quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Oh Jotapê quando ganhares juízo manda-me uma mensagem!...


“Não sou esperto nem sou bruto, 
Nem bem nem mal educado, 
Sou simplesmente o produto, 
Do meio onde fui criado.” 
António Aleixo

A caminho dos 33 anos o Jotapê já não muda! Carrega às costas uma palete de loucuras que foi cometendo, amiúde, ao longo de toda a sua carreira. Sem nunca tomar emenda. Sem nunca ser capaz de reflectir sobre o que lhe foi acontecendo. Sem nunca revelar capacidade para avaliar os enormes prejuízos que causou a todos os seus companheiros e aos clubes que representou!...

Ontem voltou a revelar uma confrangedora falta de juízo. E de novo os companheiros e o clube é que voltaram a pagar as favas. Quando o Sporting estava a subir e a ficar por cima do campeão europeu, que já nem com as botas podia - Jorge Jesus tinha avisado a sua gente que na segunda parte é que seria a hora da estocada final, porque viriam ao cimo os reflexos do derbi madrileno! - o Jotapê lembrou-se de se meter nos seus habituais caldinhos, em alhadas desnecessárias, a quase 100 metros da sua base...

Não serei capaz de jurar que terá mesmo dado com o punho direito no peito do Kovacic, que terá aproveitado a boleia e apenas revelou o "fair play" que eu já vi o Jotapê exibir dezenas de vezes. Mas como diria a Teresa Guilherme, isso agora não interessa nada. Importante é que o Jotapê deveria saber que aquela não era a hora certa e o local mais adequado para arriscar. Mas arriscou: em vez de regressar à base e ganhar forças para nova investida pela sua ala, de modo a contribuir para a estocada final, foi para o rebuliço! Que nos rebuliços é que ele se sente muito homem e mais feliz!...

Naquele momento Jotapê estava proíbido de se colocar a jeito de um qualquer imponderável. Ao enrolar-se desnecessariamente com o austro-croata nas barbas do árbitro assistente, colocou-se sob a jurisdição da equipa de arbitragem. E o chefe da banda, mostrou-lhe o vermelho tão deligentemente quanto antes tinha fechado os olhos a várias tropelias dos espanhóis. E o murro que não sei se chegou a dar no peito do gajo de roxo vestido, acabou por ir direitinho ao estômago dos companheiros, equipa técnica, dirigentes e... 50 mil adeptos estarrecidos nas bancadas, mai-los milhões agarrados aos televisores!...

Oh Jotapê quando ganhares juízo manda-me uma mensagem!...

Leoninamente,
Até sempre, Sporting Sempre!...

12 comentários:

  1. Repetindo-me, eu não vi essa imagem apesar de prevenido! Mas o que eu sei, e talvez JotaPé tenha esquecido, é que isso faz parte do treino no RM! Tentar ludribiar o árbitro que eles escolheram! Eu vejo muios jogos da Liga Santander e sei que a coisa se repete! Por isso e por muito mais essa nunca será a "melhor equipa do mundo"!

    ResponderEliminar
  2. Pegando no que Aboim disse...

    Já assisti aos treinos de RM e Barcelona, nunca vi o Ancelotti/Zidane/Luis Enrique/Guardiola exigirem ou insinuarem ou demonstrarem como ludibriar os arbitros.

    O que sei é simplesmente isto:
    - RM e Barcelona são, juntamente com Bayern/Borussia Dortmund/Schalke 04/Juventus/Inter Milan/PSV Eindhoven as equipas mais beneficiadas pelas arbitragens ao longo de décadas. RM e Barcelona e Bayern e Schalke por cima de todas as outras, claro, mas assim são as coisas.

    - No RM e no Barcelona figuram aqueles que o dinheiro pode comprar e aqueles em quem a imprensa espanhola/catalã aposta para o futuro.

    - Espanha e Alemanha, bem mais do que Italia, são intensamente beneficiadas pela UEFA. As estatísticas comprovam-no facilmente, é só comparar golos em falta, foras-de-jogo, faltas ao contrário, expulsões, grandes penalidades que favorecem as equipas destes países (incluindo as suas selecções).

    - Por tudo isto, quem joga no RM e Barcelona arriscam-se a ganhar. Eles (jogadores e treinadores) veem-se como ELITE, o que quer que façam está bem, nunca fazem faltas, nunca agridem, e os adversários raramente os dominam.

    - Há um interesse OBVIO da UEFA em ter Bayern, RM, Barcelona, PSG nas fases mais avançadas da Champions. Tudo é feito para ter estas equipas no fim - mesmo que isso signifique torpedear equipas de países periféricos (Portugal, Inglaterra, Holanda (hoje em dia), Belgica e até Italia.

    - É um dado adquirido em Espanha que a super super Champions que aí vem é natural, necessária, merecida, e só irá contar com equipas de países das chamadas "ligas importantes": Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Italia.

    O João Pereira não merecia ter sido expulso. A polémica foi analisada em Espanha e até peritos em arbitragem consideram a expulsão "excessiva", "injusta", "desnecessária".

    Foi tolo? Sim. Mas com equipas como o RM e Barcelona não é fácil evitar caír nas armadilhas (trampas, em Castelhano). Eles cospem nos adversários, pisam, arranham, insultam, fingem faltas, provocam. São assim, e acreditam (como Luis XIV) que têm o direito de fazer o que querem...por decreto dos deuses do futebol.

    E assim estamos. O futebol É UMA MENTIRA. Cá dentro e lá fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgava que o meu Caro Chronus sabia que já não vou ao futebol há mais de 25 anos e que a treinos de grandes (e mesmo pequenas) equipas nunca fui. Talvez se o soubesse não teria lido tão demasiado "à letra" aquilo que eu escrevi de forma claramente "simbólica" sobre o RM.
      Sobre o restante do seu texto, com o qual concordo em absoluto, ele disse claramente aquilo que eu pretendi evidenciar: existem equipas na Europa que são predestinadas a ganhar "peu importe comment". É um pouco como em Portugal (cá dentro) com "certas" equipas cada uma na sua época.

      Aproveito para mencionar que as imagens propostas pelo Bruno Ope são aquelas que eu vi e que aparecem nos "Mismarcadores" e que fazem manter a minha opinião. Gostaria de rever o lance no "pico" da grande área com Marcelo, Gelson e a bola. Ainda não encontrei o tempo de as buscar por ter tido um dia fora de casa onde cheguei há pouco e só me preocupei com a leitura de comentários escritos já depois de eu ter ido dormir...

      SL

      Eliminar
  3. Tenho que discordar. O João Pereira foi buscar a bola e estava a perder por isso acho bem que tivesse pressa. O Kovacic é que se põe a frente para perder tempo. E as imagens são más. Talvez apareçam outras melhores e mostrem que estou errado, mas parece me que as mãos doJP nem tocam em Kovacic. A mão que dá "um soco" ao Kovacic é a do árbitro assistente quando se coloca entre os dois jogadores. Vejam este vídeo https://youtu.be/9sNPs2idF74
    O árbitro não consegue ver e acha que é uma agressão do JP e o árbitro assistente acredita que deve ter havido mais qq coisa mas eu não vejo nestas imagens. O que acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Leia o comentário do MaximinoMartins (09:05), está lá tudo, muito bem resumido.

      Eliminar
    2. Talvez tenha mesmo razão, Bruno Ope!...
      SL

      Eliminar
  4. Foi burro...
    "Aquilo" era mesmo o que o árbitro " precisava" para " nos fazer a folha"...
    Já não muda...vai ser asno até so fim da carreira...

    SL

    ResponderEliminar
  5. É verdade aquilo que o consócio Aboim referiu. O Real Madrid veio fazer um treino. O resto é muita parra e pouca uva.
    Por favor, não responsabilizem o JP. O rapaz não tem culpa que o ponham a jogar. O "catedrático", o "mestre da táctica" é que não tem perdão. Desta vez estava no banco e "nicles"!
    E os espanhóis num gozo controlado, a alimentarem-lhe o ego durante toda a semana...

    ResponderEliminar
  6. Não toca no fiteiro checo.

    A minha dúvida é se terá sido alguma recomendação do delegado português que nas reuniões pré-jogo tem por hábito chamar a atenção dos árbitros para a expressividade do treinador Jorge Jesus (ontem o 4º árbitro parecia um defesa central numa marcação de canto ao treinador leonino por estar a meter o pé cms fora da área. Foi nesse momento que o BdC lhe apontou o Zidane, metros fora da sua área de rigor...),

    e que terá também chamado a atenção do árbitro para o João Pereira...

    ResponderEliminar
  7. Concordo com tudo o que foi escrito na globalidade. Penso que não podemos crucificar o jogador. Temos que crescer e não nos pormos a jeito tal como aconteceu com a expulsão do nosso treinador em Madrid. De qualquer forma temos de estar orgulhosos com o crescimento do nosso clube a todos os níveis. É um orgulho imenso ver os jogos no nosso estádio e ver a crença renovada dos nossos adeptos. Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  8. Não se pode crucificar quando são nossos. Ok, até certo ponto concordo, mas estou 100% de acordo com este post.

    Continuemos a arranjar desculpas (e até há aqui quem aproveite para enviar indirectas a JJ, como não podia deixar de ser), quer sejam justificadas ou não, o que é um facto é que a forma como JP avança e dá aqueles 3 passos "mortais" assume uma linguagem corporal que demonstra uma estupidez indesculpável, principalmente para quem já não é virgem nestas andanças.

    Gosto muito de o ver jogar, principalmente quando coloca raça e determinação em campo, mas estas atitudes pontuais talvez expliquem porque é que ainda não deu o "click". É muito o que fica em causa e por isso espero que internamente saibam lidar exemplarmente com a situação.

    ResponderEliminar
  9. «El escocés Collum dejó con diez jugadores al Sporting al expulsar con tarjeta roja directa a Joao Pereira. (...) "Es un rifirrafe entre Kovacic y el jugador portugués. No hay agresión por parte del futbolista del Sporting. En todo caso se debía haber resuelto con una tarjeta amarilla para ambos jugadores".» - Andújar Oliver, especialista de arbitragem, no jornal 'Marca'
    Ontem, o João Pereira foi vítima da sua vontade de ganhar um jogo pelo/com o Sporting Clube de Portugal. Merece o nosso reconhecimento, não a nossa crítica
    SPORTING!

    ResponderEliminar