quarta-feira, 20 de março de 2024

Ainda há muito boa gente que acredita em milagres!!!...


«Tempo de 'intervalo' na competição oficial do Sporting é também tempo para olhar ao que têm andado a fazer os jogadores que continuam nos quadros do clube, mas que evoluem fora do conforto do lar. No total, são 12 os jogadores emprestados pelos verdes e brancos, com sortes distintas: uns têm sabido aproveitar as oportunidades, enquanto outros ainda não conseguiram engrenar. Ora vejamos!

Fatawu vai render milhões e Mateus cresce

Se há jogador que rapidamente se conseguiu adaptar no novo clube, com um impacto considerável, esse é Fatawu. O extremo, de 20 anos, participou em 34 dos 44 jogos do Leicester, líder do Championship, e mais do que o que facturou (quatro golos), destacou-se pelo número dos que deu a marcar (10 assistências). Dada a sua influência, a juntar à boa época que os ingleses têm feito, será mera questão de tempo até o ganês render dinheiros aos cofres da SAD do Sporting, já que o empréstimo contempla uma cláusula de compra de 17 milhões de euros, que pode ser obrigatória se os foxes subirem à Premier League ou se o jogador realizar uma determinada quantidade de jogos. Deste montante, sublinhe-se, o Sporting não o terá na totalidade, já que o Steadfast, clube onde Fatawu foi formado, tem direito a receber 50% das mais-valias, como os leões comunicaram à CMVM.

Já Mateus Fernandes não fica atrás de Fatawu, na medida em que é outro jogador que rapidamente conquistou um papel de destaque na equipa à qual foi cedido, no caso o Estoril. Aos 19 anos, foi lançado em 28 jogos - sexto mais utilizado do plantel - com um golo e uma assistência pelo meio. Ao contrário de Fatawu, o negócio de Mateus não contempla qualquer opção de compra a favor dos canarinhos, pelo que o criativo vai regressar a Alvalade na próxima época para ser opção a ter em conta, como já confessou Rúben Amorim. "O Mateus Fernandes está pronto para a equipa principal", vincou o técnico, a 28 de Janeiro.

Nazinho a subir, Sotiris a descer

Voltando ao estrangeiro, identificamos um caso de um leão que gradualmente conquistou o seu espaço. No Cercle Brugge, Nazinho arrancou a época no banco, mas aos poucos subiu na hierarquia e é, hoje, habitual titular. Fez 21 jogos e marcou um golo. No final da temporada, caso assim os belgas o entendam, pode ser comprado por 2 milhões de euros, reservando nesse caso o Sporting uma percentagem de uma futura venda.

De quem sobe para quem desce focamo-nos em Sotiris. Depois de uma mudança polémica para o Olympiacos no último Verão, já que é o grande rival do Panathinaikos, clube que o formou, os números até nos dizem que o médio foi muitas vezes aposta (29 jogos e dois golos). Só que a maioria destas partidas tiveram lugar na primeira metade da época, já que neste ano civil, a sua utilização baixou drasticamente, nomeadamente desde que Carlos Carvalhal - entretanto demitido - assumiu a equipa. Também o internacional grego pode ser, no Verão, comprado pelo clube do Piréu, no caso por 4 milhões de euros.

Essugo e Afonso Moreira evoluem dentro

O mercado de Inverno do Sporting não foi particularmente agitado no que respeita a entradas - Rafael Pontelo e Koindredi foram os reforços da equipa principal - mas foi mexido em saídas, a maioria por empréstimo. Aí, a estrutura decidiu que Essugo e Afonso Moreira, dupla que teve minutos na equipa A na primeira metade da temporada, devia rodar fora, mas... dentro, isto é em Portugal. Foram respectivamente emprestados ao Chaves e Gil Vicente, com resultados comprovados (até ver): o médio impôs-se como titular no meio-campo dos flavienses, com sete jogos, mas esta semana ficou a saber que terá de cumprir 30 dias de suspensão; o extremo contabiliza cinco partidas pelos gilistas, quase sempre como cartada a partir do banco. Os negócios de ambos não contemplam opções de compra.

Outros com espaço reduzido

A terminar, mas não menos importantes, os casos de jogadores que, por uma ou outra razão, têm tido dificuldades para mostararem o que sabem no plantel principal - já que alguns actuam pelos escalões inferiores - dos respectivos clubes.

No Verão, Rúben Vinagre rumou aos ingleses do Hull City, onde efectuou somente 11 jogos, pelo que as partes entenderam que seria benéfico antecipar o fim do empréstimo... para logo de seguida conhecer uma nova experiência. Em Janeiro, vestiu a camisola dos italianos do Hellas Verona, onde a utilização tem sido igualmente irregular - 6 jogos até ver. Também neste caso há opção de compra, desta feita de 4 milhões de euros. Se accionada, o Sporting reserva o direito a 10 por cento de uma futura transferência do esquerdino.

Jovane decidiu mudar-se de Itália (Salernitana, 13 jogos e dois golos) para a Grécia (Olympiacos, três jogos), negócio concretizado no último dia do mercado de Inverno, com opção de compra de 3 milhões, mas não é destaque; e tal como o internacional cabo-verdiano, também Tanlongo optou por mudar ares em Janeiro, no caso do Copenhaga (um jogo) para o Rio Ave (cinco jogos), num empréstimo 'simples', mas igualmente duro no que toca à quantidade de minutos.

Também em Janeiro, Gonçalo Esteves e Rodrigo Ribeiro rumaram, respectivamente, ao AZ Alkmaar e ao Nottingham Forest. Ambos têm, sim, conseguido jogar, mas acima de tudo nas equipas secundárias das duas equipas. No que respeita ao patamar senior, o lateral direito conta um jogo e uma assistência pelos holandeses, e o avançado dois jogos, sem golos, nos ingleses. Se Esteves tem opção de compra de 2 milhões de euros, Ribeiro tem uma fasquia superior a 12 milhões de euros.

E há, ainda, o caso de Diego Calai. Titularíssimo na equipa B até Dezembro, o guardião aceitou, na última janela de transferências, o primeiro projecto fora de Alcochete, e integrou o plantel do Feirense. Seria, à partida, o número 1 da baliza fogaceira, para substituir o lesionado João Costa, mas um par de erros custou-lhe o lugar. Contabiliza cinco jogos e está há quatro seguidos no banco... No final da época deve regressar ao Sporting, já que não existe qualquer cláusula no empréstimo.»
Por Ricardo Granada

De uma tão extensa lista de empréstimos, cujo objectivo pareceu claro a toda a gente excepto para a grande maioria dos interessados, apenas Mateus Fernandes aparece com bilhete de regresso ao plantel principal. Poderá parecer pouco, mas...

Ainda há muito boa gente que acredita em milagres!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário