quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Importante será jogar bem, como hoje !...

 
 
 
As palavras de Leonardo Jardim no final do jogo com o West Ham, hoje sim, hoje teriam pleno cabimento. O Sporting realizou uma excelente primeira parte, superiorizando-se ao Braga em todos os capítulos do jogo e só não foi para o intervalo a vencer por dois ou três golos de diferença, porque Fredy Montero não revelou a eficácia de um matador.
 
Na segunda parte assistimos a algumas mexidas de Jesualdo Ferreira que melhoraram o rendimento da sua linha média, a um gradual e compreensível desaparecimento de Gerson Magrão, à forçada substituição de Adrien Silva e a um golo feliz de Edinho, que o Braga de modo nenhum mereceria.
 
Depois assistimos ao proverbial anti-jogo por parte dos bracarenses, que teriam de sofrer dois golos para que a vitória no Torneio fosse colocada em causa, ao ponto de as substituição demorarem tanto tempo que o árbitro se viu obrigado a mostrar a cartolina amarela. Isto num jogo de carácter particular, raia os limites da imbecilidade, da parolice e da pequenez dos responsáveis.
 
Foi um jogo agradável, em particular a primeira parte e a ninguém terão ficado dúvidas sobre a superioridade do Sporting. Nesta derrota sim, poderei encontrar motivos de satisfação pela produção da equipa leonina e compreender que uma derrota como esta poderá ser importante para o crescimento de um colectivo que conseguiu explanar bom futebol no período mais importante da partida e revelou vontade de alterar as coisas depois de sofrer o golo.
 
Mais uma vez fomos derrotados por um erro defensivo. Mais uma vez Adrien foi o elemento de que mais gostei enquanto esteve em jogo. Gerson Magrão parece-me ter revelado atributos que quando alcançar o nível físico mínimo e o necessário conhecimento dos companheiros, será de caras o titular e o dono seguro do lugar que ostenta nas costas. A defesa está pedir como pão para boca a entrada de Dier e a passagem de Rojo para a lateral esquerda, tendo Cedric e Mauríco estado em bom plano.
 
Gosto mais de William Carvalho na posição 6 e Wilson Eduardo a jogar assim, terá hoje gritado aos quatro ventos pela titularidade. Nas restantes posições do ataque, ainda será cedo para aferir sobre o nível de eficácia de Montero, mas que se vá cuidando, porque a falhar como hoje, estará a abrir a porta a Islam Slimani, enquanto Capel e Carrillo até poderão começar a habituar-se a fazer meia parte cada um, se é que o espanhol não estará mesmo de partida.
 
Também lá pelos lados do banco de suplentes leonino, os comportamentos me pareceram hoje mais comedidos, se bem que ainda continue a achar gente a mais. Dizem-me que nos particulares é mesmo assim, mas eu entendo que se os particulares servem para afinar a equipa, também deveriam servir para afinar os restantes elementos. Trata-se de um colectivo que, em princípio, deverá funcionar sempre com um alto nível de profissionalismo e, apesar de o Torneio ser no Algarve, toda aquela gente não estará propriamente de férias...
 
Vamos ver o que faz a equipa contra a Fiorentina! Um bom jogo e uma vitória, ajudariam a começar bem o campeonato.
 
Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Nem sempre consigo, mas fico contente. Dois pelo menos seremos. Obrigado.

      SL

      Eliminar
  2. Concordo em quase tudo, mas não consigo perceber como consegue defender o rojo. é pessimo o homem. nem na esquerda nem em lado nenhum serve. e com Rinaudo e Capel também n vamos a lado nenhum.
    Mas estamos no bom caminho. Com ilori e bruma isto ficava perfeito.
    que venha o prox jogo(uma vitoria era perfeito, mas n perder por muito contra esta super fiorentina já n era mau.

    ResponderEliminar
  3. Globalmente posso dizer que gostei muito mais da equipa...
    Individualmente há ainda muita inconsequência, mas ainda não é tarde para melhorar...

    Gostei dos apontamentos do Margão...
    Continuou o Adrien a "mostrar" o que me encantou enquanto junior...
    Do Montero e face aos falhanços do seu antecessor...continua com o benefício da dúvida...vamos lá ser condescendentes com o jogador...
    Do Rojo...bem, o homem está a deixar-me "roxo"...são falhanços a mais, para quem transita da época anterior...
    Achei o Maurício muito nervoso e trauliteiro...há que mudar...
    Não desgostei do Cedric, sobretudo a atacar...
    O Capel andou muito complicativo, aliás como é seu timbre...gosto do seu espírito de luta...
    O Rinaudo ainda está muito abaixo do que já lhe vimos fazer...
    O William Carvalho necessita de crescer mais um bocadito...mas isso consegue-se jogando...
    O Carrillo está mais empenhado, mas continua complicativo...
    Gostei do Wilso Eduardo...
    E o Cissé...vai ter de crescer muito mais...

    Vamos lá a ver o que irá fazer o Slimani...


    Depois de fazer o balanço da equipa...vou fazer o balanço de como se encontra a minha "matriz" sportinguista...:

    Continuo confiante...
    Continuo a acreditar que este ano tenho muitos mais motivos para acreditar...

    Por isso...eu acredito...e "mai nada"...!!

    Sporting Sempre...!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Bom - Adrien
    Razoável - William Carvalho, Jefferson, Cedric e Wilson Eduardo
    Mau - Rojo

    Acredito que com a entrada de Dier, a defesa ganhe consistência e que com a entrada de "Super Slim" o ataque ganhe eficiência.

    Domingo será melhor.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Caro Álamo,
    1.º Quanto ao anti-jogo bracarense, indepedentemente de ser um jogo particular, para o "novo rico" do Salvador é mais um troféu e ele bem precisa dele para continuar a alimentar, na comunicação social, aquela questão de m.... sobre o 3.º grande! Faz parte da pequenez daquele sujeito.

    2.º Desta pré-época apenas vi na integra o jogo com a Real Sociedad, os 10 minutos finais com o Nacional e, ontem, dos 25 minutos de jogo até ao final da 1.ª parte.
    Posto isto, aqui fica a apreciação de alguém que não percebe nada de futebol, apenas é doido pelo Sporting: a atitude da equipa e a preparação física estão a anos luz, ouso dizer, dos últimos 10 anos (nem no tempo do P. Bento me lembro de começarem assim), embora isso não seja o que dá vitórias, mas ajuda bastante. Por exemplo, nos últimos 10 minustos com o Nacional, só deu Sporting.
    Acho que falta a esta equipa mais assertividade no último passe, para a área, porque até aí dá gosto ver a troca de bola.
    Acho que faz falta um finalizador e vamos ver se o Slimani resolve (espero bem que sim!). Daquilo que vi na internet, gostei, mas vamos ver como se adapta, pois esses vídeos valem o que valem!
    Não faço ideia se as contratações serão boas ou más (mas o que vi, para já, deixa-me com algum optimismo), o que sei é que não são os milhões que medem uma boa ou má contratação (salvo raras excepções). Lembro-me que dos jogadores que mais saudades me deixaram, foram contratações ao preço da "uva mijona" ou por empréstimo, caso de Acosta e De Franchesci. Não menciono aqui o André Cruz (que saudades) por não me lembrar se veio contratado, a que preço, ou em final de contrato.
    O que eu acho é que, como disse o Presidente, não vamos passar do 8 para o 80 e que com estes miúdos vamos ter alguns dissabores, próprios do crescimento. Só espero é que com isso não se caía na tentação de despedir o treinador. Importante, isso sim, é ganhar o 1.º jogo do campeonato, depois logo se vê.
    Só uma nota final: tenho respeito pela forma profissional como Jesualdo Ferreira esteve no Sporting. Nunca gostei dele como treinador e não me chocou a sua saída. Daquilo que vi ontem do jogo (como já referi, parte do 1.º tempo, dos 24 min. ao intervalo) e a fazer fé no que já li na blogosfera leonina, o Sporting foi superior, podia ter chegado ao intervalo a vencer, vi o Braga a jogar para o empate, que lhe dava a vitória no torneio e, ao que parece, sofremos a um golo fortuito, a um fechar do Braga a seguir. Agora digam-me lá, ainda acham que Jesualdo ía-mos lá? O campeonato é longo e nós sabemos bem os benefícios que o Porto D (sim D, que o C passou a ser o Paços) tem da arbitragem, mas mal de nós se não ficarmos à frente deste Braga.
    Já agora, li por estes dias, num blog de sportinguista ressabiado, que o Sporting começou a perder Bruma com a saída de Jesualdo. Mas ainda há quem ache que este senhor tem algum talento para jovens? Os que lançou a época passada foi por culpa do desespero. "Ah e tal, o que ele fez com o Hulk e o Falcão, na forma como jogavam e passaram a jogar...coisa e tal"! Mas o talento não estava lá!
    SL

    ResponderEliminar
  6. Deixo apenas duas ou três notas sobre o jogo que me agradou como a quase toda a gente, particularmente na primeira parte. Os centrais não podem ser aqueles. Maurício não me parece ter qualidade para jogar no Sporting. Com ele e Rojo a aposta é no chutão para a frente e ambos exibem sérias limitações de posicionamento. Maurício parece-me eficiente na marcação mas, além das limitações técnicas, parece-me duro de rins. Talvez por essas limitações andava pela segunda divisão do Brasil. Leonardo Jardim deve apostar em Drier, em Illori e Rojo pode ser a alternativa para a lateral esquerda que é onde joga na selecção argentina.
    Toda a gente bate no Montero porque falhou um remate fácil, a concluir um bom movimento em que o mérito é seu, e porque noutra jogada em que Carrillo inventou um passe in-extremis ele num espaço híper-congestionado ainda teve talento para conseguir rematar. Noutra jogada dominou no peito e rematou junto ao poste. Mostrou uma qualidade muito acima da média mas está debaixo de fogo da imprensa desportiva e de muitos sportinguistas. Vai dar muitos golos, melhorar a qualidade do futebol ofensivo, garantir posse de bola no último terço do terreno. Vai dar certo. Não percebo bem o que pensa LLeonardo Jardim de André Martins. Eu penso que ele é indiscutível no Sporting, um dos dois ou três melhores jogadores do plantel, e titular com o excelente Adrien e com Wilson Carvalho ou Rinaldo, se entretanto recuperar a forma. Temos uma equipa excelente, se juntarmos aos que cá estão, o Drier, o Illory, o Bruma - que bem que nos fazia - e o Labyad. Um dos grandes disparates neste caso é mandar o jogador para a equipa B. Trata-se de uma opção de desvalorização de um activo cuja utilidade desportiva é evidente e que arrasta consigo um contrato claramente inflacionado, situação que esta desvalorização não resolve de todo. Os brasileiros que o Sporting contratou até agora não fazem cá falta nenhuma. São jogadores de segundo ou terceiro plano. O argelino parece-me uma boa aposta e há por detrás da sua contratação um aspeto comercial que não é negligenciável. Mas é um bom jogador com créditos firmados no seu país.

    ResponderEliminar