terça-feira, 7 de agosto de 2012

Adrien, garantias ou conto do vigário ?!...


A coisa está preta! E tudo o que é jornal, rádio, televisão , site ou blogue, vai dando em cada dia mais uma pincelada de um negro cada vez mais negro! Nada que espante o mais comum dos três milhões e muitos de sportinguistas por esse mundo fora! Adrien Sliva estará a dificultar as negociações para a renovação do seu contrato com o Sporting, o que será seguro indicativo de que não vai renovar!...
Há os adeptos da tese de que a História nunca se repete. E haverá também os que entendem que tudo o que nos envolve é uma repetição constante, Até os dias se repetem, embora uns nos tragam um sol radiante e luminoso e noutros acordemos tristes e mal encarados, mesmo sem abrir a janela e confirmar que está realmente a chover.
O Sporting terá perdido o "timing"! E essa coisa de perder a boa ocasião para fazer qualquer negócio, normalmente, custa depois muito dinheiro. Ou desgostos profundos e irreparáveis. Foi assim com Futre e Figo e não sei se o "roubo" de Eusébio também não poderia ter sido evitado, com a aplicação de um "timing" correcto.
Este ano, outros também perderam o "timing", exactamente quando o Sporting acertou. Labyad, Rojo e até Viola vão passar uns tempos em Alvalade por uma questão de "timing". Mas para atender a todas esses importantes "timings", é muito provável que tenhamos perdido a noção do tempo certo com que as questões de Patrício e Adrien deveriam ter sido resolvidas. O primeiro, parece que ainda se conseguiu salvar, mas obviamente mais caro do que se tivesse sido escolhido o "timing" mais adequado. O segundo virou novela, que à boa maneira usada e abusada pelas televisões  portuguesas, além de excelente detergente para as pouco limpas cabeças lusas, parece nunca mais ter fim.
Não importará muito tapar o sol com a peneira. A boa fé das negociações entre o Sporting e Adrien terá, definitivamente, dado lugar a uma animosidade negocial que nunca mais permitirá o acordo. Porque já não será uma questão de números. O atleta pretenderá, salvando a face perante os adeptos aos quais jura uma amor "de corpo e alma" ao Sporting, inviabilizar qualquer tentativa de aproximação, com o objectivo claro de ficar livre em Janeiro, para negociar com quem há muito já terá acordado este plano que nem sequer poderá ser classificado de diabólico. E pouco importará saber se vai para norte ou se apenas dará um saltinho na 2ª circular. Para os "west-hams" desta vida é que não irá de certeza, ou então todos nós andaríamos a dormir e a acordar tristes e mal encarados.
Colocadas as coisas nesta situação, o que terá "engendrado" o advogado/representante do jogador?!... Penso que, a fazer fé nas palavras desse "espertíssimo jurista", que parece já ter domado a quase generalidade dos pobres e estúpidos jornalistas portugueses que, humilde e subservientemente, já lhe vão comer à mão, a questão coloca-se nas garantias desportivas que o jogador pretenderá que lhe sejam satisfeitas pelo Sporting. Como essas garantias desportivas, assim normalmente entendidas, nunca poderão ser exaradas num contrato de trabalho, restará o recurso que iluminados dirigentes portugueses costumam fazer motivo de panfletos de campanhas eleitorais: um contrato por objectivos, cuja exigência agora parte do atleta, quando estamos habituados a que o seja por parte dos clubes.
Seria pois natural que Adrien e o seu "altruista mas espertíssimo advogado/representante" - altruista significará apenas que estará a trabalhar de borla, só para o bem do jogador! - quisesse que a sua remuneração ficasse dependente da regularidade e da quantidade vezes que fosse titular no Sporting. Mas não sejamos ingénuos, isso seria um contrato leonino que Carlos Freitas aceitaria sem pestanejar. Não amigos, a pretensão de Adrien "mai-lo"  seu advogado/representante "espertíssimo", será exactamente o contrário disso: de cada vez que o jogador não fosse convocado ou não fizesse parte do onze inicial de Sá Pinto, o seu vencimento sofreria um acréscimo, mais ou menos pronunciado, consoante a capacidade negocial de ambas as partes o acordasse.
Não encontro outra explicação para a vacilante posição de Carlos Freitas, Sá Pinto, Luís Duque e Godinho Lopes, depois do tal advogado/representante "espertíssimo" de Adrien Silva, dizer que este pretende "garantias desportivas" por parte do Sporting. A menos que entre mim e Maquiavel vá uma distância ainda maior que aquela que possa, pretensiosamente, julgar haver. É que, aparentemente, ao fim de uma época ou duas, Adrien Silva estaria com um ordenado superior ao que Ibrahimovic desfruta no seu novo clube, o PSG.
Creio que Carlos Freitas e Sá Pinto não estarão a pôr-se bem na coisa e o medo nunca foi bom conselheiro. Eu por mim, salvaguardadas as admissíveis ausências por impedimento físico clinicamente comprovado -  escuso de dizer para quanto pano e quantas mangas isto sempre daria - assinaria já esse presumível objectivo/exigência do jogador e advogado/representante "espertíssimo".
E não estou louco como muitos amigos sportinguistas poderão supor. Por duas razões que passo a explicar, não tão contraditórias como isso e facilmente exequíveis. Ou Adrien passava a dar em treinos e competições o máximo de si mesmo, sem reservas ou "inércias mentais" e justificava a titularidade no Sporting nos 50 ou 60 jogos da temporada e Sá Pinto e todos os sportinguistas rejubilariam com isso e até aplaudiriam o jogador. Ou Sá Pinto passaria a poder fazer apenas duas substituições em cada jogo, já que procederia inapelavelmente à primeira, quando estivesse decorrido apenas um minuto de cada jogo, retirando Adrien e colocando no seu lugar o companheiro que mais indicado estivesse para desempenhar a sua função. Obviamente que não considerei a utilização do jogador na equipa B, porque o "espertíssimo" exigiria a inclusão de uma cláusula contratual específica.
Era exactamente isso que Adrien e o seu "espertíssmo" advogado/representante mereceriam. Bem como os "west-hams" portugueses, pintados de azul ou vermelho, tanto faz... De outra forma, estamos conversados: Adrien não renovará, levará um banho de assento, no banco ou mesmo na bancada, até ao fim da época, com um ligeiro interregno em Janeiro, para assinar, seduzido, o novo contrato pelo clube sedutor. 
Futre, Figo e tantos outros partiram e o Sporting não acabou por isso. E assim continuará a ser, seja o que for que vier a acontecer!...

Leoninamente,
Até à próxima


5 comentários:

  1. De acordo, mas não acredito que Duque/Freitas se deixem enrolar por "espertíssmo" advogado/representante ...

    ResponderEliminar
  2. o ponto sem retorno nas negociações será este fim de semana; no jogo contra os gregos se verificará quem ganhou o braço de ferro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso estar enganado, mas o caso dificilmente terá retorno neste momento. Porém, se efectivamente Adrien jogar a titular contra o Olympiakos, terei de concordar que as coisas ainda se poderão remediar e a inteligência de Duque/Freitas terá triunfado sobre o "chico esperto" que tem representado o jogador. Terá assim o Troféu "Cinco Violinos", mais um motivo de interesse muito importante.

      Eliminar
  3. Estou de acordo que muito dificilmente Adrien vestirá de verde e branco na temporada 13/14, e possívelmente vestirá de azul ou vermelho.
    Adrien sempre foi um jogador a quem se adivinhava um grande futuro, já antes de se ter estreado na equipa principal com 18 anos, pela mão de Paulo Bento. Sempre foi considerado uma das joias valiosas da nossa academia, daí Bettencourt ter renovado o seu contracto em 2009.
    Desde o final da época 09/10, Adrien nunca mais foi considerado opção para o plantel do Sporting, tendo sido emprestado ao Maccabi Haifa e posteriormente à académica. Na primeira época na académica teve uma lesão grave tendo actuado apenas em 5 jogos. No final dessa época, toma posse a actual direcção do Sporting. Com o claro objectivo de revolucionar o plantel, Adrien é novamente cedido à académica, sem ser previsível se estaria 100% preparado para se afirmar numa equipa da 1a liga e fazer uma época completa como titular indiscutivel, e é adiada a renovação do contracto, com o objectivo de observar a evolução do jogador, que possívelmente já exigiria um aumento substancial do vencimento.
    Durante essa época, Pedro Emanuel, que como sabemos tem ligações intimas com o clube do norte, terá convencido pinto da costa que Adrien seria uma boa aposta para o clube, tendo provávelmente sido feita uma abordagem com uma oferta aliciante para o jogador, sendo que só se tranfereria no final do contracto. O jogador com essa garantia vai tentando esticar a corda, exigindo valores iguais ou superiores aos que lhe foram oferecidos e vai jurando amor ao clube para suavisar a relação com os adeptos.
    No meu entender, quem tem mais a perder com este caso é mesmo o jogador, que se arrisca a ficar uma época sem jogar nem treinar.
    O Sporting felizmente tem jogadores à altura de Adrien, para não sentir a sua falta dentro de campo.
    Poderemos ter perdido um activo que poderia valer alguns milhões no futuro, mas não é com jogadores com este pensamento que queremos atacar o título.
    Estou convencido que no próximo domingo, Adrien já não fará parte da ficha de jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Fenómeno",

      É doloroso assistir a esta "novela". Porque é exactamente neste "pormaior" que o Sporting falha sistematicamente. Há quem continue a acreditar que ainda há "pais natal", sem ter a noção que o último foi o nosso grande capitão Manuel Fernandes, que assinava contratos em branco.
      Estes "meninos da academia", hoje, repito hoje, são todos iguais. E quem tiver dúvidas, que perca umas horitas a "avaliá-los" nas redes sociais, onde a sua estupidez vai ao ponto de dizerem que estão na Academia Sporting, porque é a melhor do Mundo, mas que depois de formados irão para oa seus "clubes do coração". Ou os dirigentes do Sporting abrem os olhos, ou muitos mais "adriens", "cás", "iés" e por aí fora, acontecerão.
      Confesso o meu desapontamento com Adrien, cujo carácter julgava superior ao que está a demonstrar. Posso estar enganado e ainda acontecer uma reviravolta. Mas para mim o assunto estará encerrado. Concordo inteiramente consigo na convicção de que no próximo domingo, Adrien não fará parte da ficha de jogo.

      Eliminar