sábado, 15 de fevereiro de 2014

Salvou-se Montero, no meio da nossa decepção !...



O Sporting terá realizado esta noite em Alvalade, a meu ver, uma partida muito pouco conseguida. Se na primeira parte os leões ainda conseguiram salvar as aparências, na segunda parte foi notório um incompreensível decréscimo de rendimento, que será difícil de atribuir, mais que a eventuais quebras físicas, à comodidade que o resultado poderia justificar.

Está sem chama, o nosso Sporting. Mais parece um combóio de mercadorias, pouca-terra, pouca-terra, galgando devagar, muito devagar e enchendo os céus de fumo negro, as curvas e encostas do Vouga, e que na minha juventude chamávamos carinhosamente de... combóio de Vale de Chancas.

Leonardo Jardim no final, na "flash-interview", retratou um jogo que eu não consegui ver. Ele que me desculpe mas, decididamente, não gostei. Alás, se eu exceptuar a jogatana de Fredy Montero, não me lembro de mais nada de que tenha gostado.

A arbitragem, foi de molde que Hugo Miguel e seus pares, bem podem limpar as mãos à parede. Ninguém poderá dizer que foi uma arbitragem errática e menos ainda que teve influência no resultado. Porém, ter-se-à salvo de uma nota negativa por... milésimas.

Aos 28 minutos, Montero cabeceia na pequena área e faz golo que Hugo Miguel invalida, por indicação errada do seu auxiliar. Montero estava em posição regular. Erro monumental do árbitro auxiliar.

Aos 47 minutos, Jefferson cruza para a área e a bola bate em Sampirisi que, segundo o entendimento de Hugo Miguel, a terá desviado para canto. As imagens hão-de esclarecer se a bola foi para canto impelida pelo tronco ou pelo braço. A meu ver terá ficado uma grande penalidade por marcar.

Aos 73 minutos, Sampirisi joga a bola com o braço no limite da grande área, após cruzamento de Jefferson, a cerca de dois metros. Penso que o italiano estaria fora da grande área e que não haveria lugar a grande penalidade. Mas, porque Hugo Miguel não sancionou a jogada e ficou um livre directo, quase sobre a linha, por marcar, a favor do Sporting?!

Mas não foi apenas por parte da equipa de arbitragem que detectei erros. Penso que para além das nuances menos agradáveis que a equipa terá mostrado, Leonardo Jardim também não terá tido uma noite feliz. Aos 45+2 Rojo atirou intempestivamente a bola ao chão, em protesto pela decisão de Hugo Miguel, ao ter assinalado eventual falta sua, em despique de cabeça.  O argentino recebeu por isso o cartão amarelo que o afasta próximo jogo. Iniciada a 2ª parte, Rojo continuou em campo. O argentino é reincidente nestas infantilidades que tanto têm prejudicado a equipa e não deveria ter contado com a permissividade de Leonardo Jardim, que na minha perspectiva terá perdido uma boa oportunidade para corrigir a estúpida fogosidade do jogador.

Finalmente, a substituição de André Martins por Slimani aos... 89 minutos, já não se usa no futebol moderno. E não quero dizer mais nada...

Leoninamente,
Até à próxima 

8 comentários:

  1. Estou perfeitamente de acordo...

    Para mim também, apenas se aproveitaram...: os três pontos e o enormissimo Montero...!

    Temos mesmo de nos transfigurarmos em TGV...ou não chegaremos em muito bom estado "ao apeadeiro" que nos espera em Vila do Conde...!

    Quero acreditar que ainda são "dormencias" do ultimo jogo...vamos entrar nos carris já a seguir...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. O futebol é feito de momentos e se a equipa não consegue materializar os momentos arrisca-se a acabar com o credo na boca, como foi o caso de ontem. Se o golo anulado tivesse entrado, se calhar hoje estávamos a falar de goleada... a equipa perdia os complexos e tinha arrancado para uma exibição melhor... enfim, são aqueles fenómenos reincidentes. Tanto se fala nos "calimeros" e nos golos em fora de jogo do Montero, que alguém mais distraído ainda pensa que o Sporting tem sido mais beneficiado do que prejudicado!

    De qualquer forma, houve boas indicações na primeira parte e houve várias oportunidades de golo durante todo o jogo. O campeonato também é feito destes jogos menos conseguidos e ainda bem que desta vez os 3 pontos ficaram em Alvalade. Noutros jogos o Sporting já fez bem mais para ganhar e não conseguiu. E já nem falo do futebol do passado recente...

    O André Martins, apesar de se esforçar, tem dado pouco à equipa nos últimos jogos (acho que o jogo com o Paços de Ferreira foi a sua última boa exibição). Entendo que seja um jogador tacticamente evoluído mas parece-me que Magrão e Vítor seriam capazes de dar mais noutros aspectos do jogo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. peço desculpa por discurdar de si em alguns aspectos
    mas william carvalho tambem fez um bom jogo a par de adrien.
    e o jogo do sporting foi um bom jogo claro que nada parecido com alguns da 1ª volta mas se virmos bem depois da derrota da semana passada os jogadores até responderam bem.
    quanto ao 1º lance de samperisi ele tem o braço junto ao corpo e penso que o arbitro esteve bem já no 2º sim foi corte com a mão fora de area mas penso que esse jogador já tinha amarelo logo veria o 2º amarelo e era expulso.
    Mas isto é só a minha opinião e sei que não se vai importar de a deixar aqui.

    S.L.

    Nelson Monteiro de Viseu

    ResponderEliminar
  4. Penso que a diferença entre a imagem de um grande jogo e a imagem de um jogo sofrível esteve na não validação do golo do Montero. Na primeira parte o Sporting fez um bom jogo, apenas pecando no capítulo da finalização. Mas como as últimas imagens são as que ficam, até parece que ganhámos à rasca.

    ResponderEliminar
  5. Pois eu não estou completamente alinhado com este post...!!! (alguma vez havia de ser... :))

    Tenho para mim que a exibição não foi assim tão má... designadametne na primeira parte... onde o 2º golo (mal invalidado para variar...) poderia e, teria - quase com toda a certeza - desbloqueado o jogo para outra dimensão... Na segunda parte, a quebra física (aqui sim penso que o ritmo estará a baixar - e não apenas relacionado com o jogo de terça feira) levou o jogo para outra realidade...

    Isto não invalida que possamos criticar a fase de menor acerto na finalização... Não podemos ter um churrilho de oportunidades claras... e facturar apenas dois golitos... Simplesmente não podemos... espero e desejo que seja circunstancial... (ainda que circunstancialmente prolongado...)

    Quanto ao Rojo... completametne de acordo... ainda que apaciência tenha limites... um profissional tem de saber até onde deve ir.... e pode ir...!!!

    E é aqui que eu me vou focar... «...até onde um profissional pode ir...»

    Deixei, assumidamente passar umas horas para ver se a minha revolta... esmorecia... mas NÃO ESMORECEU...!!!

    Arbitragem...!!! (ou melhor... GAJOS mascarados de árbitros) Aqui....estou completamente em desacordo... aliás.. um árbitro, ou equipa de arbitragem, que deixa passar um golo limpinho limpinho e, pelo menos, um penalty escandaloso... NUNCA, poderá ter nota positiva, mesmo que por milésimas.. para além do facto de ter permitido a pelo menos um jogador dos do Algarve, faltas permanentes... sem a devida sanção.

    William C levou um amarelo por puxar um braço de um adversário... Segundos antes numa situação, exactamente igual... nem sequer falta marcou...

    Mas o pior nem foi isso... no meio do que eu vi... isso são fait-divers habituais...

    O que eu vi ontem em Alvalade foi, do que mais baixo, nojento e demonstrador se passa em Portugal, no que ao Sporting Clube de Portugal diz respeito... Senti eu, e as pessoas que ali estavam ao pé, uma revolta tal... que acho que só mesmo um fosso é que permitiu que este palhaço passasse incólume a tal canalhice...

    e passo a descrever o que se passou após o intervalo, e que terá passado despercebido à generalidade do estádio, mas ficou bem presente na memória, pelo menos, das filas inferiores do topo sul... do lado do banco do sporting

    Aquando da verificação das redes da baliza do topo sul, após o intervalo, por parte do fiscal de linha, existiram alguns insultos por parte dos adeptos ao bicho que verificava as ditas... Não podendo "esticar o dedo" (com medo que alguma câmara ainda o apanhasse...) o indigno FDP, fez avançar a sua, cintura, num claro, óbvio e asqueroso acto de provocação para com os adeptos que ali, o provocavam... (estamos a falar de um árbitro de futebol... não de um cidadão que é ofendido na via pública...) Como se não bastasse, começou ali um registo de sorrisos e gozo permanente e provocatório para com o Sporting... Afastando-se posteriormente para o seu local de actuação continuou a esboçar um largo. cínico e glorioso sorriso... provocando, com um inimputável olhar todos quantos o confrontavam durante o percurso... e durante toda a segunda parte do encontro... isto repetiu-se..., e repetiu-se, e repetiu-se...

    Sempre que o canalha, apitava algo contra nós... o cabrão... olhava, ora de soslaio, ora directamente para a bancada, demonstrando um aberta felicidade com o que fazia... Isto passou-se, p. ex., aquando da não marcação do penalti, e numa situação em que André Martins, é completamente engulido pelos braços de um defesa do Olhanense, ai a uns 5 metros à frente dele e que o gajo nada marca... e goza com a situação... até quando o AM o confronta. Mais, percebia-se claramente que havia comunicação entre todos... acerca do que se passava... pois o gajo até se dava ao trabalho de tapar a boca quando falava... mais uma vez.. não fosse ser apanhado por algum meio tecnológico de alta qualidade...

    ResponderEliminar
  6. A coisa foi tão ostensiva... que ao meu lado estava uma criança ai de uns 10 anitos... que questionava o pai... "Ó pai, porque é que aquele árbitro se está sempre a rir...?" "Ó pai, lá está ele a olhar para nós...!!!" "Ó pai, porque é ele faz isso"

    Reafirmo que NUNCA tinha presenciado uma atitude tão discriminatória, tão previamente assumida, tá despudorada de um árbitro de futebol... Tudo ali estava previamente estabelecido, tudo ali estava controlado por uma quadra de FDP... CANALHAS... CORRUPTOS...!!! .... jamais alguém me conseguirá demonstrar que não foi bem assim... Ninguém me contou... EU VI...!!!! EU SENTI...!!!

    Eles fazem o que querem... Eles gozam-nos na nossa cara....

    Reafirmo que isto só acaba, não com uns vidritos no chão... mas sim com umas belas ossadas estomatológicas no asfalto...!!!

    Lamento estas palavras... lamento mesmo... mas o que eu presenciei foi TÃO MAU... TÃO MAU... TÃO MAU.... que me sinto violado na minha liberdade, por via da minha escolha clubística..., sinto-me enojado com isto tudo... FOI MUITO MAU... Se isto é uma equipa de arbitragem inócua... o que serão as que não o são...!!!

    Homens que se prestam a isto... não o são, de facto...!!! São simples seres respirantes cuja dignidade está mais rebaixada que a sola dos meus sapatos...É gente que me merece o mais desrespeitoso desprezo...

    ISTO É O NOSSO FUTEBOL...!!!
    ISTO É O FUTEBOL QUE ELES QUEREM...!!!

    F*****...!!!

    SL

    ResponderEliminar


  7. É verdade o gesto, a atitude, o comportamento incorrecto e provocatório do bandeirinha (não merece que lhe chame outra coisa) para com os adeptos do Sporting em geral e os do topo Sul em particular. Eu vi. E fica assim? Não há um inquérito? a CS nada diz, como nada disse da agressão a Jefferson no jogo contra a Académica? A CS ao calar está a ser conivente com a mentira e como tal está a ser parte do SISTEMA, nem que seja por omissão. Fico à espera.

    ResponderEliminar
  8. Independentemente deste jogo que ganhámos (e bem), admira-me que ninguém tenha comentado a atitude de Duarte Gomes no jogo que apitou ontem.

    Não sei se alguém reparou, mas o que vi pela televisão ao intervalo, no jogo Paços de Ferreira Benfica é INACREDITÁVEL.

    Com o jogo por decidir-se (0-0), o árbitro Duarte Gomes pôs-se a fazer festas na cabeças de vários jogadores do Benfica quando estes entravam em campo, como que a dizer-lhes "estou aqui, força". Duarte Gomes à descarada, com aquele gesto fez aquilo que os treinadores fazem aos seus jogadores para lhes dar ânimo. Não vou dizer que fez uma má arbitragem, porque não fez, porque não foi preciso, mas deu uma clara indicação aos jogadores do Benfica que estava ali para "dar uma mãozinha" de fosse preciso. UMA VERGONHA que tem de ser denunciada!

    Carlos Pereira

    ResponderEliminar