quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Quais meninos, qual carapuça !!!...


                           2   -   0
                          
A derrota hoje sofrida em Penafiel, pela equipa B do Sporting Clube de Portugal, contra  a  equipa  principal do clube local, poderá ser perfeitamente entendida se tomarmos em consideração as palavras de Abel Ferreira no final do encontro:
 
"Esta foi uma prestação que não me agradou, mas que espero que seja uma lição de humildade para todos. Estou triste, essencialmente, pela falta de atitude colectiva. Demos cerca de 45 minutos de vantagem ao nosso adversário e começámos a perder logo desde o início do encontro. Temos algumas coisas (se calhar muitas!) para corrigir.".
 
Fui um dos primeiros e mais severos críticos da palavras do nosso técnico, no final da derrota na Tapadinha. Por razões mais fortes ainda, aplaudo hoje as suas afirmações. Porque a falta de humildade e de atitude competitiva de então, terão sido hoje obscenamente ultrapassadas.
 
Mas no meu entendimento, o discurso estratégico de Abel Ferreira, ontem, tal como hoje, quer-me parecer profundamente errado. Afirmar para toda a Comunicação Social, que para esta equipa B do Sporting Clube de Portugal "o resultado não conta", antes os objectivos passam por "preparar toda esta esperança leonina para o patamar seguinte", será sempre uma mensagem de desmotivação tremenda, uma profunda machadada na ambição dos nossos jovens.
 
Que o objectivo máximo de Abel Ferreira, em absoluta e perfeita sintonia com Leonardo Jardim, seja exactamente esse, entendo-o como correcto, inatacável e naturalmente espectável. Mas, que me perdoe o técnico da nossa equipa secundária, nunca deveria ser colocado "em letras gordas" no exterior e, tal mensagem, jamais deveria chegar, directa ou indirectamente, ao balneário.
 
O discurso de Abel Ferreira afigura-se-me contraproducente. É um convite, exactamente, "à falta de atitude competitiva colectiva" e à sua substituição por um inconsequente "aprimoramento técnico-táctico", em que o esforço, a dedicação e a devoção ficam no tinteiro.
 
Que Abel Ferreira olhe de forma cúmplice e inteligente para a batuta de Leonardo Jardim e vá fazendo os possíveis e impossíveis por aprimorar os atributos de A, B, C e D, de forma a que ganhem asas para voos cada vez mais altos, parece-me fulcral para o futuro do Sporting Clube de Portugal.
 
Que o modelo de jogo escolhido e todas as suas nuances derivem da necessidade de criar hábitos em todos os potenciais "recrutas" a saltar para a equipa principal, parecer-me-à, decididamente,  obrigatório e indeclinável.
 
Mas a mensagem para o balneário da nossa segunda equipa deverá, na minha modesta opinião, ser uma e apenas uma: queremos ser campeões da II Liga ! Em primeiro lugar porque essa pressão, ao invés do que, por enquanto, acontece na equipa principal, só lhe trará benefícios. Em segundo lugar, porque só quando esse espírito e essa mística estiverem assimilados, os nossos jovens estarão preparados para o patamar superior !
 
E que não me venham alguns dos meus leitores sportinguistas, de dedo em riste, acusar de exagerar no grau de exigência, porque ainda serão uns meninos! Quais meninos, qual carapuça! São homens e profissionais de corpo inteiro, que terminaram o seu processo de formação e... são pagos a peso de ouro! Provavelmente como a grande maioria dos adversários que irão defrontar, nunca foi, nem alguma vez será, durante todas as suas carreiras !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima 
 
 

4 comentários:

  1. Vi a maior parte do jogo e também não gostei...
    Para já, os nossos jogadores vão ter de "jogar com os trunfos" dos adversários...

    Eles jogam duro (e jogaram...deram-nos "uma abada" em faltas cometidas e até pelo menos uma agressão, que deve ter no mínimo...partido o nariz ao Esgaio, perante "a cegueira" capelista...)...
    Nós vamos ter de fazer o mesmo...
    É claro que há sempre o risco de um capela qualquer nessas circunstancias...mandar os nossos mais cedo para os balneários, fechando os olhos às entradas dos adversários...
    Eu sei que os nossos estão habituados a um futebol mais bonito, mas há jogos em que isso não dá e então...
    Vão ter de "arregaçar" as mangas...
    Calçar as "botas cardadas"...e vá de mostrar aos outros, que do nosso lado ...não há "meninos de copos de leite"...

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais amigo Max!

      Se os regulamentos nos obrigam a visitar os campos de 21 adversários, deveremos responder-lhes à generosidade com generosidade igual, à bravura com bravura igual, à virilidade com virilidade igual, à agressividade com agressividade igual, à impetuosidade com impetuosidade igual...

      Dar a outra face, depois de levar um bofetão, poderá levar-nos a um altar qualquer, mas nunca nos levará às vitórias!...

      SL

      Eliminar
  2. Nem 8 nem 80.
    Contra o Atlético jogámos bem e criamos inúmeras oportunidades mas falhámos na concretização, e no futebol, como tantas vezes acontece, o resultado é...o que foi. Depois poderiamos ter goleado o Beira-Mar e ontem entrámos mal, sofreramos 2 golos em 15 minutos, o que, convem saber (para quem joga ou já jogou futebol)- "desarma" completamente uma equipa. E nestas situações, é claro que a juventude e a inexperiência não ajudam. Com a entrada de Chaby (Não haverá ninguém que apanhe este Capela no colombo?)a equipa melhorou mas não conseguiu mais reeorganizar-se devidamente. Estes jogos servem também para avaliar o nivel de maturidade destes jogadores e ontem, Leonardo Jardim deve ter tomado algumas notas. Tem que se ter um pouco de paciência e apoiar estes rapazes meio miudos, meio adultos.


    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordarei com parte do comentário do Juba! Mas haverá uma parte onde a condescendência me parece quase paternalista. Se fossem juniores, concordaria em absoluto. Assim, a atitude deles em Penafiel, pareceu-me sobranceira e sem a humildade que o Abel Ferreira referiu.

      Mas o que pretendi destacar no post, foi mais o erro que eventualmente o treinador estará a cometer, baixando o grau de exigência. Não é pecado exigir o máximo e colocar-lhes a fasquia bem lá no alto. Era o erro que sempre apontei a Dominguez e que Abel parece ter percebido agora.

      Vamos aguardar por aquilo que farão, depois desta dura lição...

      SL

      Eliminar