domingo, 26 de julho de 2020

Conseguirá Amorim imitar Colombo e colocar o ovo em pé?!...


Banho de realidade

«O dérbi de ontem foi um importante banho de realidade para a nação leonina. Apesar das evidentes melhorias com Rúben Amorim, em especial na ideia de jogo, a equipa acaba a Liga no quarto lugar, com consequências até na próxima temporada, já que haverá duas pré-eliminatórias (ambas disputadas a um só jogo) até à fase de grupos da Liga Europa. Pior do que isso, ficou claro o abismo que separa a qualidade individual das opções das duas equipas, que os leões conseguiram disfarçar (e muito bem) apenas durante parte do segundo tempo, até à entrada de Rafa.

Prometer uma equipa capaz de lutar pelo título na próxima época é o pior que qualquer responsável leonino pode fazer. Porque, além de demagógico, seria elevar expectativas que simplesmente não podem ser elevadas. Aliás, arrisco-me a dizer que o onze com que Amorim venceu na Luz pelo Sp. Braga é mais forte do que aquele que apresentou ontem. Esta é a realidade: em termos meramente futebolísticos, o Sporting está mais perto do Sp. Braga do que dos dois históricos rivais.

Diz-se que o caminho faz-se caminhando mas, para recuperar o leão ao nível do que a sua história obriga, será preciso tempo e paciência – duas das coisas mais escassas no futebol.»
(Sérgio Krithinas, Saída de Campo, in Record, hoje às 04:26)


"Branco é, galinha o põe"!...

Conseguirá Amorim imitar Colombo e colocar o ovo em pé?!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. “Apesar das evidentes melhorias com Rúben Amorim, em especial na ideia de jogo”?
    O autor conjura esta frase, sem fornecer qualquer tipo de fundamentação.
    O que sustenta esta afirmação? Ainda para mais, adjectivando essa alegada melhoria como “evidente”.
    Pessoalmente, não só não reconheci melhorias em relação a jogos do mesmo grau de dificuldade que Silas teve, como tive para mim que jogos como contra Paços, Setúbal, ou Santa Clara dos jogos mais fracos a nível de produção ofensiva de toda a época. (Claro que não vou criticar as exibições contra equipas com mais poderio que o nosso, nem incuto ao treinador, seja Rúben ou Silas, a falta de qualidade de jogo, mas sim ao plantel que lhes foi fornecido). Poderá o problema ser exclusivamente meu, e não conseguir descortinar o que o autor considera “evidente”, mas sinceramente, mesmo consultando as estatísticas, ou os resultados, necessito de esclarecimento acerca das tais “evidentes melhorias com Rúben Amorim”. Até compreenderia, caso se referisse à preferência pelos jovens (sobre quem o presidente tanta tinta gastou a acusar de falta de qualidade), mas nem isso será, visto que o autor frisa que se refere “em especial na ideia de jogo”.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um terá o legítimo direito à opinião, qualquer que ela seja! O comentário traduz a opinião do Luís e ela aqui fica, naturalmente...

      Eliminar
    2. Correctíssimo, e agradecido.
      Aproveito a deixa, para referir que, enquanto cada qual terá direito à sua opinião, e mais ninguém terá nada a ver com isso...
      ...mas a um colunista, como é o caso do Sérgio Krithinas, deveria ser incutida a obrigação de a fundamentar, tal como ele se escusa a fazer, acabando por adjectivar como "evidente" algo que nenhum dado observável transmita, e a ficar-se por aí.

      Eliminar