domingo, 19 de agosto de 2012

Segredos guardados com 700 chaves!...


Salvo melhor opinião, penso que esta notícia, corresponderá apenas a uma das vertentes da eventualmente iminente ligação do Sporting Clube de Portugal a grupos de interessses económicos chineses. Neste particular caso, alegadamente pela disponibilização do seu internacionalmente reconhecido "know-how" na área da formação, por um período de 10 anos a interesses económico-desportivos chineses, o Sporting receberá uma verba, nesse mesmo período, muito próxima dos 70 milhões de euros.
A corresponder à verdade aquilo que o DN hoje avança, o Sporting prepara-se para, além disso, encaixar 90 milhões de euros, produto de negociação e venda de 49% da SAD a um grupo investidor chinês, alegadamente diferente do primeiro.
A fazer fé nas notícias ainda difusas que surgem na CS, estes dois negócios deverão ser completamente separados, tanto pelos suportes que estarão na sua origem e concretização, quanto nos objectivos a que se destina cada um desses encaixes.
O primeiro será porventura um faseado e substancial aumento de receitas, que equilibrará os orçamentos anuais ao longo de uma década, desafogará significativamente as crónicas dificuldades de tesouraria do clube e significará em absoluto, a venda de um activo até agora desprezado por todos os anteriores dirigentes do clube que, finalmente, Godinho Lopes em boa hora terá decidido colocar num mercado interessado no "know-how" leonino na formação e que possui o capital disponível para o comprar ao Sporting.
O segundo significará tão só, a alienação de 49% da Sporting, SAD por um valor a rondar os tais 90 milhões de euros, ficando o Sporting com a maioria do capital, a maioria dos lugares na administração da sociedade e, por via disso, com o inalienável direito de decidir toda a política da mesma. Nada que não deveria espantar ninguém, já que o Sporting ficará na posição confortável de detentor de 51% do capital da SAD, quando os clubes rivais há muito alienaram 60% das respectivas SADs, detêm apenas 40% e nunca assistimos a contestação dos seus associados ou à critica generalizada de toda a CS. A somar a esta acautelada mas necessária operação, conhecido o tremendo valor a que chegou o passivo sportinguista, estará o objectivo deste encaixe: ao que se sabe, Godinho Lopes terá como objectivo único e exclusivo, a aplicação integral desse encaixe, na amortização da dívida leonina à banca, que concomitantemente significará uma redução de quase metade do passivo e um significativo amortecimento para níveis suportáveis, do serviço de juros que neste momento se revelará incomportável e capaz de comprometer o futuro de um clube centenário como é o Sporting.
Penso que estará chegada a hora de todo o universo leonino, largar definitivamente a "santa ingenuidade" com que cai na "esparrela" montada pela habitual  e crónica "maledicência" instalada no próprio seio do clube. Senão vejamos. O prof. Daniel Sampaio não veio de ânimo leve e com espírito de alcoviteiro, dizer que Setembro traria novidades e alegrias aos adeptos. O presidente Godinho Lopes, ainda não estará em campanha eleitoral, para demagogicamente vir confirmar as palavras do Professor alguns dias depois. E a CS, estará neste momento a começar a revelar, apenas e tão só, aquilo que Godinho Lopes terá interesse em que comece a ser revelado. Ou alguém acredita na capacidade, argúcia, perspicácia e suficiente conhecimento das profundezas dos meandros financeiros chineses, por parte da nossa pobre Comunicação Social?!... Ora bolas, contam-se pelos dedos os analistas económicos e financeiros em Portugal, que poderão eventualmente fazer uma ideiazinha daquilo que Godinho Lopes estará prestes a conseguir. Mas essas pessoas, poucas, não pertencem aos quadros dos jornais que começaram a servir a comida mastigada que lhes vão dando a conta-gotas ou com colherinhas de bébé. Pertencerão a outros orgãos credíveis e respeitáveis da área económica, que não fazem da nojenta especulação jornalística o seu modo de vida e caracterizam-se, todos eles, por uma postura e um carácter, acima de qualquer suspeita, porque sabem e tem a noção clara da responsabilidade que tem sobre os ombros. A venda do papel onde escrevem deriva da credibilidade que alcançaram e se esforçam por manter e jamais da especulação, que o quadro legal em que se movem até proíbe.
Vamos aguardar serenamente, que todos os indicadores nos confirmem que o Sporting estará no bom caminho. Vamos dar o benefício da dúvida a quem parece merecê-lo, em vez de andarmos por aí a falar de assuntos que não dominamos e de que só agora começamos a ter uma ideia muito pequenina, porque se não houvesse segredos guardado com 700 chaves, nunca haveria negócios. Para mais, negócios da China!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário