quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Os ventos de Espanha, deveriam desfazer as trombas de Vitor Pereira!!!...

Ayza Gámez

Chegou-me ao ouvido, que neste caso particular foram os olhos, que um tal de Ayza Gámez, um árbitro de futebol de primeira categoria em Espanha, que recentemente arbitrou o Athletic Bilbao-Real Madrid e que terminou empatado a uma bola, deverá ser suspenso durante um mês, por decisão do Comité Técnico dos Árbitros, orgão máximo da arbitragem espanhola, assim uma espécie de Conselho de Arbitragem da FPF, que o senhor Vitor Pereira lidera, em reconhecimento da má prestação do juíz, culminada com a expulsão de Cristiano Ronaldo ao minuto 75.


Para além da suspensão a que será sujeito, este árbitro não deverá apitar mais jogos do Real Madrid até ao final da temporada e será candidato a descer de categoria, logo que esta época termine.

Desde que me conheço, que nunca compreendi o velho chavão, ditado por uma uma sabedoria popular que sempre me provocou cócegas na nuca, de que "de Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos" !...

Ora, penso eu de que, tomaríamos nós que muitos espanhóis e espanholas, aceitassem casar com portuguesas e portugueses. Pela certa que este estupor de raça que somos, só teria a ganhar com a mestiçagem.

Quanto aos ventos, a julgar pelos que sopram do lado de lá da raia, deveriam inundar este quadrilátero e deveriam ser fortes e demolidores. E bater e desfazer as trombas de Vitor Pereira, para ver se ele aprendia a fazer da arbitragem portuguesa uma coisa que não nos envergonhasse a todos.

Leoninamente,
Até à próxima

13 comentários:

  1. Mas todos sabemos que o futebol, em Espanha, é uma atividade pouco importante, em que uns quantos fazem o que querem, mandam no quintal e daí que ninguém os leva a sério -ao contrário do que acontece em Portugal, claro, é só ver esta rábula dos árbitros que ninguém veta...
    Mas a sério: foi disparatada a expulsão de Cristiano, melhor, não foi disparatada, foi querer evidenciar-se, foi má vontade contra o jogador, talvez mesmo intenção premeditada de... Mas o castigo de Cristiano, 3 jogos em La Liga, até ver mantêm-se, o que poderá significar uma justiça "sem justiça", uma vitória pírrica.

    Mas estamos em Portugal, o futebol (as vitórias no futebol) é quintal de uns poucos.
    Gostaria que alguém, jornalista ou não, mas com tomates, perguntasse a vitinho se uma decisão destas poderia acontecer em Portugal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impensável, amigo Alberto Bastos! Por isso é que decidi escrever o post, quando a notícia me surpreendeu...

      Sabe amigo, talvez o Vitor tenha consciência de que se fosse por esse caminho, a curto prazo não teria árbitros! Há muito pouca capacidade e competência na nossa arbitragem , para além da profunda corrupção...

      SL

      Eliminar
  2. Outro factor importante para reforma da arbitragem. O presidente da arbitragem não pode ser um ex- árbitro. Muito do acontece é derivado do espírito de irmandade, de corporação em que se protegem uns aos outros e depois quando algum erra há constrangimento em punir porque são todos amigos. Mas o que se passa em Portugal é surreal. Um árbitro que entra em campo com a camisola do Benfica vestida para arbitrar o Sporting, caso de Batistas, Capelas, Motas , Xistras, Paixões. Prejudicam deliberadamente o Sporting com os casos vergonhosos que toda a gente conhece. Decidem quem ganha campeonatos.Trata-se de desonestidade pura e dura e falta de isenção incompatível com a actividade de arbitrar. Avaliados num país a sério já nenhum arbitrava há muito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente com a ideia central do comentário do "anónimo das 23.59"...

      SL

      Eliminar
  3. Os árbitros na sua maioria não prestam... e não prestam, não porque não conheçam os regulamentos, não porque não dominem a parte técnica, não porque...sejam cegos...não porque não tenham competência para fazer bem...
    Mas tão somente porque são desonestos, porque são corruptos, porque são uns filhos da...
    O problema é que se os ábitros fosse assim e tivessemos uma Comunicação Social, com jornalistas credíveis... "as coisas" poderiam funcionar noutros moldes...
    Mas não...os nossos jornalistas são na maioria dos casos um verdadeiro "escarro"...um "vómito"...
    Não tem espinha dorsal...!

    "Vergam-se" aos poderes instituídos...não têm vergonha na cara...são sectários...
    E por isso continuam a "fingir" que não veem o que está à frente dos olhos de todos...
    E porque são pessoas sem vergonha, não só não referem a verdade dos factos, mas ainda por cima "as transformam" mentindo...com as"verdades" que eles e seus mandantes desejavam, tivessem acontecido mesmo...
    A Comunicação Social é uma "arma poderosa", razão porque os ditadores instituiram a censura...infelizmente no nosso País em que há 40 anos a censura foi abolida...vê-mo-la continuada por gente sem vergonha e sem coragem que agora não escreve as verdades "verdadeiras" ... para as substituiram por "recados" encomendados...

    É por isso que temos o país que temos...é por isso que temos o futebol que temos, porque a vergonha do futebol, não é mais nem menos que a vergonha da corrupação do País... que infelizmente também temos...!!

    Não tenho vergonha de ter nascido em Portugal, mas sinto um grande nojo, por todos os que levaram o meu País a este estado...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo palavra por palavra, todo o comentário do amigo Max. Também tenho nojo de toda esta escumalha que vegeta à volta do desporto e já agora da política, em Portugal. Muito poucos são os que se aproveitam...

      SL

      Eliminar
    2. No tempo da outra senhora (ou senhor), nos anos 40/50, ouvia a frase que me ficou na memória e de lição:
      "Cada povo tem o governo que merece".
      Quando comecei a ler jornais e a ter pensamento próprio compreendi que no caso dos governos dos paises, como em geral, os merecimentos podem ser por acção e omissão.
      Portanto merecemos sempre os dirigentes que escolhemos ou que passivamente aceitamos.
      É muito citada a frase de M. Luther King:
      "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-carácter e nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons".
      Conclusão minha:
      Podemos e devemos sempre criticar e denunciar todo o mal que "vemos, ouvimos e lemos", mas de nada nos serve as queixas, a não ser as da nossa própria passividade.

      SL

      Eliminar
    3. Caro Almano, concordando em absoluto com o seu comentário, deixo-lhe contudo a minha perplexidade em relação ao que define como "a nossa passividade"! Passivo jamais o terei sido, antes pelo contrário, por carácter e formação, seja a que campo se pretenda referir, desde a política ao desporto.. Se porventura a expressão pretender adjectivar os actuais dirigentes do Sporting, então a sua "acusação" menos sentido terá. É o que penso, com o devido respeito pela sua opinião.

      SL

      Eliminar
    4. Não, não se tratava duma "acusação" aos caros "Max" e "Álamo", com os quais concordo quase sempre que os leio.
      Muito menos aos actuais Dirigentes do nosso Sporting, pela chegada dos quais "combati" (com o que podia) desde Fevº de 2011.
      Apenas tentei dar "testemunho" do meu desapontamento com os homens e mulheres do meu país.
      Grande abraço para vós, dois admiráveis "leões".

      SL

      Eliminar
  4. +1
    Eu já nem me preocupo com questões de competência, em árbitros e profissionais de comunicação. Ficaria satisfeito com...isenção.
    É que não ser isento, é não ser justo, é não ser honesto -logo, é campo aberto para a corrupção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo começa por aí, amigo Alberto Bastos! Podiam não ser uns sobredotados no aspecto técnico, mas bastaria que fossem homens de carácter, que não são!...

      SL

      Eliminar
  5. "... Os ventos de Espanha..." entram-lhe por um lado e... saem-lhe pelos buracos que tem na testa... com o mesmo despudor com que afronta tudo o que é de bem...!!!

    Eu não acho nada que os árbitros, em tese, não prestem... no sentido em que o prestar é completamente irrelevante (Bem sei que cometem erros de palmatória - e não são os penaltis e os offside a que me refiro...) Erram, incompetentemente, em coisas tão básicas como... amarelar um jogador deitado no chão..., deixar lançamentos serem efectuados abaixo do nível do relvado,... Erros de palmatória, coisas básicas de B..A...BA... não de incompetentes simples...., mas de incompetentes formais... Erros de quem não precisa de ler os 'books'...!!!

    E o problema é esse mesmo... não precisam de ler os 'books'... pois a sua carreira não é feita de competências ou de incompetências... simples... (pois essas aprendem-se com leitura e prática). A carreira destes meninos, é feita de COMPADRIOS....!!! Eles provavelmente..., e muito profissionalmente, até quereriam, em tese (uma vez mais...), ler algumas das regras básicas do futebol... para aprenderem e evoluírem... mas o problema é que rapidamente passam ao nível dois do jogo... onde as competências são completamente secundarizadas em prol da valorização ESCUMALHADA da sua """competência""" (esta sim... muito relevante...) de lambedores das fartas e compostas botifarras... dos seus "PAPAS"

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum "império do mal" será eterno! A História está repleta de exemplos.
      Nada alguma vez será mais importante que as causas nobres e os valores eternos! SER SPORTING, é viver a felicidade de estar do lado das causas nobres e dos valores eternos!...

      SL

      Eliminar