terça-feira, 25 de outubro de 2022

Só eu sei quanto lamento!...


Paz podre e tolerância zero

«Os infelizes acontecimentos vividos nas bancadas de Alvalade no passado sábado, apenas tiveram o condão de colocar a nu a paz podre que sempre se viveu entre a actual Direcção do Sporting liderada por Frederico Varandas (FV) e as claques verde e brancas, com especial enfoque da Juve Leo.

Como é costume dizer-se em bom português, a verdade é que "não se gramam nem com molho de tomate", fruto do pós-Alcochete, da forma de chegada ao poder do actual Presidente, do afastamento do anterior, assim como a intenção clara e assumida de FV em querer enquadrar o apoio às claques sportinguistas num novo paradigma, fazendo terminar um sem número de negócios (uns mais lícitos que outros) clandestinos, cortando, assim, o acesso dos líderes destas organizações de adeptos a uma receita brutal e contínua que a esmagadora maioria dos cidadãos deste país não tem a mais pequena ideia.

E este tem sido o real problema da relação de FV com os "grupos mais ou menos organizados" de adeptos – o corte no acesso a dinheiro!

Porque no fundo, no fundo, é disso que estamos realmente a falar – do vil metal.

Hoje, mais do que nunca, também as claques dos nossos principais clubes tornaram-se um poderoso agente económico e político dentro da indústria do futebol português.

Se aqui partilharmos com o leitor a nota de que alguns líderes de claques dos chamados 3 grandes, ganham mais que a maioria dos jogadores, treinadores, directores e administradores das SADs da nossa Liga Bwin, se calhar não estaremos a faltar à verdade.

Varandas ao atacar o 'modus vivendi' das claques, está atacar directamente o modelo de negócio destas, a fonte de enorme rendimento de muitos e 'last but not least', pasme-se… livre de impostos!

Também por isso o relacionamento entre as parte acima referenciadas é insanável e apenas os bons resultados desportivos e financeiros do SCP têm ajudado Varandas nesta sua cruzada, na qual, até recentemente, se apresentava algo sozinho por total falta de comparência dos líderes portista e benfiquista.

Mas se FV tinha estado algo desamparado neste combate, o maior apoio chegou directamente da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto na passada semana com a aprovação da nova Proposta de Lei (que ainda carece da aprovação na Assembleia da República) que visa combater a violência no Desporto e que deu mote ao irregular protesto de parte das bancadas de Alvalade e à posterior carga policial no sector da Juve Leo.

Por tudo o que actualmente se vive neste clima de impunidade e de vista grossa que líderes de grandes clubes faziam e ainda fazem de tudo isto porque, de tempos a tempos, lhes dá jeito socorrem-se destas 'guardas pretorianas', é realmente bem-vinda esta nova Lei.

Está mais do que na hora dos Presidentes e Direcções dos Clubes/SADs deixaram de no mínimo serem coniventes, quando não autores morais para todas as más práticas e crimes que proliferam nos estádios de futebol. Para tudo isto, tolerância zero!»

Do outro lado da trincheira só os inconfessáveis interesses dos citados líderes das claques e a confrangedora senilidade de Eduardo Barroso que, infelizmente...

Só eu sei quanto lamento!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário