sábado, 4 de julho de 2020

Construir um mundo melhor!...



Varandas dá a mão a Paim

«Frederico Varandas aceitou desafio de A BOLA e fez questão de ser ele próprio a receber o antigo jogador leonino na Academia. Um regresso a casa, e um encontro para a história de vida de um talento imenso que se perdeu pelo caminho…

"Há quantos anos é que não vinhas aqui?", pergunta-lhe Frederico Varandas.

"Há muito tempo, presidente. É muito difícil para mim vir aqui, mas é bom", responde Paim.

Sem o abraço físico que a pandemia agora proíbe, sente-se profundamente o calor e a emoção do encontro.

Sem abraços, mas com a sinceridade dos olhares.

"Cresci a ouvir as histórias do Fábio. Dos sonhos e das qualidades que ele tinha. Do que ele poderia ter sido", confessa o presidente leonino.
O líder do clube de Alvalade olha para Fábio Paim e não poupa nas palavras.

"Pode parecer duro o que vou dizer, mas a realidade é que a história do Fábio é importante e interessante para a formação do Sporting. Há sempre um lado positivo para se olhar mesmo para uma história que não foi feliz. A história do Fábio não foi e nunca será feliz como jogador de futebol, mas ele tem muitos anos pela frente e pode ter, como missão, evitar que se repetiam mais histórias como a dele."

Frederico Varandas não perde o fio à meada…
"Ouvem-se muitas vezes as histórias bonitas dos jogadores de futebol formados aqui na Academia, mas também é muito importante para os meninos de hoje verem o que pode acontecer com a vida de um jogador, como aconteceu com Fábio Paim, que foi enorme promessa e era visto como um dos maiores talentos."

E sublinha o presidente do Sporting, enquanto Fábio Paim escuta e mantém o olhar absolutamente fixo.

"O Fábio pode reencontrar-se. Pode vir a redimir-se. O Fábio ainda pode fazer uma grande carreira no Sporting, ajudando a evitar que se percam grandes talentos, como ele próprio se perdeu enquanto futebolista."

Fábio Paim parece incrédulo. E parece quase nem respirar.

"Estou-lhe muito agradecido, em primeiro lugar, presidente, por me ter recebido. Não imagina o orgulho que é poder estar consigo, o orgulho por me ter recebido aqui. Muito obrigado e espero que tudo corra bem."»

A grandeza dos homens e das instituições que representam, sempre se há-de medir por momentos como este. Irene Palma, jornalista do jornal A Bola e nela a instituição que representa e Frederico Varandas, presidente e digno representante do Sporting Clube de Portugal, talvez nem  valorizem o suficiente o extraordinário acto que foram capazes de protagonizar, mas todos nós, elos de uma imensa e global cadeia solidária, temos consciência da dimensão do seu gesto e mais do que isso, do marco que ele poderá constituir como exemplo do que estará ao alcance de todos nós...

Construir um mundo melhor!...

Leoninamente,
Até à próxima 

1 comentário:

  1. Este acto de extrema elevação e dignidade, entre diversos outros a que temos assistido, de âmbito social, humamo e cívico, eleva e muito dignifica a instituição.
    A História do clube e os seus valores de referência, não se esgotam no futebol e nas modalidades desportivas, vai muito mais além e diferencia-nos.
    Esta medida, transporta em si profundo orgulho, alegria e simpatia para todo o universo do Sporting CP e Família Leonina.
    Representa nobreza de carácter, solidariedade, exemplos de vida, oportunidade de integração e regeneração na sociedade.
    Muitíssimo bem esta iniciativa da Direção e o seu magnânimo espírito, representado por um Grande Humamista, Medico, Militar e Presidente.
    Para bem pessoal de Fábio Paim e de sua extremosa família, faço sinceros votos e desejos, que o mesmo compreenda a altivez da mão dada, da nobreza, significado e alcance, que o Sporting CP lhe concede em termos de nova oportunidade.
    Estou certo, que não defraudará as expectativas Sportinguistas, nem desperdiçar a viagem para um melhor futuro - vai marcar o melhor e mais belo golo da Vida.
    Força Paim.
    Muito obrigado caro Dr. "Coragem".

    ResponderEliminar