sábado, 9 de março de 2024

As finais não se jogam, ganham-se!!!...


«Ao fim de oito meses de época, sete deles de competição oficial, o Sporting apresenta carências físicas claras, fruto do calendário que aperta e que se mostra impermeável a grandes planos por parte de do seu técnico, Rúben Amorim. Com 40 jogos disputados desde a primeira quinzena de Agosto de 2023 e a apenas dois meses de chegar à meta do ano desportivo, o leão pede descompressão, necessidade constante que já obrigou o timoneiro a mudar as rotinas do grupo que comanda, pensando, sempre, no físico, mas também na mente.

Record conta-lhe, por isso, aquilo que foi mudando à medida que as semanas passaram, num plano traçado para chegar a um objectivo muito desejado, o título de campeão português. Ora, e iniciando esta longa viagem pelo cérebro – as sensações –, é aí que o treinador dos verdes e brancos operou as mais vincadas alterações: no início desta temporada, achou e transmitiu que era importante regressar aos estágios, para integrar os reforços, mas sobretudo fortalecer os laços entre todos os futebolistas; nesta altura, aplica... o contrário, abdicando da maioria das concentrações para que os seus pupilos passem tempo de qualidade com as respectivas famílias. Nos jogos em casa, a concentração é feita na manhã do jogo, na Academia; nas deslocações, treinam na véspera, de manhã, almoçam com os seus e a meio da tarde rumam ao José Alvalade, de onde partem seja para que destino for.

No contexto físico, e sem tempo ou disponibilidade para grandes cargas, Rúben substituiu as sessões mais puxadas pelos vídeos e palestras, tendo o cuidado de falar com os jogadores mais desgastados diariamente; além disto, a ordem foi clara para todos: se há largos meses uma pequena dor podia ser apenas fruto de uma pré-época intensa – à imagem de Amorim –, hoje é um sinal de alerta claro e que deve ser comunicado de imediato à equipa técnica e ao corpo clínico.

Anti-polémicas e tira pressão

O técnico, de 39 anos, tem mantido a mesma postura, evitando cair em polémicas nas conferências de imprensa, um pacto que mantém com os seus futebolistas, que ainda assim – e como o próprio admitiu – lhe cobram por uma defesa... mais apertada.

Amorim tem, sim, utilizado o frente a frente com a imprensa também para sacudir a pressão interna e antes da recepção à Atalanta, esta semana, foi claro: até Maio, vai haver "ansiedade e nervosismo", vincou que o leão terá de saber lidar com a pressão de ser primeiro e aguentar o primeiro lugar, mas rematou com um "acho que vamos ganhar".

Festeja 200 jogos na visita ao Arouca

Numa viagem de leão ao peito que caminha rumo aos 1.500 dias, Rúben Amorim soma, neste momento, 199 jogos oficiais pelo Sporting, percurso que iniciou a 8 de Março de 2020, com um 2-0 frente ao Aves, para o campeonato. Seguiram-se mais 198 com um aproveitamento acima da média e que renderam, até ver, quatro títulos, com o epíteto a chegar no título de campeão nacional alcançado em 2020/21. Em Arouca, torna-se bicentenário, sendo já o segundo treinador – o primeiro português – com mais duelos no banco do clube. Szabo ainda lidera este ranking (327)...»
Por Bruno Fernandes e João Soares Ribeiro

Faltam onze finais e...

As finais não se jogam, ganham-se!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário