sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Freitas ou Sá, como melhorar a omelete?!...


 
 
No anterior post, ironizei sobre toda a problemática que envolve Ricky van Wolfswinkel, descarregando sobre os "pobres" ombros de Carlos Freitas a responsabilidade de uma solução.
Há pouco mais de duas horas, li aqui, declarações curiosas de Jorge Cadete, que bastante jeito nos faria neste momento se tivesse 25 anos.  Cadete veio reforçar o meu pensamento sobre a dificuldade de encontrar um companheiro para o holandês, quando afirma:
 
«Para vir um bom avançado, ou ele terminou contrato e vem a custo zero ou custa uns bons milhões de euros. E no passado, o Pongolle custou 8 ou 9 milhões e veio às escuras e não fez nada no Sporting».
 
É isso amigos sportinguistas. A coisa está preta. Precisamos de um outro PL para resolver a imaturidade e aparentes faltas de forma e concentração de Wolfswinkel, mas não há dinheiro para comprar um valor seguro e a uma semana do fecho do mercado, Carlos Freitas dificilmente fará milagres.
No mercado europeu será melhor esquecer. Os custos zeros já eram e não há petróleo em Alvalade. Restarão os mercados africano e sul-americano e noites sem dormir para Carlos Freitas, porque a situação actual do clube apenas suportará um empréstimo com opção posterior de compra e essa situação apenas será possível de encontrar em jogadores jovens que desejem enfrentar esse desafio e cujos clubes a isso estejam dispostos. Ora, do meu ponto de vista, esta porventura única solução, a ser encontrada por Carlos Freitas do que duvido, comportaria riscos semelhantes aos que corremos com Pongolle e Bojinov.
Face a toda esta complexa problemática, qual a resposta que dirigentes, técnicos e adeptos encontram numa das melhores escolas de formação do mundo?!... Ignoram-na pura e simplesmente! Andamos todos distraídos com a necessidade de bons resultados já para amanhã e esquecemo-nos que "quem não tem cão, caça com gato". Ricky precisa da companhia de um ponta de lança?!... Pois então Rubio e Betinho estão aí. São ambos pontas de lança. Jovens e inexperientes?!... São sim senhor, mas todos assim são antes de serem lançados às feras. E se Coentrão se transformou de um promissor médio-ala, num excelente lateral esquerdo, alguém poderá negar a possibilidade de Viola ou Wilson Eduardo poderem vir a revelar-se exactamente o ponta de lança de que tanto necessitamos?!... E Carrillo, com a fome de golos com que anda, alguém já se lembrou de o passar das alas para o centro, ao lado de Ricky?!... Quantos e quantos jogadores, ocupando originalmente lugares em terrenos mais recuados, vieram a triunfar como avançados? E o contrário?!...
Temos actualmente um excelente plantel. E ironicamente dá ideia que o exterior valoriza mais os nossos activos que todos nós, sportinguistas. É confrangedor assistir à terrível falta de eficácia dos nossos dianteiros?!... Reconheço que sim e o meu próprio desapontamento se traduziu na súplica que dirigi a Carlos Freitas no sentido de encontrar um novo Mokuna, ou Acosta, ou Derlei ou Liedson. Mas tenho de admitir que se calhar não deveria ser a Carlos Freitas que me deveria ter dirigido. Antes a Ricardo Sá Pinto, no sentido de ele tentar melhorar a qualidade da omelete, utilizando os ovos que temos e sem dinheiro para comprar mais. Não me custa absolutamente nada assumir este "mea culpa". E se tiver que ser assim, que seja!... E se, nós adeptos, tivermos que reduzir o nosso grau de cobrança, façamo-lo e continuemos. Façamo-lo e voltemos a dar tempo. Ou alguém conhece um outro qualquer caminho, que nos leve mais rapidamente aos títulos que tanto desejamos?!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário