segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O maior obstáculo para Leonardo Jardim !!!...

 


Está na cara que Leonardo Jardim não aceitou vir treinar o seu clube do coração, por causa do salário. Nem por sugestivos títulos das primeiras páginas dos jornais ou por extensas entrevistas que lhe possam afagar o ego ou segurar o andor. Muito menos para evidenciar "mind games" e sustentar ou exponenciar convicções de génio e singularidades que sempre rejeitou. Creio que terá abraçado o projecto leonino para bater records e para inscrever o seu nome na gloriosa história do Clube que é seu desde menino.

O seu maior desafio será conviver pacificamente com os egos que o rodeiam e combater permanentemente quaisquer indicadores de divisão e fractura, com um modo de ser e viver o dia a dia, quase oriental, como parece ser seu atributo muito peculiar. Porque o primeiro record que aparentemente desejará ultrapassar, estará na longevidade. Talvez derrubar o record de Joseph Szabo no Sporting Clube de Portugal, autêntica miragem para um treinador, qualquer que ele seja!

Simultaneamente, talvez pretenda destruir velhos conceitos tácticos, num amálgama dinâmico de 4x3x3, 4x4x2, 4x1x3x2, 4x2x3x1, 3x4x3 e por aí fora, até chegar a algo próximo que na década de 70 Rinus Michels celebrizou como "futebol total" e que poderá muito bem amanhã ficar conhecido como um fabuloso "jardim leonino", ou então um fiável e quase suíço "tic-tac à Sporting"!...

E quando o tempo passar e a paciência dos adeptos se revelar consequente, duradoura e indestrutível, só então partir para os títulos. E esse "só então" até poderá levar anos a alcançar, se a visão e grandeza de dirigentes e adeptos forem suficientes para o acolitar e dar guarida durante o tempo suficiente para alcançar tão difícil e longínquo desígnio. Porque aí residirá o seu maior obstáculo!!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Leonardo Jardim ninguém de boa fé o negará, sabe do seu ofício...

    Já o demonstrou noutras paragens e se dúvidas houvesse...

    Um técnico que pega numa equipa como a do Sporting, mesmo tendo em conta as "mais valias" que lhe acrescentou Jesualdo e em jogadores "sem nome" ou quase desconhecidos, comprados ao preço da "uva mijona" (ao ouvir ontem na SIC um comentador a dizer que o Sporting gastou nos seus reforços até agora 1 milhão e 300 mil euros...sendo que destes...500 mil foram para Slimani...confesso que até esbocei um sorriso...) e coloca a equipa a fazer o que a nossa actualmente já faz...tem que ter algum valor, tem que ter mesmo... muito valor...!

    Mas para além do seu valor como técnico, Leonardo Jardim tem aquilo que outros que já passaram pelo Sporting não tinham...:

    Ele é tal como nós...SPORTINGUISTA...!

    E por isso, para além do seu profissionalismo, ele coloca em cada gesto, em cada táctica, em cada envolvimento...em tudo...:
    A paixão que sente pelo seu clube de coração, e esta paixão...é uma grande, uma grandíssima MAIS VALIA...!

    É claro que devemos ter a cabeça (nós os adeptos...)no devido lugar e não exigir o impossível, ou seja...: títulos a breve prazo...!!

    Uma coisa apenas devemos exigir...: é que as nossas camisolas onde sobressai o Leão Rampante, têm de ser usadas por Homens (mesmo se ainda meninos...), que a dignifiquem...que a sintam...que a suem... que a honrem...que façam dela, a sua própria pele...!!

    Eu...para já, apenas lhe exijo isso e já é exigir muito...embora não seja, porque se trata do Sporting...exigir de mais...!|!

    Vamos acarinhar "um dos nossos"...vamos apoiar os nossos jogadores, tendo a paciência que se exige a cada sportinguista...seja ele sócio ou simples adepto...!!

    Vamos mostrar ao Leonardo Jardim...vamos mostrar aos nossos jogadores, que seremos sempre muito exigentes, mas que as exigências têm limites e nós nunca seremos...

    O Maior obstáculo, mas sempre e em todas as circunstâncias, o maior apoio...!!

    Sporting Sempre...!|!

    SL

    ResponderEliminar