quarta-feira, 20 de março de 2024

Ninguém discutirá mais!!!...


Amor sem risco

«Das raras coisas que se podem escrever sobre Pedro Santana Lopes - que reunirão a concordância de quem o aprecia, dos seus detractores e, com elevado grau de probabilidade, do próprio - é o facto de o ex-Presidente do Sporting Clube de Portugal ser, em qualquer circunstância, fiel ao seu próprio pensamento.

Esta semana, o homem que liderou o Sporting entre 1995 e 1996 extasiou os mares nunca serenos das redes sociais declarando – sem tibiezas – a seguinte brutalidade: Viktor Gyökeres não é inferior aos astros Kylian Mbappé e Erling Haaland.

Com recurso ao parco bom-senso que por ora ainda me resta, num momento em que todos os nervos futebolísticos se somam, reagi da única forma possível: sorrindo. Gargalhando, para ser inteiramente franco. E se, feitas as contas, sorrir é mesmo a forma mais saudável de discordar de alguém, a verdade é que feitas, literalmente, as contas o homem não está errado.

Declinemos então a aparente ilusão de Pedro em números. Gyökeres já empregou a máscara 36 vezes e distribuiu diamantes por 14 colegas. No total, entre golos e assistências, o internacional sueco soma 50, isto é, a cada 64 minutos de jogo as redes tremem – directa ou indirectamente – por sua diligência.

Todo este tanto para lá dos intangíveis, que por definição estatisticamente não se apuram, e que vão desde o sorriso da minha pequena filha, à febre global do ritual da máscara ou a forma intrépida como ora embala colegas, ora pulveriza a ansiedade de multidões.

Detenhamo-nos então nas estrelas maiores do futebol mundial. Em Paris, Mbappé totaliza 38 golos e oito assistências e, em Manchester, Haaland contabiliza 29 golos e seis assistências. Esta é, aliás, a verdade em números.

Neste momento, em que qualquer Sportinguista experimentado finge não calar no peito um medo que lhe é familiar, vale a pena deixar por escrito que, na pior das hipóteses, Santana Lopes está apenas tão insano como todos nós.

Olhando aos números, loucos são somente aqueles que não se renderam às evidências. O resto da discussão deixemo-la aos sábios que organizam, anualmente, cerimónias em que Messi é laureado mesmo sem jogar.

O nosso ídolo tem melhores números e o condão de ser o melhor psicólogo que milhões de sportinguistas já contrataram. Fim de discussão.»

Com o devido respeito por PSL e APB, permitam-me colocar aqui um ponto de ordem na discussão, cujo final se aproxima a passos de leão e que vejo como bastante passível de nos vir a permitir alcançar três grandes objectivos:

1 - Bater um obsoleto recorde de 103 golos na nossa liga que por aí ainda teima em ser reinvindicado!...

2 - Conquistar o 24º título de Campeão Nacional!...

3 - Ver a Cláusula de Rescisão de Viktor Gyökeres galgar para os 150 milhões!...

Então sim...

Ninguém discutirá mais!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário