sábado, 11 de agosto de 2012

Quem não marca, apanha !...


Gostei da primeira parte do encontro  que o Sporting B disputou em Oliveira de Azemeis. Oceano Cruz definiu assim o onze que iniciou o encontro: Vitor Golas; Árias, Tobias, Pedro Mendes e Mica; Zézinho e João Mário; Esgaio, Chaby, Bruma e Rubio. A equipa posicionou-se num claro 4x2x3x1, embora a dinâmica de jogo proporcionasse a espaços, uma maior concentração dos leões na frente. 
O Sporting revelou-se muito superior ao adversário. Muito mais posse de bola, mais ataques e um objectividade superior ao adversário. Faltou mais eficácia e pudemos assistir a pelo menos duas oportunidades flagrantes falhadas por Ricardo Esgaio, muito antes da Oliveirense chegar ao golo através de um lance de bola parada e em resultado de uma falha da defensiva do Sporting. Após o golo intensificou-se a pressão do Sporting  e a Oliveirense apenas respondeu com um futebol directo, com a defesa super reforçada e poucos homens na frente.
Na segunda parte o futebol exibido por ambas as equipas foi igual ao do primeiro tempo, embora com o aproximar do fim do encontro se fosse mostrando cada mais evidente uma ainda deficiente condição física, natural neste princípio de época. E ainda que esse factor fosse comum às duas equipas, foi no Sporting que se notaram mais as suas consequências, nomeadamente no avolumar de passes errados e no uso exagerado dos lançamentos dos defesas, onde Tobias terá de rapidamente alterar essa sua forma de jogar, a menos que se queira candidatar à vaga deixada por Polga,  de executor-mor dos lançamentos falhados.
As substituições de Chaby(61 min.) e Esgaio(81 min.), por Iuri e Chula, poucas ou nenhumas alterações vieram introduzir na produção da equipa, talvez por demasiado tardias e Diego Rubio a um minuto do tempo regulamentar teve uma entrada durísima e despropositada, sancionada com cartão vermelho directo, que o vai deixar de fora no próximo jogo.
De uma forma geral gostei da exibição da equipa, embora me pareça que a condição fisica exibida na segunda parte terá obrigatoriamente que melhorar nas próximas jornadas.  A defesa e a linha média já revelam uma coesão e entrosamento bastante aceitáveis e no ataque parecem repetir-se os mesmos defeitos que encontramos nos seniores: previsibilidade atroz, muitos rodriguinhos desnecessários, deficiente preparação nos lances de bola parada e confrangedora ineficácia no aproveitamento das oportunidades criadas. Ricardo Esgaio terá hoje ficado a dever dois golos à equipa, que certamente teria vencido a partida se não tivesse falhado as duas soberanas oportunidades que lhe foram proporcionadas. Árias e Rubio, pelo que fizeram, acabaram por demonstrar o acerto da decisão de Sá Pinto de não contar com eles, para já, na primeira equipa. O potencial estará lá, mas faltar-lhes-à ainda muita competição nesta Liga, para que possam estar preparados para serem certezas garantidas e sem riscos, no escalão superior.
Foi uma pena o Sporting não ter saído de Oliveira de Azemeis com uma vitória, que mereceria inteiramente, porém o adversário não tem culpa nenhuma da nossa falta de eficácia. A arbitragem pareceu-me equilibrada, se bem que demasiado severa na expulsão de Rubio.
No próximo fim de semana receberemos o Vitória de Guimarães B em Rio Maior. Que até lé esta juventude talentosa trabalhe para corrigir os erros que hoje terá cometido. O talento está lá e foi hoje bem patente. Mas a sua mente terá que caminhar rapidamente para lugares mais próximos da vitória.

Leoninamente,
Até à próxima


2 comentários:

  1. Caro amigo

    Vi o jogo na TV e estou totalmente em desacordo contigo no respeitante à expulsão do Rubio.
    O que eu vi, e peço desculpa se estou enganado, foi Rubio entrar forte sem tocar em ninguém , e pontapear a bola de baixo para cima, ao mesmo tempo que o jogador da Oliveirense fazia uma fita tremenda.
    Aproveita e vai ficando de olho neste arbitro, Bruno Esteves, a nova coqueluche da CA de Setúbal, lampião dos sete costados, jovem já com os seus apoios bem consolidados, e que virá continuar a linha de todos os vigaristas que têm saído daquela CA. Não me lembro nos últimos 30 ou mais anos haver um arbitro de Setúbal isento.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo "8",

    As minhas desculpas por só agora responder. Obrigações da família...
    Eu disse que a expulsão de Rubio me tinha parecido demasiado severa. No máximo mereceria apenas um amarelo, que acumulado com o anterior ditaria na mesma a expulsão. A entrada foi forte e teatral e o Esteves foi na conversa.
    Sobre as "inclinações" dele, algo me dizia que poderia ser tudo, menos do nosso lado. Não foi este menino que nos atirou para fora da Taça da Liga com o Gil Vicente em Alvalade?!... Penso que sim... Por isso, para sermos campeões, temo que fazer aquele bocadinho a mais, suficiente para derrotar até os apitos.
    Vamos ver. Estou com esperança...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar