sábado, 10 de agosto de 2013

Os predestinados de aviário podem custar muito caro !!!...


Kikas renova contrato com o Sporting



Há 15 anos no Sporting Clube de Portugal, o jovem médio Kikas, de 22 anos, renovou o seu contrato com o Clube até 2019, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões.                              
 
"... É a recompensa para o trabalho e esforço que tenho dedicado a este grande Clube. [...]  O meu objectivo é continuar a ajudar a equipa B do Sporting e chegar à equipa A. Vou continuar a trabalhar para que isso se torne realidade...".

O insuficiente conhecimento que tenho sobre o valor deste jovem atleta da formação leonina, não me permite a opinião pessoal que gostaria de ter acerca da prorrogação do contrato agora decidida pelos responsáveis do futebol sportinguista. Vejo sempre com agrado situações desta natureza e espero que o futuro venha a provar o acerto da decisão, sem no entanto deixar de estranhar algumas das nuances divulgadas, que à primeira vista, sem conhecer quaisquer valores salariais, me parecerão excessivas, como sejam o prazo acordado e o valor da cláusula de rescisão. Mas o meu benefício da dúvida vai naturalmente para Kikas e para quem assumiu a responsabilidade desta renovação.

Penso que as renovações que têm vindo a ser feitas com as jovens promessas da nossa formação, jamais poderão cair na banalização. Serão sempre actos muito sérios que se reflectirão tanto nas expectativas criadas em todos estes jovens, quanto na criação de encargos porventura incomportáveis no futuro para o Clube. Mas quero acreditar que a linha que tem vindo a ser prosseguida, tenha na devida conta, tanto as potencialidades reveladas pelos eleitos, quanto a capacidade do Sporting para assumir as responsabilidades que ficam expressas contratualmente.

Ninguém duvidará da realidade incontornável que dezenas de anos de formação leonina já nos mostraram. Será absolutamente utópico pensar num aproveitamento superior a 20 ou 30%, embora reconhecendo que haverá gerações que ultrapassem tais valores. E receio que estejamos a incorrer no erro tremendo de ultrapassar os ensinamentos do passado, que acabarão por ser exactamente aquilo de que nos orgulhamos: o singular "know-how" que sempre habitou dentro das paredes de Alvalade. Mas tão peculiar percepção, sempre assentou no saber colectivo de um conjunto de "grandes sábios", que a lei da vida inapelavelmente tem afastado do centro das decisões. Que não se pretenda agora acreditar em predestinados de aviário! Podem custar muito caro !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - A imagem apresentada no site oficial do Sporting e que reproduzo acima, deveria ser mais cuidada, tanto pelo profissional que a colheu, quanto pelo atleta que a protagoniza. Falo da indumentária escolhida, que não me parece compatível, nem com o fundo apresentado, nem com toda a sua envolvente. Já vem de trás e sei que para esta nova geração, tanto faz a "estrada da Beira, como a beira da estrada" ! Mas alguém deverá estar mais atento a estes "pormaiores"!...


 

4 comentários:

  1. É como a diferença entre uma merda de artigo ou um artigo de merda...

    ResponderEliminar
  2. 1 época inteira na equipa B com transmissões dos jogos todas as semanas na tv ou pàgina do Sporting , uma excelente participação na taça de honra , não será isso suficiente para qualquer sportinguista minimamente interessado ter uma opinião sobre o Kikas.
    A cereja no topo do bolo é o comentàrio final à fotografia oficial, simplesmente ridículo , mesmo de silly season de quem não tem mais nada quê escrever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao corajoso "anónimo das 11.06", ao falar em ridículo e de "silly seasons" eu aconselharia um pouco mais de alvaiade e... uma leitura atenta de Aleixo, tentando substituir o "ladrão" por... exactamente, "ridículo"! Eu ajudo, porque esta "geração da treta" nem em Aleixo ouviu falar:

      Sei que pareço ridículo,
      Mas há muitos que eu conheço,
      Que não parecendo o que são,
      São aquilo que eu pareço!...

      Eliminar