quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Trocas, baldrocas e génios...


Tinha acabado de publicar um pequeno artigo de opinião sobre os "soud bites" que por aí vão proliferando, quando me surgiu esta pequena maravilha, de onde menos esperava. Quem acompanha os meus escritos diários, sabe qual a opinião, aqui já expressa em várias ocasiões, que terei do blogue Visão de Mercado. O que nunca me levou a ostracizá-lo, já que reconheço o muito que de bom também por ali se faz.
De facto, ainda não encontrei o termo exacto para definir o artigo de Ricardo Teixeira. Se lhe atribuísse um nome parecido com "Ensaio sobre a cegueira" - cheiraria a plágio desinteressante - e cairiam o Carmo e a Trindade. Se ousasse chamar-lhe "O carteiro toca sempre duas vezes", cairiam os Clérigos. Se descaradamente lhe chamasse "Arquivo Secreto Vaticano" teria contra mim o topo Ultra de um estádio qualquer, porventura outros topos mais e ainda mais alguém...
Não, manifestamente, vou dar o benefício da dúvida ao Ricardo. Se bem que tenha a absoluta convicção de que Pinto da Costa ainda estará de posse de todas as suas faculdades - não são as do Relvas, são as suas mesmo! - e os milagres, por enquanto, ainda não acontecerão em Alvalade, assim, com tanta facilidade! Mas que podem muito bem andar por aí génios à solta, lá isso podem! Depois do saudoso génio de Carlos Paião nos ter presenteado com as suas, será que estas "trocas e baldrocas" de Ricardo Teixeira, terão marca semelhante ?!... 

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Boas caríssimo!

    Também eu li a citada crónica e devo dizer-lhe que concordo com esta, não na sua plenitude mas sim no que concerne ao facto de se estar a dar a um mediano potencial bom jogador, todo este
    ênfase.

    Já quanto a tais trocas e baldrocas presentes na dita, e por si novamente referidas, devo dizer-lhe que me chamaram atenção, não pelos jogadores envolvidos ou percentagens e custos, mas sim porque me recordei de uma capa de pasquim de à uns tempos atrás. Aí o jogador referido para troca era outro, bem mais fraco, mas não dexei de me sentir inquieto com tal lembrança, qual suor frio ao passar numa noite de tempestade junto a um cemitério abandonado :P

    Quanto às trocas sugeridas, não as via de todo com maus olhos (excepção feita ao lateral direito), até porque o médio em causa e o avançado poderiam ajudar-nos e muito. Já com os números não concordo tanto.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Fiel,

    Terá certamente extraído do meu texto, o meu pensamento. Era um negócio que eu subscreveria inteiramente. Claro que os termos em que Ricardo Teixeira o coloca, deveriam ser algo corrigidos: não faria sentido o futuro detentor do passe de um jogador ficar com a mesma percentagem que o anterior clube, assim como a relação 80/20 para Adrien me pareça levemente empolada.
    As minhas dúvidas não se situam porém na bondade do negócio, eventualmente para ambas as partes. As minhas dúvidas resultam apenas da forma como o presidente do Porto veria um negócio desta natureza. Ele não costuma dar água a pintaínhos, durante o Inverno.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar