domingo, 19 de agosto de 2012

Que pena Sá Pinto ficar satisfeito!...

in "RR-Bola Branca"

Desejava muito a vitória em Guimarães. E a equipa fez por isso. Jogou equilibrada, segura na defesa e meio campo, teve mais posse de bola, desenhou as jogadas de penetração mais bonitas, mas na hora e nos locais da verdade não foi eficaz. Acho que ainda lhe falta qualquer coisa para suplantar este futebol arqui-defensivo que  uma boa dúzia de equipas praticam em Portugal. Uma "chatice" de futebol que cada vez afasta mais pessoas dos estádios. Um futebol que "trabalha para o pontinho" e manda às urtigas o espectáculo. São autocarros a mais e o Sporting e Ricardo Sá Pinto, terão de encontrar antídoto mais eficaz, para ultrapassar vinte e tal jogos que terão pela frente, exactamente iguais a este. 
Compreendi a entrada de André Martins ao intervalo. Adrien não estava a jogar mal, mas nunca conseguiu ser a referência da equipa que André foi nos segundos 45 minutos. Não compreendi a entrada tardia de Labyad para o lugar de Gelson. Se Sá Pinto pretendeu dar um safanão no jogo, isso não se faz quando apenas faltam pouco mais de 15 minutos para o fim. A substituição de Capel por Jeffrén então, não lembraria ao diabo: aos 88 minutos de jogo, o que foi fazer o rapaz?!... Tínhamos na mão um bom resultado e foi para gastar tempo?!... Volto a dizer, nem o diabo se lembraria!... Com uma hora de jogo, Sá Pinto não revelou a ambição de que eu estava à espera. Seria hora de dizer à equipa que queria ganhar o jogo e Labyad e Jeffrén ainda teriam 30 minutos para entrar no jogo e fazer estragos. Porque dizem os livros que um jogador só ao fim de estar 15 minutos em campo começa a render. Assim esgotou ainda mais Gelson e Capel que pouco mais produziram até serem substituídos e não permitiu aos que entraram o tempo suficiente para renderem o que a equipa precisava. E não aproveitou o factor surpresa que a entrada de dois jogadores frescos e tecnicamente evoluídos, provocaria na organização do adversário. Foi demasiado cauteloso para a forma como eu vi o jogo e... quem não arrisca não petisca: perdeu 2 pontos que poderia ter conseguido. Ele lá saberá!...
Mas tirando a "nuance" de que falei anteriormente, continuo a "sentir" Wolfswinkel demasiado só na frente. No futebol português, como já disse, com o sistema que RSP parece querer implantar, o rapaz vai ter pela frente vinte e tal jogos de cariz pouco diferente de hoje. E ninguém o poderá acusar de não trabalhar até à exaustão. O que vai acontecer é que ele será sempre uma ilha no meio das defesas adversárias, facilmente anulável, porque sem companhia e sem que as ditas defesas sejam obrigadas a dispersar a atenção por mais jogadores contrários, será pão com mel "tratar" de Wolfswinkel.
Desejava muito a vitória em Guimarâes. Porque os nossos mais directos adversários - e logo os três! - tinham escorregado antes de nós e seria uma oportunidade excelente para a auto-motivação que tantas vezes é a mãe de êxitos no futuro. Fiquei triste, principalmente pela falta de audácia de Sá Pinto, que me pareceu ficar satisfeito com o "mal menor" e até o afirmou aqui. E não devia...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. Mano,

    Assino por baixo.

    Abraços Leoninos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente uma grande parte do universo sportinguista pensará como nós...

      Abraços Leoninos

      Eliminar
  2. Se calhar devia ter declarado que nada prestou!

    Será a função de um treinador dizer em público que a equipa jogou mal?

    A verdade tem que ser dita na cara dos jogadores dentro dos balneários e não fazer declarações a alimentar os pasquins.

    Como é possivel ainda não se perceber que a vida do Sporting não pode ser exposta na rua, como se tratasse de uma prostituta?

    Ai...Ai...Ai...

    Isto nos blogues continua muito mal! Nem sequer se sabe preservar o nome do Sporting, como fazem os outros clubes.

    Para certa gente tudo tem que ser discutido na rua, para gozo dos outros.

    É uma tristeza!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai...Ai...Ai...
      Caro "anonymus", quantos foram "para África, rapidamente e em força", corajosamente calados, apenas para preservar o nome de Portugal?!... Não sabe?!... Pois, se calhar ainda não era nascido. Mas eu digo-lhe: centenas de milhar, porque o "silêncio" era obrigatório!... Hoje, não é mais...
      E com a mesma verticalidade e frontalidade com que critico a incompetência e duvidoso carácter da "esfíngica figura" que alguns colocaram em Belém, eu critico tudo o que no Sporting me pareça mal! Venha esse mal do Presidente ou do técnico que o Sporting contratou para dirigir a sua equipa principal. Sem atentar contra o carácter de ninguém e sem me importar absolutamente nada com a opinião e o tom insultuoso que quaisquer "anonymus" aqui venham expressar. Porque nenhum deles algum dia me dará lições de sportinguismo.
      Domingos Paciência viu o seu contrato rescindido pelo Sporting, porque para defender a pele, optou por dizer em público mal da equipa que comandava. Nem eu, nem nenhum sportinguista desejará que Sá Pinto faça o mesmo. Mas daí a pretender convencer-nos de uma coisa, que todos sabemos não corresponder à verdade, vai uma distância, porventura tão grande, como a fanática forma que o caro terá de ver a questão. A crítica construtiva é a única forma de ajudar a corrigir os erros. Porque se o caro não tem capacidade para se aperceber que o empate em Guimarães foi culpa exclusiva de uma só pessoa, não pretenda "corajosos silêncios" de quem tem um carácter e uma visão de mundo completamente diferente da sua e dá a cara aqui todos os dias pelo clube que ama e estima e deseja para Ricardo Sá Pinto, rotundos êxitos, ontem, hoje e sempre. O que nunca significou nem significará aplaudir os seus erros...



      Eliminar
  3. Porra!!!! até me passo.

    Lá começam mos anónimos a defender o indefensável.
    Porque não se pode dizer que está mal o que de facto assim está?
    Os outros não dizem mal de si próprios? Como sabe Sr. Anónimo? Visita todos os blogs? Eu não, só os dos leões e não são todos. Chega!
    Quando falamos do que está mal é mesmo para exorcizar o desconforto que há anos sentimos e os outros... NÃO!

    (desculpa mano mas já começo a passar-me e ainda a procissão vai no adro)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Eu também já começo a passar-me com críticas gratuitas!

      É a opinião geral dos apreciadores do futebol que o Sporting jogou bem, embora ainda com problemas no ataque, cujos movimentos ainda não estão mecanizados, mas aparecem sempre alguns com exigências desmedidas, como se estivessem habituados a melhor.

      Estou convencido que se o golo do Wolks tivesse sido validado, as críticas teriam sido guardadas no saco para outra ocasião. É isso mesmo. As críticas aparecerão conforme as ocasiões.

      A equipa tem apenas mês e meio de preparação, alinhou ontem com 5 novos jogadores que não faziam parte do grupo na época passada, mas mesmo assim há sempre quem critique, incapaz de dar tempo ao tempo.É o fundamentalismo de alguns, que faz com os jogadores se sintam melhor a jogar fora de Alvalade.São esses que pagam um bilhete para ir ao estádio assobiar e não para apoiar a equipa, como deve ser o dever de qualquer adepto ou sócio que se preze.

      Espero que esses fundamentalistas do tudo ou nada, saibam por uma vez apoiar os jogadores no próximo jogo em casa e não façam o papel do 12º. jogador adversário.

      E termino aqui.

      Eliminar
    2. E eu também termino aqui. Já lhe respondi no comentário anterior e perante as evidências deste, nada mais se me oferece dizer...

      Eliminar
    3. Amiga e "mana leoa",

      Tu, eu e milhões de sportinguistas, QUEREMOS SER CAMPEÕES!... Mas haverá quem não se importe com mais um 4º, ou 5º, ou mesmo 6º lugar! Estão no seu legítimo e pleno direito... Nem papagaios palradores, nem silêncio dos inocentes, EM FRENTE SPORTING !...

      Eliminar
    4. EM FRENTE!!!!

      VIVA O NOSSO SPORTING A JOGAR PARA GANHAR

      Eliminar