quinta-feira, 9 de julho de 2020

Amorim, santo ou pecador, eis a questão!...


Uma opinião sobre Amorim: vencer não é convencer
João Almeida Rosa escreve sobre o treinador "da moda" Rúben Amorim, a quem o jogo da sorte e do azar tem beneficiado. Aponta-lhe críticas, mas também elogia a sua capacidade de comunicação e o seu optimismo

«No total, entre SC Braga e Sporting CP, Rúben Amorim leva 16 jogos na Liga NOS: ainda não perdeu, empatou três vezes e venceu por 13 ocasiões. Mas convenceu muito raramente, apesar dos resultados notáveis Num vídeo produzido pelo SC Braga, aquando da chegada de Rúben Amorim, o então técnico dos minhotos referiu, em jeito de apresentação, que “a ideia é que se consiga entender o que o SC Braga vai fazer, mas não seja fácil de parar”.

A frase é simples, mas levanta uma questão altamente relevante que está na base da construção de uma ideia de jogo no momento com bola e que, acredito, divide os treinadores em dois grupos: ou se quer o nosso futebol ofensivo o mais ordenado possível, rigoroso nos posicionamentos e capaz de espelhar os automatismos que trabalhamos ao longo da semana ou se, por outro lado, pretendemos gerar constantes problemas diferentes ao adversário dentro da nossa organização para desafiar os equilíbrios que nos vão procurar impor.

No fundo, ou padronizamos, ou,como diz Vitor Pereira, procuramos que o jogo seja menos de régua e esquadro, menos dos treinadores, mas mais dos jogadores.

Não acreditando em fórmulas corretas ou incorrectas, porque o futebol já se encarregou de nos mostrar que se ganha e alcança o sucesso de diversas formas, e percebendo que Rúben Amorim pretende com esta frase dizer que quer conferir organização à sua equipa e tarefas bem explícitas aos seus jogadores, julgo que existe um paradoxo nesta lógica: quanto melhor se conseguir entender o que neste caso o Sporting CP quer fazer, mais facilmente o conseguirão parar.

No clube de Alvalade, Rúben Amorim tem procurado replicar praticamente tudo o que estava a criar em Braga. Do sistema colectivo aos papéis individuais em cada posição, o que se tem visto é aquilo em que Amorim acredita. Um jogo mais dele do que dos jogadores, conforme diz o próprio.

“O que quero fazer é dar-lhes uma identidade, uma organização e uma forma de estar em campo em que, sim, continuamos a depender deles, mas menos. Sermos consistentes e, depois, aqueles últimos 10% pertencem ao jogador”, explica o treinador no vídeo de apresentação do SC Braga já referido.

A verdade é que, por enquanto, na Liga NOS, o registo é quase perfeito: em 16 jogos (nove no SC Braga e sete no Sporting CP), ainda não perdeu, ganhou 13 e só empatou por três vezes. Pelo meio, conquistou uma Taça da Liga na qual bateu leões e dragões. Os resultados são incríveis, mas pessoalmente creio que Rúben Amorim tem vencido mais do que convencido.

E, devo dizer, tive pena que o Sporting CP não tenha conseguido ganhar ontem em Moreira de Cónegos porque, assim, esta publicação pode parecer influenciada pelo último empate dos leões, mas é até precisamente o oposto: apesar dos grandes resultados que Amorim tem conseguido, o seu futebol parece-me não justificar tamanha superioridade.

Nem ontem, nem quando ganhou.

Quando assim é – quando os resultados e as exibições não se justificam entre si – cria-se um problema de sustentabilidade. Mais cedo ou mais tarde, quem joga bem e perde há de começar a ganhar e quem vence sem convencer terá problemas. Neste momento, o Sporting CP, já sem beneficiar tanto do efeito surpresa de que o SC Braga beneficiou, é uma equipa demasiado previsível, com pouco jogo interior, refém das amarras atribuídas aos seus médios e, sem Mathieu e com Eduardo Quaresma ainda longe do seu potencial, órfã de centrais com mais capacidade na fase de construção.

Se assim é, perguntam, como é que não perde e tem ganho tantos pontos aos rivais? “Tenho tido bons jogadores, sorte nos momentos certos e gente que acredita em mim”, respondeu o próprio treinador, antes da última partida.

De facto, as pessoas tendem a desvalorizar a componente da sorte e do azar, mas Amorim tem tido mais da primeira do que da segunda. Foram vários os jogos em que, ainda em Braga ou já nos leões, as partidas poderiam ter terminado com resultados diferentes.

Ainda assim, é impossível não o referir, há também vários méritos claros do técnico da moda. Tem as ideias claras, e isso será sempre uma vantagem, comunica muito bem, tanto para fora como para dentro, ou não conseguiria impor as suas ideias de forma tão rápida junto dos jogadores, e é alguém profundamente positivo, que transmite confiança – e esse é um aspecto basilar em qualquer equipa.

A possibilidade de formar um plantel à sua imagem, coisa que ainda não pôde fazer nem num clube nem noutro, com uma pré-época pelo meio, irá ajudar a entender se o que vimos até agora foi somente uma ‘fase introdutória’ da ideia de jogo de Rúben Amorim e se há evoluções no modelo dos leões

É a prova dos nove que, em conjunto com a competência do clube no mercado de transferências para apetrechar ou não o plantel de mais qualidade, ditará o sucesso na próxima temporada dos verdes e brancos.»
(João Almeida Rosa, Tribuna Expresso, em 07 Julho 2020, às 15:36)

Desde que iniciei, na minha juventude, o longo caminho que me havia de levar à agnosticidade que, bastantes anos depois, a maturidade haveria de fazer explodir em mim de forma convicta e irreversível, que sempre me fascinou a figura que, nos complexos, tortuosos e quantas vezes inexplicáveis processos de canonização, ex-libris da igreja católica, apostólica e romana, era protagonizada pela incontornável e apropriadamente chamada de "advogado do diabo".

Ainda ontem, na quase quotidiana visita que faço às principais capas e destaques dos melhores jornais e revistas que, a meu ver, são produzidos por cá, encontrei esta 'pérola', que a convicção ou o talento para a ficção do auto-proclamado treinador de futebol, João Almeida Rosa, terão conseguido construir para deleite de todas as más línguas que abundam pelo imenso universo sportinguista, me lembrei dessa tão imprescindível quanto horrenda figura da história do catolicismo. Porque o articulista me parece desempenhar neste singular contexto do futebol em geral e em particular de Alvalade no momento actual, exactamente o mesmo papel que o "advogado do diabo, desempenhará nos corredores esconsos do Vaticano. Porque de um de dois inexoráveis destinos o técnico leonino não se livrará...

Amorim, santo ou pecador, eis a questão!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Nisto de sorte ou azar, parece-me que João Almeida Rosa esquece um velho aforismo: a sorte dá uma trabalheira danada! Depois, lembro também, todos sabiam como e para que lado fintava Garrincha, mas a norma era os defesas serem comidos de cebolada...

    Não duvido que, neste momento particular do campeonato, todos os treinadores e cronistas da bola saibam como parar a falta de jogo interior de Amorim, mas não consigo olhar, por exemplo, para este Moreirense-Sporting sem pensar em sorte ou azar: em boa verdade, Amorim teve sorte porque um árbitro incompetente e tendencioso poderia ter visto um, dois ou três penaltis contra o Sporting(lembram-se do Capela?) e, ao invés, para azar da sua equipa, esse mesmo árbitro limitou-se a não ver dois penaltis a favor, um deles acima de qualquer suspeita ou dúvida razoável.

    É claro que, mais jornada menos jornada, a equipa de Amorim vai perder e então, finalmente, João Almeida Rosa poderá exultar: viu cumpridos os seus vaticínios enquanto treinador (de secretária).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Liondamaia, saiba que neste mundo globalizado, em vez daquele velho teorema de Antoine Lavoisier, "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", todos podemos constatar em cada momento e nas mais variadas matérias que, hoje por hoje, "tudo se sabe, tudo se descobre"! Vem isto a propósito de João Almeida Rosa, antes de se tornar treinador, quiçá de secretária como o amigo sublinha, foi jornalista do Jornal do Sporting. Logo, será que 2+2 continuarão a ser 4, e o homem agora ter-lhe-à dado para sonhar com o lugar do Rúben Amorim?!...
      Ai meu amigo, eu desde que vi um porco a andar de motorizada, já não lhe garanto nada!...
      Grande abraço e Fortes Saudações Leoninas

      Eliminar