quarta-feira, 1 de agosto de 2012

À atenção de "A BolaTV"...


Parece soprar uma nova aragem na Comunicação Social cá do burgo, sempre tão disponível para as genuflexões ao "sistema" e aos seus próceres. De há algum tempo a esta parte, tenho dado ao fenómeno, que me terá apanhado desprevenido, o realce cauteloso do gato que, escaldado, até da água fria tem medo. Mas, fiel à verdade de que os meus sentidos, valores e princípios me permitem aperceber, tenho recusado a cegueira e venho reconhecendo o esforço de tão saudável arejamento.
Hoje fui de novo surpreendido por esta notícia, que aplaudo com satisfação e reconhecimento, sem qualquer prurido de um passado que desejarei, mais do que ninguém, esquecer e enterrar. E aplaudo não só a iniciativa, como a lisura e correcção do texto que acompanha a notícia.
Agora só faltará aos responsáveis do futuro canal 12 do meo, terem o discernimento e a clarividência de escolherem locutores e comentadores à altura da sua iniciativa e da dignidade das duas equipas em presença. Que os mesmos se reduzam, com profissionalismo, competência e imparcialidade, à análise de tudo aquilo que se passar em campo, às perspectivas que os atletas das duas equipas presentes em campo lhes possam sugerir em termos de prestações futuras das agremiações que representam, sem que em algum momento metam "pregos e estopa" de figuras e clubes que não estiverem presentes e que nada terão a ver com o espectáculo e o objecto do jogo. É que de transmissões televisivas onde os espectadores são bombardeados com todos os assuntos menos com aqueles a que dizem respeito os jogos e as equipas em presença, todos estamos fartos até à medula.
Que "A BolaTV" recolha os resultados da audiência, os pondere com equilíbrio e justiça e avalie com realismo e em verdade, quanto vale a marca B do Sporting Clube de Portugal e quantos milhares de milhares o canal ganhará se virem reflectidos na transmissão o respeito e a fidalguia de tratamento que entendem o seu clube merecer. 
O Sporting Clube de Portugal e todos os seus milhões de adeptos, não querem genuflexões nem servilismos despropositados e bacocos. Nâo querem "goberns" a gritar golo, nem entrevistas de conveniência, nem penalties que o não são, nem que os profissionais no estádio ou em estúdio teçam loas à leoninidade ou condenem os árbitros ao degredo. Queremos apenas, profissionalismo, competência e imparcialçidade.

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Caro Álamo

    Estás a “enfiar a touca até aos pés”. O que a BenficaTV2 quer, neste momento, é publicidade. Nesta fase precisam de audiências e até “vendem a alma ao Diabo (entenda-se Sporting)” só para o share.

    A isenção naquela casa não existe. Não existirá na TV, como não existe no papel. Não entendo como há Sportinguistas que têm lá crónicas semanais. Dizem que é para aproveitarem o espaço para dentro do inimigo defenderem o Sporting. Penso que estão a dar uma capa de isenção a um jornal que não o é. Além de ajudarem a enganar os Sportinguistas. Se nenhum Sportinguista estiver disposto a colaborar com crónicas, menos serão os adeptos leoninos que comprarão a publicação.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "8",
      Eu sei amigo. Eu sei que todo o teu comentário fala verdade. Mas "a minha mentira", hei-de repeti-la tantas vazes, que um dia poderá acontecer que comece a ter algumas sombras de verdade.
      O boicote que sugeres e que eu há tanto tempo defendo, receio bem que alguma vez surta efeito, mesmo dentro da família sportinguista. Porque não existem alternativas. Já não temos o "Record" de Artur Agostinho e o "Jogo", se dá uma no cravo, logo a seguir dá uma na ferradura e quem paga são os cascos dos "animais" que nós somos.
      De modo que, dentro desta doença incurável, vamos "tomando" uma vez por outra a "aspirina" da ordem e esperando que um ciclo de glória equilibre as coisas.
      O que "A Bola" está a fazer em termos de TV, há muito que o Sporting poderia ter feito. Mas, "nem uma agulha bulia, na quieta melancolia dos pinheiros do caminho..."!...

      Um grande abraço

      Eliminar