quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O novo rumo de Bruno de Carvalho e a deselegância de Prata...




O Sporting foi uma equipa contemplativa e desconfortável no campo, mas fora merece uma menção honrosa. Bruno de Carvalho abandonou a postura de Calimero e deu uma lição de bom perder, até na forma como fez o elogio (justíssimo) à arbitragem. O presidente do Sporting, que tem tido a coragem de tomar medidas de gestão que se impunham, mostrou estar também num processo de aprendizagem no que ao verbo diz respeito. Jardim também esteve bem. Escusava de ter dito que o Sporting sairia derrotado “qualquer que fosse a estratégia”…


Embora uma boa parte do texto de Bruno Prata me pareça excessivo e de certa forma nele se vislumbre a conhecida animosidade(?) que, sejam quais forem as circunstâncias, o move contra o Sporting, não será menos verdade que nos coloca de forma realista perante evidências incontornáveis, que seria estultícia negar. E o trecho que destaquei parece-me sobremaneira válido e razoável. retirando obviamente, por desnecessáriamente insultuosa, a referência à "postura de calimero" com que obsequia Bruno de Carvalho. 

Mas Bruno Prata, à semelhança de muitos outros jornalistas, no meio da assertividade das suas análises, ainda não terá interiorizado o respeito que lhe deverão merecer as primeiras figuras de instituições centenárias como o Sporting Clube de Portugal. Há uma geração emergente de jornalistas com inegáveis atributos técnicos, mas que vão vivendo desconfortavelmente, em busca dos valores inalienáveis da profissão que escolheram, revelando uma perniciosa e atroz infantilidade. Um dia talvez possamos constatar a assumpção da maturidade que, decisivamente, ainda não possuem.

Todavia, o que me levou a escrever estas linhas, não estará obviamente relacionado com Bruno Prata. Ele há-de apreender com o tempo, o caminho correcto para que o possamos vir a considerar um bom jornalista. Oxalá isso não demore muito, no seu próprio interesse. Estará em Bruno de Carvalho e no seu "processo de aprendizagem", a razão central do pensamento que aqui pretendi trazer.

Marco Ferreira realizou uma boa arbitragem na 3ª feira à noite! E o Presidente do Sporting, ao reconhecê-lo e paralelamente, dando uma "lição de bom perder", terá iniciado um caminho diferente da exacerbada voluntariedade, quantas vezes com efeito "boomerang", com que tem vindo a "ornamentar" o seu percurso e o seu discurso.

A pouco mais de dois meses de concluir o seu primeiro ano de mandato, Bruno de Carvalho só agora parece estar a compreender a necessidade absoluta e urgente, de compatibilizar o adepto que sempre em si existirá, com as altas funções que exerce. Sobretudo, sempre  que qualquer coisa que faça ou diga, possa de algum modo ser ampliada por uma comunicação social implacável, que vive com a preocupação exclusiva de filtrar ou mesmo omitir o que é válido e sobrevalorizar, exponencialmente, momentos menos bons. Bruno de Carvalho é, reconhecidamente, um bom comunicador. Mas terá de abafar a voz do adepto e deixar fluir a inteligência, a argúcia e a sagacidade,  condimentadas, porventura mais vezes do que seria de desejar, com uma equilibrada e nunca excessiva profundidade corrosiva ou mesmo cáustica, porque esse recorte será o que todos esperam da voz do Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Leoninamente,
Até próxima

5 comentários:

  1. Bruno Prata nunca mudará os seus comentários em relação ao Sporting, porque ele é um peão do sistema com três décadas. O objetivo dele não é ser isento, como deve ser qualquer jornalista que preze aética e Deontologia profissional do seu ofício, mas sim servir os tentáculos do polvo. E até digo mais: quanto pior estiver o Sporting, mais laudatórios serão os comentários desses jornalistas em relação a Bruno de Carvalho e ao Sporting. O que querem eles sei eu, como se costuma dizer.
    É pela nossa desinformação jornalística ser assim, que eu não dou um vintém a essa gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O discurso de Prata define por si só, tanto o autor como os propósitos.

      Não me iludindo com as cavernas de onde partem os elogios, vou-lhes dedicando a minha atenção. Homem avisado...

      Eliminar
  2. Diz-se popularmente, que apenas os burros não aprendem, e mesmo assim não é certo que seja de todo verdade...
    Ora BC que garantidamente não é burro, está a aprender, para mim, não a caldear a sua paixão de adepto com a realidade de ser Presidente do Sporting, mas talvez esteja a aprender a não dizer o que lhe vai na alma e a ter no caso... de ser politicamente correcto...
    Ao falar do trabalho do árbitro, fê-lo como Presidente "esquecendo" a sua condição de adepto...
    É que como adepto "talvez" lhe apetecesse antes dizer...: "face ao historial" o trabalho do árbitro foi bom, porque não tendo a equipa do Sporting correspondido ao que dela se esperava..."não houve" necessidade de ter o árbitro de recorrer "a outras" engenharias, para que o benfica acabasse com os três pontos...

    Não sei se não seria isto o que lhe apetecia dizer..


    Calimero...?? - Calimero uma ova Bruno Prata...não fossm os sucessivos "erros" das sucessivas equipas de arbitragem e o Sporting apesar da derrota na lixeira, ainda estaria no 1º lugar...!

    Acredito que o LJ disse..:o que o Sporting sairia derrotado “qualquer que fosse a estratégia”…terá mais a ver com a falta de atitude da equipa do que com outra coisa, pois a jogar assim, não havia nada a fazer e por isso, para mim...esteve muito bem, porque chamou a atenção da equipa que não se pode esperar que sejam apenas as camisolas do Sporting a "lutar" pela vitória...

    É que tivesse a equipa jogado o que já mostrou saber, e mesmo assim o mais certo, como já aconteceu noutras ocasiões seria perder, poderia dizer com razão, que o Sporting sairia derrotado “qualquer que fosse a estratégia”…

    Os Prata's deste país que vão pentear macacos carecas, que nós já estamos suficientemente causticados pelo "sistema", para não andarmos iludidos...

    Acredito plenamente que a equipa vai já dar a resposta no próximo jogo e só tenho pena de não poder estar lá a fazer a minha parte, porque uma gripe me tem retido na cama---
    Fico à espera do comentário "isento" do Prata...

    Eu acredito...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, em primeiro lugar a sua rápida recuperação.

      Depois, também lhe deixo a minha quase certeza, de que sábado com o Olhanense, o "combóio" já trilhará os carris certos!...

      SL

      Eliminar
  3. Obrigado amigo...mas um Leão mesmo debilitado...
    Terá sempre de ser tido em conta...!!

    SL

    ResponderEliminar