quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Nun-ca-te-me-tas-num-ca-ni-sso!...


O QUE HOJE É VERDADE AMANHÃ É MENTIRA


«Se a memória não me falha, António Pimenta Machado, então presidente do Vitória de Guimarães, usou-a pela primeira vez para negar a saída do treinador brasileiro Renê Simões. Verdade naquele dia, mentira no dia a seguir. É toda uma escola de pensamento e atuação que, não sendo exclusiva do futebol, está associada a esta indústria que move milhões de euros. 

Esta semana as imagens do túnel ou do acesso ao balneário de Alvalade dominaram grande parte das discussões entre adeptos, dos debates televisivos e até dos noticiários em canal aberto. A situação em si incomoda-me, não pelo caso em concreto, mas pelo padrão de comportamento que representa. No caso – e pelo que decorre das imagens - é evidente que Bruno de Carvalho não só não provoca, como não responde ao confronto. Poderia ter ficado imóvel, como nesse challenge que está na moda e não ficou, mas ver cuspidelas e outras coisas roça a imaginação mais delirante. 

O que me importa é que Bruno de Carvalho também chegou ao futebol anunciando uma nova forma de estar e, sejamos claros, tem aparecido de tal maneira envolvido na confusão, que faz lembrar um dirigente da velha guarda. 

Antes dele houve outros arautos da mudança que nunca o foram. Todos esses dirigentes surgiram ou ganharam dimensão, não por acaso, como oposição a Pinto da Costa. Foi assim com João Rocha, que já estava no Sporting quando o então chefe do Departamento de Futebol do Porto liderou o Verão Quente das Antas, foi assim com João Santos e Gaspar Ramos, com Jorge de Brito, muito com Vale e Azevedo, o homem novo e finalmente com Luís Filipe Vieira. 

No Sporting, mais frágil, o projecto Roquette com o próprio e com os seus sucedâneos nasceu para lançar uma nova cultura desportiva e um novo modelo de negócio. No fim, nem uma coisa nem outra. O Sporting acabou falido e o comportamento de alguns dirigentes foi o que se sabe. 

O facto é que Bruno de Carvalho, mesmo involuntariamente envolvido nesta situação, tem especiais responsabilidades. É o presidente do Sporting.

E agora? Quando tantas áreas melhoraram no futebol em Portugal continuamos na mesma na chamada Justiça Desportiva. Este caso, como o que envolve o presidente do Benfica, vai arrastar-se. Com pompa anuncia-se que os castigos podem ter dois anos ou três. Como sempre, a montanha vai parir um rato. Sabemos todos que há instâncias próprias, mas com a autoridade que lhe é reconhecida chegou a hora do presidente da Federação exercer, pelo menos, a sua magistratura de influência...»
(Nuno Santos, Ângulo Inverso, in Record)

Como sempre emerge desta crónica a rara lucidez de um jornalista que nunca escondeu os seus afectos, mas que os submete sem pruridos e tergiversações à razão e à inteligência, para além de rejeitar liminarmente sujeições e subserviências à nojenta "corrente do jogo" que impera no pântano.

Nuno Santos retira - "pelo que decorre das imagens" - aquilo que eu, milhões de sportinguistas e adeptos do futebol em geral, também retiraram: "Bruno de Carvalho não só não provoca, como não responde ao confronto"!...

Depois, bem depois, pensa o que sempre pensei: "poderia ter ficado imóvel e não ficou, mas ver cuspidelas e outras coisas roça a imaginação mais delirante"!...

Por mim e parafraseando a minha saudosa avò paterna, sobre a minhas aventuras p'los caniçais bairradinos, deixaria para reflexão do meu presidente...

Nun-ca-te-me-tas-num-ca-ni-sso!...

Leoninamente,
Até sempre, Sporting Sempre!...

6 comentários:

  1. Este caso, como o que envolve o presidente do Benfica, vai arrastar-se

    A pena aplicada celeremente ao presidente do benfica foi hoje anunciado-60 dias.

    Tiro ao lado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo das 21:42 (Rudolfodias/Edmundo/Corvo/VideoVasco/david/Simao - mais conhecidos como os amigos de Pedro Guerra, com quem janta e a quem paga para espalhar o veneno encarnado):

      qual tiro ao lado, criaturinha? Será o seu QI realmente tão baixo, terá o "senhor" tão pouca cultura que esqueça que o caso do ex-condenado LFV foi analisado durante meses até uma conclusão final? Esquece que no caso do Rui Costa a "coisa" ainda foi mais estranha, ilegítima? Esquece que no caso de JJ, BdC e do médico do Sporting as deliberações e punições foram determinadas ao cabo de dias ou pouco mais de 1 semana?

      Tiro ao lado é o vosso. Dizem-se honestos e nunca o foram, dizem que lutam pela Justiça desportiva e sempre promoveram a corrupção, dizem-se obedientes à Justiça e no entanto têm um presidente que deve mais de 600 milhões de Euros à banca.

      O seu clube, anónimo lampião das 21:42, é hoje, mais do que nunca, algo que corrompe os valores mais elevados da nossa sociedade, algo que a atrasa, que a retrocede, algo que a destrói - um cancro.

      Eliminar
    2. E arrasta-se desde quando Chico-Esperto?

      Eliminar
    3. Excelente, Chronus.
      Eu diria em bom português que um lampião neste momento é a pior merda que existe. Ainda metem mais nojo, mais fastio, mais asco do que a era dourada do FCP.

      Eliminar
  2. O lampionismo é amaior pandemia do país...

    ResponderEliminar