quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O nosso futebol?! Vai andando, obrigado!...



Longe de mim estará, alguma vez, a intenção de manifestar o meu apoio ou condenação ao trabalho, ou ausência dele, desenvolvido por Mário Figueiredo à frente dos destinos da Liga. Como adepto do futebol, dificilmente me chegarão os dados necessários e suficientes que me permitam ter uma opinião segura. A minha opinião, certa ou errada, é balizada, exclusivamente, pela posição do meu clube de sempre, o Sporting Clube de Portugal, enquanto os seus dirigentes me merecerem o crédito que, manidfestamente, lhes venho concedendo e espero continuar a conceder no futuro.

Mas como observador atento, a notícia hoje detalhadamente veiculada aqui, e mais superficialmente aqui, leva-me a concluir duas coisas:

1 - Haverá sete clubes, com as quotas na Liga em atraso que, manifestamente, se terão apeado do combóio. Realmente, como se poderia continuar a clamar pela legalidade, quando nem a cabeça se consegue manter fora da sargeta da ilegalidade?!...

2 - Estará reduzido ao insignificante, ou porventura irrelevante, apoio de sete clubes,  F.C. do Porto, S,C. de Braga, Académica, Estoril-Praia, Belenenses, Vitória de Guimarães e Tondela, a "cruzada" tendente à recuperação do poder perdido.

Em sentido contrário a este "movimento", ao que parece, candidato à terceira rejeição dos propósitos manifestados, estará um "outro movimento", dinamizado e catalizado pelo Sporting Clube de Portugal, no sentido da "regeneração do futebol português". De facto, a fazer fé no que hoje aqui foi também noticiado, e contrariamente aos vaticínios que por aí foram sendo "semeados", as ideias dos leões parecem ser consideradas pelos clubes que já manifestaram a intenção de estar presentes, um pouco diferentes daquelas que Vitor Pereira entendeu manifestar e que mereceram a adequada resposta, por parte do Sporting Clube de Portugal.

Que estará a mexer o futebol em Portugal, parece-me evidente. Que poderá estar à procura de um caminho que não envergonhe ninguém, também será de admiitir. Por enquanto, vai andando, obrigado !...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. O que os representantes dos clubes que vão reunir na sede da Liga devem fazer... é não irem em carro próprio, se acaso se atreverem a fazer o contrário, preparem-se para terem os pneus dos carros furados ou os vidros partidos...
    A esta hora já o "bufas" ordenou ao Madureira que "faça o trabalinho..."

    Se os clubes que o Sporting conseguiu mobilizar, se mantiverem unidos na defesa do futebol português, pode muito bem acontecer uma surpresa agradável, se bem que eu pense que no meio dos aderentes possa haver uns "cavalitos de troia"...

    É evidente que "há qualquer coisa a mexer"...vamos lá a ver é se conseguem "dar a volta" ao sistema...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comungo as suas preocupações e esperanças, amigo Max.

      Aguardemos...

      SL

      Eliminar
  2. Roma e Pavia...mas, passo a passo, lá chegarão.
    Quanto às preocupações de segurança, também alinho na necessidade de precauções. E não me parece que 2 ou 3 polícias sejam suficientes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente, amigo Alberto Bastos. Sei que por uma questão de respeito, solidariedade, abertura e tantas outras boas e importantes intenções fáceis de imaginar, a reunião até terá sido bem marcada para a Liga. Mas o local será potencialmente perigoso. Estou certo que o pormenor da segurança não será descurado e como efectivos necessários eu multiplicaria os números que avança por 10! Cautela e caldos de galinha...

      SL

      Eliminar