (qualquer que ele fosse) que estava em causa... mas há para aí uns intelectualoides que se acham muito... (fico-me pelo... muito...!!!) pois não consigo caracterizar alguém, designadamente com o canudo em direito..., que desenhe uma qualquer intentona passando ao lado de uma coisa que se chama... LEI que está escrita e, ainda acredito, seja para ser cumprida...

    p.s. Talvez o dito ex presidente de uma câmara perto da capital... queira, antes, aprofundar a forma como tem sempre acesso a 'inside informations' tão bem... informadas (é tanta a vontade de protagonismo que nem se dá conta da argolada que cometeu) PALHAÇADA... Talvez até já saiba o resultado do jogo...!!!

    Talvez por isso..., formalmente, uns sejam "largartos" e outros... "aves de rapina"... (adjectivo altamente pejorativo)... Pois para mim... a serem aves... só se forem "aves raras" (umas verdadeiras VIRGENS da mediocridade)

    SL

    ResponderEliminar
  3. Bom dia...

    E por aqui...??

    É claro...todos acreditamos...!!

    SL

    ResponderEliminar